Jump to content

Automatizar criação de grupos de Whatsapp/Telegram para cada item de uma base de dados

Nuno1123

Recommended Posts

Boas!!

Não sabia bem em que "tema" deveria colocar a minha questão.

Num projecto em que estou inserido, usando Reactjs, temos uma base de dados de localizações, com mais dados acerca de cada localização, guardado em md files. Temos um mapa usando 'google-maps-react' que disponibiliza essas localizações onde podemos visualizar esses dados num modal.

Queremos adicionar uma funcionalidade para testar comportamento da comunidade de utilizadores, criar um grupo de whatsapp ou telegram para cada localização, disponibilizar nos detalhes da localização o 'invitation-link' do respectivo grupo para os utilizadores poderem adicionar-se ao grupo.

Como já temos várias localizações e queremos automatizar o processo de criação dos grupos, queria perceber se há forma de o fazer, talvez via script ou third party platform. Alguém sabe ou poderia me apontar numa direcção?

Eu pessoalmente nunca usei as APIs do telegram ou whatsapp, mas uma pesquisa rápida dá-me a entender que pelo menos será possível fazer o que procuras com o telegram. Para o whatsapp não encontrei nada "fácil" de implementar, mas podes tentar pesquisar um pouco mais.

Telegram

Há um python package chamado Pyrogram que te ajuda a comunicar com as APIs do telegram. Depois de fazeres o setup e tratares da autorização, podes iterar sobre a tua lista de localizações e para cada uma delas:

1. criar um grupo (supergroup no teu caso): https://docs.pyrogram.org/api/methods/create_supergroup
  2. criar um invite link para esse grupo: https://docs.pyrogram.org/api/methods/create_chat_invite_link
  3. guardar o grupo id e invite link na tua BD ou no ficheiro md para depois mostrares no site

Espero que isto te ajude 🤞

• Vote 1