desconfiado Posted February 22, 2022 at 10:31 AM Report Share #625447 Posted February 22, 2022 at 10:31 AM Alguém sabe se a AT, ou outra entidade, disponibilizam um webservice para consulta de informação por NIF? De preferência gratuitamente. Sei que a PHC e penso que mais alguns softwares estão a disponibilizar este serviço mas não sei onde obtém essa informação. Também tenho duvidas da legalidade desta situação pois penso que viola o RGPD. Mas que estão a disponibilizar esta funcionalidade no software, estão. Link to comment Share on other sites More sharing options...
americob Posted February 22, 2022 at 11:05 AM Report Share #625448 Posted February 22, 2022 at 11:05 AM (edited) Sim. Publico e gratuito só o VIES da UE. Mas, só inclui Sujeitos Passivos da UE que tenham optado por transações europeias (TIB, AIB, etc.) no inicio ou alteração de atividade. Retorna se é NIF válido (existe numa das bases de dados das finanças de um país da UE) e a morada (se existir na referida base de dados): Citação Q18 : É possível ter uma interface aberta para o sítio Web da Comissão? Existe um serviço SOAP que oferece as mesmas funcionalidades que o serviço interativo. As páginas da declaração de exoneração de responsabilidade, de ajuda e das perguntas frequentes também se aplicam a este serviço. O ficheiro WSDL pode ser obtido no seguinte endereço: https://ec.europa.eu/taxation_customs/vies/checkVatService.wsdl & http://ec.europa.eu/taxation_customs/vies/checkVatService.wsdl. Qualquer questão técnica relacionada com este serviço pode ser enviada para TAXUD — VIES na Internet. Privado tens o nif.pt, mas entretanto passou a excluir pessoas singulares por causa do RGPD. Edited February 22, 2022 at 11:46 AM by americob inserir citação Link to comment Share on other sites More sharing options...
desconfiado Posted February 22, 2022 at 03:00 PM Author Report Share #625450 Posted February 22, 2022 at 03:00 PM (edited) Então onde é que as software house tipo PHC e outras estão a ir buscar a informação, sabes? E será legal? PS: Já vi o NIF.pt. Eles disponibilizam gratuitamente até n chamadas através de uma key que pode ser pedida gratuitamente. Obrigado. Edited February 22, 2022 at 03:05 PM by desconfiado Link to comment Share on other sites More sharing options...
americob Posted February 22, 2022 at 04:19 PM Report Share #625453 Posted February 22, 2022 at 04:19 PM 1 hora atrás, desconfiado disse: Então onde é que as software house tipo PHC e outras estão a ir buscar a informação, sabes? E será legal? PS: Já vi o NIF.pt. Eles disponibilizam gratuitamente até n chamadas através de uma key que pode ser pedida gratuitamente. Obrigado. O que os outros usam eu não sei. Eu uso o VIES. Já pensei em usar o nif.pt como alternativo, quando o VIES falhasse, assim as chamadas gratuitas durariam mais tempo, mas ainda não fiz. A ideia que eu tenho é que o nif.pt obriga a uma key por cada utilizador (instalação??), senão ia descontando os créditos uns dos outros. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts