Pedro Moita Posted January 11, 2022 at 07:06 PM Report Share #625201 Posted January 11, 2022 at 07:06 PM Alguns dos meus clientes estão a reportar que a página da AT está a dar a mensagem "Só são aceites ficheiros em formato XML ou CSV." ao tentar carregar o(s) ficheiro(s) do inventário. Inclusive se tentar carregar os de anos anteriores que foram processados correctamente. Foram feitas tentativas com vários browsers diferentes, e até vários PCs, mas deu sempre o mesmo erro. Qual será o problema? No meu PC consigo validar os ficheiros sem qualquer erro. Link to comment Share on other sites More sharing options...
americob Posted January 17, 2022 at 05:53 PM Report Share #625227 Posted January 17, 2022 at 05:53 PM Em 11/01/2022 às 19:06, Pedro Moita disse: Alguns dos meus clientes estão a reportar que a página da AT está a dar a mensagem "Só são aceites ficheiros em formato XML ou CSV." ao tentar carregar o(s) ficheiro(s) do inventário. Inclusive se tentar carregar os de anos anteriores que foram processados correctamente. Foram feitas tentativas com vários browsers diferentes, e até vários PCs, mas deu sempre o mesmo erro. Qual será o problema? No meu PC consigo validar os ficheiros sem qualquer erro. Mais algém com este problema? Também me deu o erro num cliente, em vários PC's, mas nos nossos PC's o ficheiro dele consegue ser lido. Já experimentei: - usar exatamente o mesmo ficheiro que ele está a tentar entregar e que nos nossos não dá erro - vários browsers: chrome, ie, etc. - não ocultar as extensões Link to comment Share on other sites More sharing options...
CJCV Posted January 18, 2022 at 11:44 AM Report Share #625240 Posted January 18, 2022 at 11:44 AM Também estamos com esse problema em alguns clientes. Independentemente do brower usado , o erro é sempre o mesmo. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Cr4zyKingLi0n Posted January 20, 2022 at 06:54 PM Report Share #625271 Posted January 20, 2022 at 06:54 PM (edited) Não sei se é coincidência ou não mas dois clientes que apanhei hoje com este problema tinham o Libreoffice/Openoffice instalado. Acabei por instalar agora um office só para ter a certeza num destes pc e já aceitou o ficheiro. Edited January 20, 2022 at 07:14 PM by Cr4zyKingLi0n 1 Report Link to comment Share on other sites More sharing options...
americob Posted January 21, 2022 at 10:14 AM Report Share #625273 Posted January 21, 2022 at 10:14 AM Pelas experiencias que fiz numa maquina virtual vazia, fica resolvido se se instalar o microsoft office, nem que seja só a versão demo de 30 dias (sem inserir chave). Se se desinstalar logo de seguida deixa de dar. Num outro computador, consegui, indo ao Registry e inserindo manualmente a chave "Excel.CSV" na predefinição do ".csv" em Root, LocalMachine e LocalUser, mas não tenho a certeza se não terá sido sorte. Só fazendo mais testes e não tenho tempo. Link to comment Share on other sites More sharing options...
CJCV Posted January 24, 2022 at 11:51 AM Report Share #625276 Posted January 24, 2022 at 11:51 AM (edited) acabei de ter esse problema com outro cliente e confirma-se : tem o open office assim como os outros clientes que tiveram o mesmo problema. mas no ano passado não houve essa questão, embora se note diferenças no aspecto dos botões da página, portanto algio for alterado. Edited January 24, 2022 at 11:52 AM by CJCV emenda Link to comment Share on other sites More sharing options...
americob Posted January 24, 2022 at 12:09 PM Report Share #625277 Posted January 24, 2022 at 12:09 PM 13 minutos atrás, CJCV disse: acabei de ter esse problema com outro cliente e confirma-se : tem o open office assim como os outros clientes que tiveram o mesmo problema. mas no ano passado não houve essa questão, embora se note diferenças no aspecto dos botões da página, portanto algio for alterado. Sim, no ano passado a entrega obrigava a ter JAVA e a deste ano não precisa, por isso deve ter sido toda refeita. Pelo que pesquisei no site "stackoverflow" parece-me que, para obter o maximo de compatibilidade entre Windows/Mac´s, versões de SO, etc., onde a AT tem: <input id="addFiles" type="file" hidden="true" name="files" accept=".xml,.csv" multiple/> deveria ter: <input id="addFiles" type="file" hidden="true" name="files" accept=".xml,.csv,text/csv" multiple/> Mas como isso é do lado de lá, não há nada a fazer do nosso lado. 1 Report Link to comment Share on other sites More sharing options...
