Jump to content

Guardar e abrir dados no disco

Luis Santos

Recommended Posts

Tenho um programa para a faculdade e está a funcionar perfeitamente, o meu único problema e não sei por onde começar é como guardar as informações armazenadas ao abrir novamente o programa, é através de um ciclo em que puxo o ficheiro?

Edited by Luis Santos
demasiada informção do código e receio de fraude
  • Thanks 1

Viva,

Presumo que estejas a guardar com um "fwrite" ou algo do género,

Para ler, é só alocar uma lista e ler com "fread" ateu o ficheiro acabar,

Podes também guardar no início do ficheiro o tamanho do array (ou dos dados em geral),

Novamente, presumo que seja um (ou mais) array de alguma estrutura,

Boa sorte

• Thanks 1

Creio que a forma mais simples no teu caso será serializar / deserializar.
Basicamente escreves o conteúdo que tens em memória para um ficheiro e depois lês desse ficheiro para memória.

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

Olá Luis, 

Como os users em cima disseram corretamente, para poderes reutilizar informação entre execuções deves usar ficheiros. Tens é uma grande decisão entre usares um ficheiro binário ou ficheiro de texto. Isto vai depender um pouco dos teus requisitos se por exemplo queres poder facilmente editar a informação manualmente (ficheiro de texto) ou não.
Mas no geral: ficheiro de texto dá muito mais trabalho porque requer fazer deserialização (decidires a ordem e cabeçalhos para cada unidade de informação) e depois a serialização (lexing e parsing). Ficheiro binário não tens grande parte deste trabalho caso seja possível fazeres literalmente "dump" da memória da tua informação.

Para ambos os casos a rotina habitual é: o programa inicia por verificar se esse ficheiro existe. Se não existir fazes um init básico, caso exista fazes o tal upload do ficheiro para memória. No final do programa (ou por decisão do user wathever) fazes a escrita da informação para esse tal ficheiro com nome conhecido.

Deixo algumas observações ao teu código (tenho notificações por email deste sub, por isso consegui ver o teu OP): 

• O nome das macros é norma e aconselhado usar full capslock, entre várias razões é uma forma simples de identificar que aquele símbolo é algo constante/macro.
  • O teu array global de meses só é utilizado/acedido uma única vez, por isso é aconselhado moveres para a própria função.
  • Tens uma grande quantidade de printfs que imprimem só uma string constante do tipo "\nString exemplo". É aconselhado moveres o '\n' para o final da string. Isto é completamente implemented defined e system dependent mas tem um pouco a ver com a forma como o output é buffered e flushed. Uma outra razão que acho mais importante que é algo filosófico, tem a ver com cada linha (geralmente um printf) é responsável pela sua própria linha. Imagina por exemplo que tens um printf ao teu estilo que escreve algo tipo "\nTarefa x foi executada." e depois mais à frente é chamada uma função que imprime informação de uma estrutura do género:
void print_my_struct(my_struct_t * foo)
{
    printf("ID: %s\n", foo->id);
    printf("Value: %d\n", foo->value);    
}

Esta função não tem obrigação nenhuma de saber que deveria ter imprimido um '\n' para apresentar a informação numa nova linha. Por isso é recomendado manteres o "cursor" no início de uma nova linha por default para evitares esta incerteza.
           Para além disto, podes passar estes printfs para puts, mas não é muito importante, o compilador trata dessa otimização.

• Um outro conselho é no teu switch em vez de usares os valores [1, 2, 3, 4, etc] para as tuas opções de menu, podes usar um enum para ser mais fácil ler os teus vários cases e evitares confundir-te. Por exemplo:
enum menu_opcao {
    OPCAO_ALTERAR_CATEGORIA = 1,
    OPCAO_INSERIR_DESPESA,
    // complete me
}

• Vote 1