Jump to content

Instância de classe gestora com "acesso directo" aos métodos das instâncias da classe gerida

Go to solution Solved by HappyHippyHippo,

Recommended Posts

Posted (edited)

Olá pessoal.

Estou a desenvolver uma biblioteca em C++ e, neste momento, dar-me-ia imenso jeito ter uma forma de aceder aos métodos de uma instância de outra classe.

Numa classe (vamos chamá-la de FooMgr) tenho um map que me permite aceder a instâncias de outra classe (vamos assumir que se chama foo) através do seu nome.

map<string, Foo> foolist;

FooMgr é, portanto, um gestor de instâncias de Foo onde posso dar um nome arbitrário a cada uma dessas instâncias. De momento preciso de fazer algo deste género para aceder aos métodos de cada instância:

FooMgr foo();
// etc...
foo.getInstance("batatas").coisas();
foo.getInstance("batatas").cenas();
foo.getInstance("batatas").factos();

A minha ideia é definir a instância actual e, a partir daí, aceder directamente aos seus métodos sem precisar de recorrer a este "proxy" (getInstance)

FooMgr foo();
// etc...
foo.setCurrent("batatas");
foo.coisas();
foo.cenas();
foo.factos();

Sei que existe forma de fazer isto em Delphi, mas desconheço se há algum mecanismo para tal em C++. As minhas pesquisas deram num beco sem saída (talvez não esteja a usar as keywords certas nas pesquisas, idk).

Conhecem alguma forma de fazer isto em C++, ou de o simular de uma forma um tanto-quanto elegante?

Cumprimentos.

Edited by thoga31
Edição de código para esclarecimento
  • Vote 1

Knowledge is free!

• 5 months later...
Posted

Caramba, só agora me lembrei de vir responder 😕

@HappyHippyHippo, editei o post inicial uma vez que me enganei e declarei foo como sendo instância de Foo e não de FooMgr.

Eu sei que posso fazer o que pretendo desta forma:

class FooMgr {
  Foo *current;
  map<string, Foo> instances;

void setCurrent(string name) {
    current = instances.getInstance(name);
  }

void bar() {
    current->bar();
  }

// etc...
}

Mas isto acaba por criar uma quantidade de código repetitiva e não sei se é a forma mais elegante de o fazer.

Knowledge is free!

• Solution
Posted

continuo a achar que o uso de setCurrent e getCurrent seria melhor, e a chamada dos métodos nunca passar pelo manager a melhor solução

isto porque existem situações que caso contrário iria te complicar esse métodos no manager que não estás a contemplar:

- o que acontece no estado inicial onde não está definido o current ?

- e so o instances.getInstances não te retornar uma instancia correcta ?

eu não vejo problema no uso de um manager de instâncias, mas o que pretendes parece over-engenieering

• Vote 1
IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p
Posted
21 horas atrás, HappyHippyHippo disse:

continuo a achar que o uso de setCurrent e getCurrent seria melhor

Yep, é o que muito provavelmente irei fazer quando continuar a implementar a biblioteca.

Eu faria o código de forma a contemplar os casos que referiste (e outros específicos à biblioteca), mas talvez fosse de facto over-engineering. No Delphi podemos definir uma propriedade como default e isso permite automaticamente o comportamento que procurava, mas isto é C++, não Delphi, portanto adapto-me e siga caminho 😄

Obrigado pelo teu input.

Knowledge is free!