Jump to content

Recommended Posts

Posted (edited)

Ola a todos,

Estou a fazer um SELECT com um filtro por datas, acontece que a data esta a ser guardada da seguinte forma: 20/JUN/2022 que na realidade é 20/06/2022. Como é que posso fazer para no select ele mostrar a data assim "20/06/2022" para depois poder filtrar por data?

$query = "SELECT datacompra, dataVencimentocompra from $table WHERE active=1 and datacompra>= '$inicio' AND datacompra<= '$fim';";

Ja uso uma funçao para me identificar o mes mas nao sei como a posso usar no select.

function parseDate($date = null, $order = null) {
  if (empty($date)) { 
    $today = date_create('now', new DateTimeZone('Europe/Lisbon')); 
    $date = $today->format("d/m/Y"); 
  } 
  $arrayDatePayment= explode("/",$date); 
  $invoiceDay = $arrayDatePayment[0]; 
  $invoiceMonth = $arrayDatePayment[1]; 
  $invoiceYear = $arrayDatePayment[2]; 
  $parsedMonth = ""; switch ($invoiceMonth) {
    case "JAN": 
      $parsedMonth = "01"; 
      break; 
    case "FEV": 
      $parsedMonth = "02";
      break; 
      ..... 
        default: 
      $parsedMonth = $invoiceMonth; 
      break; } 
  $newInvoiceDate= $invoiceDay."-".$parsedMonth."-".$invoiceYear; return $newInvoiceDate; }

alguem por ai que pode ajudar?

Edited by Tiagoinf
Posted

O teu problema, e respetiva solução, não está no PHP mas sim na base de dados.

As datas não são guardadas em formatos, são, tipicamente, representadas por um inteiro.
Há uma diferença entre o valor e a representação do valor.
O que isto quer dizer é que a data é única mas pode ser representada de várias formas, e.g. 'yyyy-mm-dd', 'dd-mm-yyyy', 'd/m/yy', etc..
A data será mostrada dependendo da parametrização do formato que está em vigor.

Uma forma de garantir que ela é sempre mostrada da mesma forma, na query mandas converter o campo para um varchar aplicando um determinado formato de data.
Vê na documentação da base de dados os formatos e funções disponíveis.

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

Posted (edited)
45 minutos atrás, M6 disse:

O teu problema, e respetiva solução, não está no PHP mas sim na base de dados.

As datas não são guardadas em formatos, são, tipicamente, representadas por um inteiro.
Há uma diferença entre o valor e a representação do valor.
O que isto quer dizer é que a data é única mas pode ser representada de várias formas, e.g. 'yyyy-mm-dd', 'dd-mm-yyyy', 'd/m/yy', etc..
A data será mostrada dependendo da parametrização do formato que está em vigor.

Uma forma de garantir que ela é sempre mostrada da mesma forma, na query mandas converter o campo para um varchar aplicando um determinado formato de data.
Vê na documentação da base de dados os formatos e funções disponíveis.

Obrigado pela resposta.

Sim eu sei que o problema esta na forma como guardo a data na tabela e nao no php.

O campo datacompra ja é varchar. 

Ao tentar converter da null

Edited by Tiagoinf
Posted

Viva. 🙂

Ok, tens um erro de desenho que necessitas de resolver. A data devia ser do tipo date e não varchar.
Isso resolve-se, dá algum trabalhinho, mas resolve-se.
Sem estar por dentro da base de dados é difícil dar uma resposta otimizada, mas deixo-te a solução genérica:

1. Crias uma tabela temporária com a estrutura como deve ser, ou seja, uma réplica da tabela com o campo da data com o tipo certo.
  2. Fazes um insert from select, ou seja, fazes um insert na tabela auxiliar a partir de um select da tabela atual onde convertes as datas que estão em varchar em datas "reais", vê a documentação da base de dados para ver como usas funções de conversão de varchar para date.
  3. Depois de garantires que os dados da tabela auxiliar estão bem, fazes drop à tabela atual.
  4. Renomeias a tabela atual para ter o nome da tabela final, caso não seja possível renomear a tabela, basta usares a mesma estratégia: crias a tabela final e copias os dados da tabela auxiliar para lá com um insert from select.
10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."