Cr4zyKingLi0n Posted January 24, 2022 at 12:26 PM Report Share #625278 Posted January 24, 2022 at 12:26 PM Para já um workaround é instalar um setup do office mesmo que não seja activado. Link to comment Share on other sites More sharing options...
M6 Posted January 24, 2022 at 01:53 PM Report Share #625279 Posted January 24, 2022 at 01:53 PM 1 hour ago, Cr4zyKingLi0n said: Para já um workaround é instalar um setup do office mesmo que não seja activado. Isso é, no mínimo, muito parvo, embora tenhas toda a razão! 😕 É abrir tickets de suporte a queixarem-se, nenhum utilizador tem de ter o MS Office instalado para um sistema da AT funcione... 10 REM Generation 48K! 20 INPUT "URL:", A$ 30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50 40 PRINT "404 Not Found" 50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar." Link to comment Share on other sites More sharing options...
Luis Matos Posted January 26, 2022 at 02:15 PM Report Share #625296 Posted January 26, 2022 at 02:15 PM Boas, alguém sabe se basta instalar algum tipo de biblioteca ou sdk em vez do office completo? Link to comment Share on other sites More sharing options...
antseq Posted January 26, 2022 at 03:36 PM Report Share #625297 Posted January 26, 2022 at 03:36 PM (edited) O problema não será o caracter "Delimitador do Campo" que no Libre/OpenOffice sugerem por defeito "," em vez do ";" Quando se faz SAVE (ainda agora o fiz) o LibreOffice mostra uma janela/sugere "," mas tem como opção ";". Edited January 26, 2022 at 03:36 PM by antseq erro ortográfico Link to comment Share on other sites More sharing options...
americob Posted January 26, 2022 at 04:14 PM Report Share #625298 Posted January 26, 2022 at 04:14 PM 36 minutos atrás, antseq disse: O problema não será o caracter "Delimitador do Campo" que no Libre/OpenOffice sugerem por defeito "," em vez do ";" Quando se faz SAVE (ainda agora o fiz) o LibreOffice mostra uma janela/sugere "," mas tem como opção ";". Não há problema nenhum com os ficheiros que usei. Abrindo com o Notepad++ estão perfeitos. Aliás, se fosse isso não abriam e validavam noutros PC's. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Cr4zyKingLi0n Posted January 26, 2022 at 04:33 PM Report Share #625299 Posted January 26, 2022 at 04:33 PM Sim o problema não é dos ficheiros, cheguei a tentar carregar ficheiros validados do ano passado e não foram aceites. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Joao Coutinho Posted January 27, 2022 at 04:11 PM Report Share #625306 Posted January 27, 2022 at 04:11 PM Boa tarde, Já alguém consegui resolver o problema? Fiz um pedido à AT e a resposta que me deram foi esta. Quote A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) agradece o seu contacto. O ficheiro exemplo enviado com uma linha preenchida não apresenta erros, faltando no entanto o no fim da linha. Com os melhores cumprimentos AT- Autoridade Tributária e Aduaneira Estou a gerar o ficheiro num mac. De base, um CSV gerado no Mac é diferente do gerado no Windows. Mas usei um plugin na aplicação que uso para converter a quebra de linha para o formato Windows (CRLF), mas mesmo assim o site não está a aceitar o ficheiro. Isto é uma coisa que deveria ser tão simples, mas mesmo assim eles complicam. Se alguém encontrar alguma solução, agradeço! Link to comment Share on other sites More sharing options...
antseq Posted January 27, 2022 at 04:32 PM Report Share #625307 Posted January 27, 2022 at 04:32 PM Ainda não tive esse problema... e acho estranho (mas vindo da AT tudo pode acontecer) a situação. Alguém consegue partilhar/link de um ficheiro que tenha 2 ou mais linhas e efectivamente não seja aceite? [gostava de analisar um ficheiro, na sua forma original, exactamente tal como foi tentado a sua submissão e rejeitado] Link to comment Share on other sites More sharing options...
