Jump to content

Cópia de segurança de uma base de dados

Mastorbino
Go to solution Solved by jsWizard,

Recommended Posts

Olá malta, tenho aqui uma pergunta de escolha múltipla para a qual não tenho resposta e ainda não consegui mesmo perceber o q se pretende com isto.
Atenção que já li bastantes vezes e ainda não consegui perceber a lógica por detrás desta pergunta e qual a resolução.
Basicamente a pergunta é esta:

Pretende-se realizar uma cópia de segurança de uma base de dados, garantido que esta se encontrará distanciada geograficamente de 100 km do ponto original. Para esse efeito pode-se considerar duas opções para transferir os dados, entre o ponto original e local da cópia segurança, através:
i) de uma ligação digital com capacidade de transferência de 100 mbits por segundo; ou
ii) do transporte de um disco rígido com capacidade total da cópia de segurança.
Considere que o transporte do disco rígido é realizado com uma velocidade média de 50 km/h, e ignore o tempo de cópia entre os discos rígidos em ambos os casos. A partir de qual valor de dados é preferível transferir por transporte em vez da ligação digital?

As escolhas são:
(A) 84,82 GiByte
(B) 85,82 GiByte
(C) 83,82 GiByte
(D) 82,82 GiByte
(E) 82,85 GiByte

A resposta certa nas soluções é a (C)

Será que me podem dizer como se chega a esta resposta e qual a resolução?

Eu basicamente o que fiz foi ver em 1 hora da viagem quanto é que eu iria transferir em MB e sei que a viagem são 2 horas e fiz 2x sobre esse resultado.
De qualquer das maneiras, quando converto esses valores de MB para GB dão-me valores muito distantes daquilo que é.

Alguém me consegue ajudar com esta pergunta, que sinto q é super simples, mas simplesmente n estou a chegar lá por burrice minha.

• Solution

Ora, tal como descrito, de carro vai demorar 2 horas (ignorando tempo de cópias e transito e pneu furado.. LOL).

Vamos lá ver o que conseguimos copiar pela rede em 2 horas:

2h * 60m * 60s * 100 000 000 = 720 000 000 000 bits copiados em 2 horas (supondo que a rede está constante a 100mbits/s)

isto em GiBytes dá:

720 000 000 000 bits / 8 = 90 000 000 000 bytes / 1024 = 87 890 625 Kbytes / 1024 = 85 830.69 Mbytes / 1024 = 83.819 GiBytes

Aqui a chave é não esquecer:

1 byte = 8 bits

1 Kbyte = 1024 bytes ...

Edited by jsWizard