Jump to content

Alterar Data antes de Guardar na BD

klasss

Recommended Posts

Olá, 
Estou aqui com uma duvida/problema . 

Ao fazer um registo de um utilizador quero guardar a data de nascimento, mas agora criei uma nova tabela para mostrar os aniversarios dos utilizadores e mostrar no fullcalendar e a minha ideia seria usar essa data mas em vez de usar o ano de nascimento usar apenas o dia e o mês com o ano atual. 
Não sei se seria a melhor forma mas faria mais 3 ou 4 registos onde seria o ano atual +1 , ano atual +2. 
Isto porque não estou a entrar forma de mostrar um evento uma vez por ano.

//Tabela 3 Calendario- Guardar data Aniversario
        $tabela3 = new calendario(); 
        $tabela->data_nasc = $request->data_nasc;

o ano de nascimento vem por exemplo 05/05/1990

e o objetivo seria ter essa data com o ano atual : 05/05/2021 

conseguem me ajudar a dar a volta a este pequeno problema? 
Obrigado!

• 3 weeks later...

Usa a biblioteca `Carbon` para manipulares datas e converteres entre formatos. Podes facilmente obter o dia/mes etc de uma data. 

Aconselho-te também a pesquisares: `recurring events laravel` no google. Há muita documentação sobre isso. 

Para manteres uma "tabela" mais fácil de pesquisares quando estás a construir o calendário, talvez seja boa ideia teres 3 campos distintos (dia/mes/ano) em vez de guadares toda a data num só campo.