Jump to content

Criação de trigger que só funciona com AFTER INSERT e não com AFTER UPDATE

RGomes74

Recommended Posts

Boa tarde,

Venho aqui para recorrer à vossa ajuda, porque estou bloqueado e já não sei o que fazer.

Eu estou a tentar fazer um trigger que me permita atualizar alguns campos de uma tabela, tendo por base o valor doutra tabela. No entanto, eu até consigo deixar o trigger a funcionar com a condição AFTER INSERT, mas não consigo deixar a funcionar com o AFTER UPDATE. Já simplifiquei coisas, editei código, adicionei e acrescentei variáveis, mas não estou a perceber o que estou a fazer mal para que isto não funcione com o AFTER UPDATE. Pus o código mais simples que tenho aqui, porque já sei se as mudanças que andei para aqui a fazem o mínimo sentido, mas como não tinha resultados, não quis inventar mais.

Alguém consegue explicar-me o que estou a fazer de errado?

Obrigado.

BEGIN
update documentsheaders
inner join  entity_stockdocument_extrafields on entity_stockdocument_extrafields.StockDocument_id=documentsheaders.id
set 
documentsheaders.entitykeyid=entity_stockdocument_extrafields.entity
where 
documentsheaders.DocumentKeyId='ES' and
documentsheaders.entitykeyid<>entity_stockdocument_extrafields.entity
update documentsheaders
inner join entities on entities.KeyId=documentsheaders.EntityKeyId
set 
documentsheaders.EntityDescription=entities.Name
where 
documentsheaders.DocumentKeyId='ES' and
documentsheaders.EntityKeyId=entities.KeyId;
END

21 horas atrás, M6 disse:

Não percebi o código que tens. O que está entre esse BEGIN e END é o trigger ou o update que despoleta o trigger?

Boa tarde.

É o trigger em si.

Basicamente, eu tenho uma tabela entity_stockdocument_extrafields que vai ter um campo preenchido por uma pessoa. Este valor será chave primária na tabela entities. Qual é o objetivo? Atualizar a tabela documentsheaders com base no valor preenchido na tabela entity_stockdocument_extrafields, indo buscar à tabela entities os dados que me falta, porque a tabela entity_stockdocument_extrafields não traz todos os dados.

Se eu usar as queries individualmente, elas funcionam. Só que eu não estou muito habituado a fazer triggers, acho que deve ser o meu segundo trigger que estou a fazer e estou a sentir dificuldades em passar para o código o que quero fazer na teoria.

obrigado.

Acho que há aí demasiada confusão para um trigger tão simples.

Assim de caras, não te vejo a usar as keywords OLD nem NEW, que são os modificadores que têm contém os valores antes e depois do evento (nem todos existem em todos os eventos).

Pelo que compreendi, basta fazeres um update a um campo de uma tabela usando o valor NEW, mas aconselho-te a compreenderes como funciona um trigger antes de avançares.
Este tutorial de triggers de MySQL explica a coisa de forma bastante simples: https://www.mysqltutorial.org/mysql-triggers/

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."