desconfiado Posted August 24, 2021 at 03:56 PM Report #623345 Posted August 24, 2021 at 03:56 PM Boas. Necessito desenvolver um software online, alojado em cloud, com subscrição online, tipo InvoiceXpress e outros. Precisava de ajuda e algumas sugestões sobre a melhor estratégia e framework a utilizar para isto. Tenho bons conhecimentos e já desenvolvi algumas soluções em C# MVC em Visual Studio da Microsoft mas normalmente são portais que funcionam nos servidores de cada cliente. Agora pretendo desenvolver algo num servidor em Cloud Multitenant e com bases de dados separadas para cada cliente. Estava a pensar em adoptar o desenvolvimento em Blazor, por ser SPA e permitir-me uma evolução mais rápida e fácil visto ser C#. No caso do React teria que aprender Typescript o que me levaria mais tempo e em Angular ou VUE ainda pior. O que sugerem em termos de framework de desenvolvimento, alojamento e eventuais RAD tools?
Cr4zyKingLi0n Posted August 25, 2021 at 12:04 PM Report #623411 Posted August 25, 2021 at 12:04 PM Viva, Talvez não seja a pessoa mais indicada porque só há pouco tempo comecei a desenvolver em C#. Sempre desenvolvi em Vb. No entanto precisei construir uma aplicação alojada na cloud e após alguma reflexão sobre qual a melhor ferramenta, decidi optar por Blazor. Em primeiro lugar aparentemente o vb.net não irá sofrer mais nenhuma evolução significativa, pelo que teria de arranjar uma alternativa em linguagem de programação. O que me pareceu melhor foi optar por C#, tendo em conta que é também a linguagem usada em Blazor. Penso que para quem programa em C# será relativamente simples desenvolver aplicações Blazor, visto que podes utilizar todo o teu conhecimento da linguagem. Há alguns aspectos especificos que terás que perceber mas que tem a ver com o facto de ser uma aplicação na cloud. Optei por utilizar as ferramentas da syncfusion para Blazor, pois parecem-me ser as mais completas de todas as que analisei. O suporte deles é bom, houve também alguns bugs e eles a maior parte resolveram nas 2 ou 3 actualizações seguintes, depois de ter comunicado. Em termos de dados utilizo entityframework e dapper, nomeadamente em consultas o dapper acaba por ser muito fácil de utilizar porque utiliza instruções sql. Em termos de alojamento para um serviço tipo invoicexpress (neste momento apenas tenho uma aplicação para um dúzia de clientes), terá que ser algo muito bem pensado, em termos de segurança, se é managed ou não, em termos de backups, disponibilidade, possibilidade de escalar recursos . Nos Estados Unidos até se arranjaria bons serviços, mas isso seria mais complicado em termos de RGPD. Algumas empresas tambem tem data centers na Europa, mas ou são bastante mais caros ou os serviços prestados não são os mesmos. Agora tambem depende do numero de clientes que vieres a ter.
desconfiado Posted August 25, 2021 at 12:32 PM Author Report #623415 Posted August 25, 2021 at 12:32 PM Por acaso também estou a fazer alguns testes com as ferramentas da syncfusion. Tem um gerador de código que me parece poder poupar bastante tempo de desenvolvimento. Já estive a analisar templates tipo ABP mas é bastante mais complexo e o gerador de código comunity, que é gratuito, deixou de funcionar na ultima versão do ABP. Fazer tudo de raiz é uma tarefa muito demorada e eu não tenho tempo, nem paciência, para isso.
Cr4zyKingLi0n Posted August 25, 2021 at 12:54 PM Report #623417 Posted August 25, 2021 at 12:54 PM Em boa verdade neste caso foi uma situação em que dei mais importância á funcionalidade do que ao aspecto. Na prática aproveitei o projecto default criado no VS e criei as páginas. Depois é perceber o essencial do Bootstrap, claro que para designs mais elaborados já será diferente.
M6 Posted August 26, 2021 at 09:37 PM Report #623472 Posted August 26, 2021 at 09:37 PM O tipico - leia-se o que costuma ser a opção neste tipo de soluções - recai sobre PHP e MySQL (embora a BD possa ser menos consensual). PHP puro é puro masoquismo, pelo que optar por uma framework como Yii2 ou Lavarel (há imensas para todos os gostos) é uma boa escolha. O que tens pela frente é duro - sei-o por experiência própria - e se te sentes à vontade no ambiente da MS podes optar pelo Azure, não te forçando a sair da tua zona de conforto. 10 REM Generation 48K! 20 INPUT "URL:", A$ 30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50 40 PRINT "404 Not Found" 50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."
Recommended Posts