Jump to content

Relacionamento de tabelas com conflito, depois de importar um referencial

amilq
Go to solution Solved by Luis_vxd,

Recommended Posts

Olá amigos;

Antes de mais dou os parabéns aos criadores deste fórum e a todos os colaboradores. Eu fui comercial do software PHC e SAGE que é vendido em Portugal. Como não sei programar, estou tentando criar sistemas em Access.

Eu criei um sistema de vendas e errei ao relacionar a tabela de vendas com a “tabela” de “vendas detalhe”.

Ao impor integridade referencial, eu marquei:

Propagação dos registos eliminados. Aqui está correto.

Mas também marquei propagar a atualização dos campos selecionados. Aqui errado.

O que acontece?

Depois de fazer várias vendas de teste, atualizei o preço de alguns produtos. Depois, foram vendidos quando foram vendidos os produtos na consulta que tinha, os preços dos produtos vendidos foram atualizados. Dessa forma, sempre que atualizo o preço de um produto, como várias consultas feitas, o que não pode acontecer.

Tentei resolver:

Elimine todas as relações e chorei de novo.

Resultado: Continua o erro.

Crie novos campos de chave primária (ID), em todas as tabelas e elimine todos os registros.

Executei uma ferramenta de reparo de uma base de dados.

Crie novos formulários.

Eliminei todas as consultas.

Resultado: Continua a dar o mesmo erro.

O que posso fazer, agora que os relacionamentos são corretos? Será que posso executar alguma rotina?

Adicione a sua ajuda pois não sei o que fazer mais.

Atenciosamente

Joaquim Lima

Edited by amilq
Texto com erros.

Boa tarde

Parece-me que o problema está no modo como as tabelas estão construídas e no modo como a query é feita.

Genéricamente, a tabela do produto não tem o campo Preço, que faz parte de uma outra tabela (Preços) e que é ligada ao Produto. Se estou a entender bem o seu problema, parece que a tabela das consultas não retém o preço do produto na altura que a consulta é feita. Isto faz com que a venda baseada numa consulta tenha sempre o preço actual e não o que foi dado na consulta.

Será isto?

Cumprimentos

Luis
https://programar-excel.pt

Boa tarde amigo;

Antes de mais, editei o texto da mensagem anterior, porque estava cheio de erros. Copiei para o Word e não tinha erros. Voltei a inserir . Não sei porque isto acontece.

Eu envio um link com imagens da base de dados. Não consegui inserir as imagens na mensagem. Abre-se uma pasta no OneDrive.

Link para visualização das imagens da base de dados:    Imagens da base de dados.

Eu crio a tabela de produtos onde insiro o preço de compra e venda.

Na tabela de vendadetalhes, Pelo assistente de pesquisa relaciono o ID da tabela do produto ao campo referencia.

As imagens que partilho, ilucidam bem como fiz.

Tudo estava a funcionar bem exceto os preços que depois de atualizados, atualizam todas as consultas.

Terei como diz, de criar a tabela preços?

Como construo essa tabela e a relaciono com a de produtos?

Obrigado

Joaquim

Edited by amilq

• Solution

Boa noite Joaquim

A tbl_VendasDet deve ter um campo para o preço do produto. Este campo é preenchido quando se fecha (salva) a venda para que não seja atualizado. De outro modo o preço da venda é perdido e cada vez que se consulta a venda o preço que mostra é sempre o preço actual e não o da venda.

Isto normalmente é feito ou com uma consulta que atualiza a venda ou uma rotina em VBA.

Cumprimentos

Luis

Cumprimentos

Luis
https://programar-excel.pt