Joao Coutinho Posted January 27, 2022 at 04:33 PM Report Share #625308 Posted January 27, 2022 at 04:33 PM 20 minutes ago, Joao Coutinho said: Boa tarde, Já alguém consegui resolver o problema? Fiz um pedido à AT e a resposta que me deram foi esta. Estou a gerar o ficheiro num mac. De base, um CSV gerado no Mac é diferente do gerado no Windows. Mas usei um plugin na aplicação que uso para converter a quebra de linha para o formato Windows (CRLF), mas mesmo assim o site não está a aceitar o ficheiro. Isto é uma coisa que deveria ser tão simples, mas mesmo assim eles complicam. Se alguém encontrar alguma solução, agradeço! Já obtive resposta da AT que me pediu para seguir o exemplo que eles têm no site. https://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/apoio_contribuinte/Comunicacao_inventarios_existências/Documents/Inventario.csv Ao submeter este ficheiro da própria AT no inventário o erro que recebo é exatamente o mesmo. Há por isso um problema no site, só pode. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Joao Coutinho Posted January 27, 2022 at 04:36 PM Report Share #625309 Posted January 27, 2022 at 04:36 PM 2 minutes ago, antseq said: Ainda não tive esse problema... e acho estranho (mas vindo da AT tudo pode acontecer) a situação. Alguém consegue partilhar/link de um ficheiro que tenha 2 ou mais linhas e efectivamente não seja aceite? [gostava de analisar um ficheiro, na sua forma original, exactamente tal como foi tentado a sua submissão e rejeitado] O meu ficheiro que dá erro é este: https://drive.google.com/file/d/1AU_l5JEkcXzShkS5fcCwSftD8L8todEQ/view?usp=sharing Link to comment Share on other sites More sharing options...
antseq Posted January 27, 2022 at 04:49 PM Report Share #625310 Posted January 27, 2022 at 04:49 PM 9 minutos atrás, Joao Coutinho disse: O meu ficheiro que dá erro é este: https://drive.google.com/file/d/1AU_l5JEkcXzShkS5fcCwSftD8L8todEQ/view?usp=sharing A única diferença que encontro no teu ficheiro e o exemplo da AT + os ficheiros que gero é na última linha que não tem CRLF. Sempre que gravo uma linha, faço tipo "WriteLn" portanto todas tem CRLF, inclusive a última. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Joao Coutinho Posted January 27, 2022 at 05:33 PM Report Share #625311 Posted January 27, 2022 at 05:33 PM 42 minutes ago, antseq said: A única diferença que encontro no teu ficheiro e o exemplo da AT + os ficheiros que gero é na última linha que não tem CRLF. Sempre que gravo uma linha, faço tipo "WriteLn" portanto todas tem CRLF, inclusive a última. O problema é que o ficheiro da AT também não consigo submeter. Dá-me o mesmo erro. Não percebo. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Cr4zyKingLi0n Posted January 27, 2022 at 05:57 PM Report Share #625312 Posted January 27, 2022 at 05:57 PM Boa tarde, Ainda não percebi porque continuam a dizer que é erro dos ficheiros. Eu e o Américo, já falamos sobre isso. Os ficheiros são rigorosamente iguais ao ano passado, simplesmente e pelo que percebi a AT mudou o método de submissão para não usar java. Portanto se quiserem enviar os ficheiros não percam mais tempo. A não ser que alguem tenha uma solução melhor façam uma instalação do office mesmo que não activem e voilá problema resolvido (pelo menos em windows). 1 Report Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts