Jump to content

TypeError: Cannot read property 'replace' of null - Sequelize, Nodejs

Jovem Developer

Recommended Posts

Bom dia.

Estou a fazer uma api em nodejs usando sequelize para poder usar diferentes bases de dados.

O problema surge quando no front-end faço uma requisição via "fetch", que é um post que envia este body para o servidor :

{ "connectionString" : "mssql://sa:123456@localhost/sakila",  "table" : "film",  "nrlinhas" : "60"}

Aqui estou a enviar uma string de conexão para poder conectar-me a uma base de dados e obter as primeiras 60 linhas da tabela "film" dessa base de dados.

O meu código da rota do servidor, é este : 

const { Sequelize } = require('sequelize');
const db_cliente = new Sequelize('mssql://sa:123456@localhost/sakila')

const dboperations = require('./Operacoes');
const express = require('express');
const bodyParser = require('body-parser');
const cors = require('cors');
var app = express();
var router = express.Router();

app.use(bodyParser.urlencoded({ extended: true }));
app.use(bodyParser.json());
app.use(cors({origin:"*",}));
app.use('/api', router);
app.use(function(req,res,next){
   res.header("Access-Control-Allow-Origin","*");
   res.header("Access-Control-Allow-Methods","GET,HEAD,POST,PUT,OPTIONS");
   res.header("Access-Control-Allow-Headers","Origin,X-Requested-With,contentType,Content-Type,Accept,Authorization");
   next();
});

var port = process.env.PORT || 8090;
app.listen(port);

router.use((request,response,next)=>{
    console.log('middleware');
    next();
 })

router.route('/getTable').post((request, response)=>{
  let query = {...request.body};
  dboperations.getTable(request,query)
  .then(result => {response.json(result);} )
})

Este é o código da função "getTable(request,query)" : 

async function getTable(request,query){
    try{ 
        var connectionString = request.body.connectionString;
        var table = request.body.table;
        var nrlinhas = request.body.nrlinhas;
        var  s = new Sequelize(connectionString);
        query = "SELECT "+"TOP("+nrlinhas+") * "+" FROM "+ table;  
        return new Sequelize(connectionString).query(query, {type: new Sequelize(connectionString).QueryTypes.SELECT});
    }
    catch(error){
        console.log(error);
    }
}

Quando faço a requisição, o terminal dá o seguinte erro :

TypeError: Cannot read property 'replace' of null
    at new Sequelize (C:\Users\franc\Ambiente de Trabalho\tentativacamada\Backend\node_modules\sequelize\lib\sequelize.js:187:43)
    at Object.getTable (C:\Users\franc\Ambiente de Trabalho\tentativacamada\Backend\Operacoes.js:206:18)
    at C:\Users\franc\Ambiente de Trabalho\tentativacamada\Backend\index.js:80:16
    at Layer.handle [as handle_request] (C:\Users\franc\Ambiente de Trabalho\tentativacamada\Backend\node_modules\express\lib\router\layer.js:95:5)
    at next (C:\Users\franc\Ambiente de Trabalho\tentativacamada\Backend\node_modules\express\lib\router\route.js:137:13)
    at Route.dispatch (C:\Users\franc\Ambiente de Trabalho\tentativacamada\Backend\node_modules\express\lib\router\route.js:112:3)
    at Layer.handle [as handle_request] (C:\Users\franc\Ambiente de Trabalho\tentativacamada\Backend\node_modules\express\lib\router\layer.js:95:5)
    at C:\Users\franc\Ambiente de Trabalho\tentativacamada\Backend\node_modules\express\lib\router\index.js:281:22
    at Function.process_params (C:\Users\franc\Ambiente de Trabalho\tentativacamada\Backend\node_modules\express\lib\router\index.js:335:12)
    at next (C:\Users\franc\Ambiente de Trabalho\tentativacamada\Backend\node_modules\express\lib\router\index.js:275:10)

Já testei esta requisição com o Postman e ele retorna-me sempre bem a tabela.

Alguém me poderia ajudar a identificar e a resolver este problema, por favor?

Obrigado.

aaaaaaaa

Outra coisa importante

Já cheguei a copiar o código para fazer a requisição no Postman, fiz umas pequenas alterações, e colei na consola do browser e a consola retornou-me também os dados corretamente.

Eu queria mesmo era que ele me devolvesse os dados com o body definido para aquilo que eu queira no front-end.

aaaaaaaa