Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boas, tenho um programa para fazer para um trabalho, e apenas não estou a conseguir efetuar um passo, cujo objetivo é clicar na tecla ESC e através deste clique, limpar todo o ecrã escrever algo através de: "write('...');".

Se alguém me conseguisse ajudar seria brutal.

Obrigado.

Posted

Boas. Fiz este programa:

Program Bandeira_Portugal;
var ATRASO1,ATRASO2, c1,c2,l1,l2:integer;
var c:char;
var sair:boolean;
Begin
  ATRASO1:= 1; // 100 milissegundos
  ATRASO2:= 200; // 200 milissegundos
  gotoxy(26,27);
  textcolor(YELLOW);
  writeln('Precione ESC para terminar o programa');
  c1:=1;
  c2:=87;
  l1:=0;
  l2:=0;

while c1<31 do  //preencher simetricamente o verde e o vermelho
  begin

while l1<25 do
    begin
      delay(ATRASO1);
      l1:=l1+1;
      gotoxy(c1,l1);
      textcolor(GREEN);
      textbackground(GREEN);
      write('.');
      l2:=l2+1;
      gotoxy(c2,l2);
      textcolor(RED);
      textbackground(RED);
      write('.');
    end;
    c1:=c1+1;
    c2:=c2-1;
  end;

c2:=57;

while c2>30 do  //preencher o vermelho em falta
  begin

while l2<25 do
    begin
      delay(ATRASO1);
      gotoxy(c2,l2);
      textcolor(RED);
      textbackground(RED);
      write('.');
    end;
  end;

End.

Queria clicar no ESC e fazer com que a bandeira parasse de se mover e aparecesse o meu nome por baixo da mesma, letra a letra. Já tenho os códigos para o segundo passo, mas não estou a conseguir parar a bandeira clicando no ESC, suponho que seja usando o readkey... Se alguém me pudesse ajudar ficava muito agradecido.

Cumprimentos.

Posted

Se bem percebi o que queres, o readkey é apenas parte da história.
Se a ideia é durante a execução dos ciclos verificar se a tecla é pressionada, não podes usar apenas o readykey, pois este pausa-te a sequencia até receber a tecla.

Terias de usar uma função chamada KeyPressed, mas que não faço ideia se existe na amostra de compilador que é o PZim.
O KeyPressed verifica se alguma tecla é pressionada, mas sem parar a operação. Só por si não consegue dizer qual tecla foi pressionada, e aí já entra o readkey.
Em conjunto, estas duas funções deverão fazer o que precisas.

Algo tipo (algures dentro do ciclo):

if KeyPressed
  then 
    case ReadKey do
      #0: ReadKey;   // Serve para limpar o buffer caso seja pressionada uma tecla especial
      #27: FazOQueQuiseresFazerAoPressionarEsc;
    end;

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Posted

Isto é o que eu tenho:

Program Bandeira_Portugal;
var ATRASO1,ATRASO2, c1,c2,l1,l2,l3:integer;
c:char;
sair:boolean;
Begin

ATRASO1:= 1; // 1 milissegundo
  ATRASO2:= 200; // 200 milissegundos
  c1:=1;
  c2:=87;
  gotoxy(26,27);
  textcolor(YELLOW);
  writeln('Precione ESC para terminar o programa');
  while c1<31 do  //preencher simetricamente o verde e o vermelho
  begin

while l1<25 do
    begin
      delay(ATRASO1);
      l1:=l1+1;
      gotoxy(c1,l1);
      textcolor(GREEN);
      textbackground(GREEN);
      write('.');
      gotoxy(c2,l2);
      textcolor(RED);
      textbackground(RED);
      write('.');
    end;

c1:=c1+1;
  end;

c2:=57;
  while c2>30 do  //preencher o vermelho em falta
  begin

while l2<25 do
    begin
      delay(ATRASO1);
      gotoxy(c2,l2);
      textcolor(RED);
      textbackground(RED);
      write('.');
    end;
  end;

End.

Isto é o que quero que aconteça quando pressionar o ESC:

//A bandeira não se mexe mais e aparece o texto seguinte:

textcolor(WHITE);
  textbackground(BLACK);
  gotoxy(1,26);write('P');delay(ATRASO2);gotoxy(1,26);write('Po');delay(ATRASO2);
  gotoxy(1,26);write('Por');delay(ATRASO2);gotoxy(1,26);write('Por ');delay(ATRASO2);
  gotoxy(1,26);write('Por M');delay(ATRASO2);gotoxy(1,26);write('Por Ma');delay(ATRASO2);
  gotoxy(1,26);write('Por Mat');delay(ATRASO2);gotoxy(1,26);write('Por Mate');delay(ATRASO2);
  gotoxy(1,26);write('Por Mateu');delay(ATRASO2);gotoxy(1,26);write('Por Mateus');delay(ATRASO2);
  gotoxy(1,26);write('Por Mateus ');delay(ATRASO2);gotoxy(1,26);write('Por Mateus A');delay(ATRASO2);
  gotoxy(1,26);write('Por Mateus Al');delay(ATRASO2);gotoxy(1,26);write('Por Mateus Alv');delay(ATRASO2);
  gotoxy(1,26);write('Por Mateus Alve');delay(ATRASO2);gotoxy(1,26);write('Por Mateus Alves');delay(ATRASO2);
  clrscr;

Já tentei de tudo e não consigo fazer funcionar...

