Jump to content

Idade para começar a programar e onde

Macman

Recommended Posts

Boa tarde. 

Estou aqui a pôr este tópico porque estou a precisar de ajuda, nem que seja só com um incentivo. Tenho 42 anos e uma licenciatura em Gestão de RH, mas não trabalho na área. Como sou uma pessoa que tenho um gosto pela informática decidi começar a aprender a programar. Estou a começar com esta formação https://www.codecademy.com/learn/paths/full-stack-engineer-career-path.

É relativamente barata e segundo o que li nalguns comentários não parece ser má. Depois de completar esta formação, estava a pensar em estudar outsystems ou aprofundar os meus conhecimentos com uns cursos no coursera de web development.

O objetivo é conseguir durante um ano ou ano e meio aprender a programar e mudar de carreira. Vejo muitos anúncios de emprego para outsystems remote ou web developer remote. Às vezes dou comigo a pensar que parece que estou a cometer uma loucura, pois o tempo que vou ter que dispender será muito e não sei se conseguirei mudar de carreira devido á idade.

Já pensei em tirar um curso na flag ou rumos, mas não sei se vale a pena o investimento, porque pode não dar frutos em termos de empregabilidade. Talvez com empenho e dedicação seja possível aprender a programar sem gastar quase nada com cursos do coursera, udemy, codeacademy.

Qual a vossa opinião sobre isto que escrevi?

Obrigado

Boa tarde. 

Obrigado pelo conselho. Já li várias coisas relativamente a este tema e disseram-me que a melhor coisa era começar pelo JavaScript. Este curso que estou a fazer é bastante focado neste aspecto e já perdi lá umas boas horas. A minha dúvida é se vale a pena perder tempo durante 1 ano ou mais a trabalhar para aprender isto. Se com a minha idade será suficiente para mudar de carreira? Se estes cursos baratos podem dar boas perspectivas?

Em último caso só perco o tempo necessário para aprender.

É que existe uma oferta grande para trabalho remoto em full stack developer e penso que num ano consigo aprender. A questão é : as entidades patronais estão dispostas a investir em alguém mais velho? Aqui eu penso que sim se tiveres um bom portfólio. E como construir um bom portfólio?

Relativamente ao tempo que vou perder, só me lamento porque tenho filhos e não posso passar tanto tempo com eles como devia passar.

Por este motivo é que tem que ser uma aposta que dê certo.

Obrigado

A questão na área da programação e desenvolvimento de software é mais abrangente do que pode aparentar ser. Vamos por partes.

Citação

Idade para começar a programar e onde

Por muito cliché que possa parecer, a verdade é que nunca é demasiado tarde para aprender e entrar numa nova área. O que não falta é exemplos de pessoas com tanta ou mais idade e que ingressaram na universidade e/ou mudaram de carreira. O nosso tempo cá nesta Terra já é limitado q.b., não vale a pena limitarmo-nos ainda mais com base na suposta idade ideal para aprender ou mudar de carreira.

O meu conselho: avance em frente!

Em 12/12/2021 às 15:23, Macman disse:

A questão é : as entidades patronais estão dispostas a investir em alguém mais velho?

Depende das entidades patronais. Pessoalmente sou da opinião que as melhores entidades patronais são as que valorizam as pessoas e as suas skills e não fatores meio que "aleatórios" como idade ou um determinado número de anos de experiência. E digo "aleatórios" porque, na minha (ainda que limitada) experiência na área, vejo demasiadas pessoas com qualidades incríveis que são descartadas porque não cumprem os "10 anos de experiência". Número de anos não é obrigatoriamente sinónimo de experiência real. Uma boa entidade patronal deverá ser capaz de reconhecer esse facto.

O meu conselho: lute pelo que realmente gosta e não pelo que os patrões aparentemente valorizam. A valorização deverá partir de si, não dos patrões.

Em 11/12/2021 às 20:41, Macman disse:

Às vezes dou comigo a pensar que parece que estou a cometer uma loucura

Aqui vai uma experiência pessoal: tenho mestrado na área da saúde, mas eventualmente mudei por completo de área para Engenharia Informática. Tirei a respetiva licenciatura e estou agora em doutoramento. Muitos acham que cometi uma loucura porque "tinha a vida orientada", mas a verdade é que me sinto muito mais feliz e valorizado nesta área do que quando estava na minha área anterior. A maior loucura da vida é conformar-se porque a sociedade diz que "a vida é assim".

O meu conselho: seja "louco" e siga.

Em 11/12/2021 às 20:41, Macman disse:

Talvez com empenho e dedicação seja possível aprender a programar sem gastar quase nada

Ainda no seguimento da experiência pessoal: entrei na licenciatura já com 10 anos de "experiência" de programação (por auto-recriação e hobbie). Sim, é possível aprender sozinho com tanta ou mais qualidade face a uma formação académica mais formal.

O meu conselho: sim, com dedicação é possível aprender a programar bem sem gastar rios de dinheiro.

Por fim, endereço os meus mais genuínos votos de boa sorte. Estaremos aqui para o ajudar sempre que precisar. Alguma coisa também estou a uma DM de distância.

Cumprimentos.

Knowledge is free!