Posted

Pegando no que te disse o @nunopicado, colocas isto em todos os ciclos

if KeyPressed
  then 
    case ReadKey do
      #0: ReadKey;   // Serve para limpar o buffer caso seja pressionada uma tecla especial
      #27: 
		textcolor(WHITE);
  		textbackground(BLACK);
        gotoxy(1,26);write('P');delay(ATRASO2);gotoxy(1,26);write('Po');delay(ATRASO2);
        gotoxy(1,26);write('Por');delay(ATRASO2);gotoxy(1,26);write('Por ');delay(ATRASO2);
        gotoxy(1,26);write('Por M');delay(ATRASO2);gotoxy(1,26);write('Por Ma');delay(ATRASO2);
        gotoxy(1,26);write('Por Mat');delay(ATRASO2);gotoxy(1,26);write('Por Mate');delay(ATRASO2);
        gotoxy(1,26);write('Por Mateu');delay(ATRASO2);gotoxy(1,26);write('Por Mateus');delay(ATRASO2);
        gotoxy(1,26);write('Por Mateus ');delay(ATRASO2);gotoxy(1,26);write('Por Mateus A');delay(ATRASO2);
        gotoxy(1,26);write('Por Mateus Al');delay(ATRASO2);gotoxy(1,26);write('Por Mateus Alv');delay(ATRASO2);
		gotoxy(1,26);write('Por Mateus Alve');delay(ATRASO2);gotoxy(1,26);write('Por Mateus Alves');delay(ATRASO2);
  		clrscr; 
    end;

Mas isto é programação "spaghetti".

Usa procedimentos e funções.

• Vote 1
Posted

Junta-lhe só um begin antes do textcolor e um end depois do clrscr.

Mas como diz o @passarito, isso precisa urgentemente ser refactorado com procedimentos/funções.
Além de que multiplas instruções na mesma linha de código fica um pesadelo para quem está a olhar.

Pensa nisto: Sempre que fizeres Copy/Paste num código, há 99% de hipótese de haver uma forma melhor de fazer a mesma coisa com menos trabalho e mais eficácia.
Só nesse pedaço de código que queres executar quando tocas no ESC tens 16x gotoxy, 16x write e 16x delay. Sem a 'batota' das multiplas instruções na mesma linha, terias só nessa parte 48 linhas de código, praticamente todo repetido.
É o que chamamos uma bandeira vermelha de mau código.

Assim de cabeça, algo assim faria o mesmo efeito:

procedure TypeWriter(const Text: string; const X, Y: Byte; DelayValue: Word);
var
  i: Integer;
begin
  GotoXY(X, Y);
  for i := 1 to Length(Text) do
    begin
      Write(Text[i]);
      Delay(DelayValue);
    end;
end;

que depois usarias assim:

textcolor(WHITE);
textbackground(BLACK);
TypeWriter('Por Mateus Alves', 1, 26, ATRASO2);
clrscr; 

• Vote 1

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Posted
19 horas atrás, nunopicado disse:

Junta-lhe só um begin antes do textcolor e um end depois do clrscr.

Tens toda a razão.

No teu código, eu apenas optaria por colocar o textcolor e textbackground dentro do procedimento usando mais 2 argumentos para passar os valores das cores.

@mateusalves, pelo que vi, parece-me que estás a iniciar nisto do Pascal e a "brincar" para aprender. Se for o caso vai aproveitando as dicas que te damos aqui 😉

Assim sendo, aqui qualquer coisinha:

Esses WHILE's para mim estão mesmo a pedir um ciclo FOR. Poupa-te em código e fica mais perceptível.

Vou fazer o vermelho e depois podes aplicar o mesmo método nos outros ciclos WHILE

//  c2:=57; --> Não é preciso
//  l2:=0; ---> Não é preciso
// Com o ciclo FOR não necessitas de inicializar, re-inicializar nem incrementar as variavies

For c2:=57 DownTo 30 do //preencher o vermelho em falta
  begin
    For l2:=0 to 25 do
	begin
      // aqui usaria um procedimento semelhante ao do @nunopicado em vez do código abaixo
      delay(ATRASO1);
      gotoxy(c2,l2);
      textcolor(RED);  
      textbackground(RED); 
      write('.');
    end;
  end;

• Vote 1
Posted
13 horas atrás, passarito disse:

No teu código, eu apenas optaria por colocar o textcolor e textbackground dentro do procedimento usando mais 2 argumentos para passar os valores das cores.

Sim, ainda pensei nisso, mas acabei por não pôr.
Ficaria assim:

procedure TypeWriter(const Text: string; const X, Y, Color, BGColor: Byte; DelayValue: Word);
var
  i: Integer;
begin
  TextColor(Color);
  TextBackGround(BGColor);
  GotoXY(X, Y);
  for i := 1 to Length(Text) do
    begin
      Write(Text[i]);
      Delay(DelayValue);
    end;
end;

E depois a usar:

TypeWriter('Por Mateus Alves', 1, 26, WHITE, BLACK, ATRASO2);
clrscr;