Jump to content

Alternativas ao Excel VBA

LRMud

Recommended Posts

Boa Tarde

Arranjei há cerca de 1 ano, um emprego para melhorar alguma folhas de excel, que faziam a gestão dos recursos humanos, logística, entre outras coisas da empresa.
Na altura tudo se baseava em Excel, pelo que, numa situação provisória, foi preciso melhorar os processos já existentes.
Neste momento através do VBA, já se consegui incrementar bastantes funções e automatismos, no entanto, tudo ainda se baseia 100% em ficheiros excel colocados no Onedrive.
Isto trás imensos problemas ao nível de multi-utilizadores, bem como da estabilidade das bases de dados em folhas de excel.
Agora que tudo funciona, mais ou menos bem e de forma estável, foi-me proposto passar para uma segunda fase, usando uma linguagem de programação mais sólida.
E aqui deparo com alguns problemas.
Programei bastante quando ainda se utilizava programas de bases de dados que hoje já pouco se usa, por isso, vejo-me na necessidade de escolher uma via, que me seja confortável e que não me exija ter de aprender uma ou mais linguagens de raíz.
Neste momento estou confortável com a sintaxe VBA e estou a dar uma olhada para o MySQL, que apesar de ser novo para mim, o conetio de base de dados e relacionamentos, não me é  novo.
Sei que neste momento de crise, não gostaría de perder esta oportunidade de emprego, por isso peço a vossa ajuda para poder saber qual o melhor caminho a tomar, nas seguintes escolhas:

1ª Qual a linguagem e a base de dados que me permita desenvolver um novo programa, com a menor curva de aprendizagem possível e semelhante ao VBA que já utilizo hoje em dia ?.
2º Penso que o ideal sería o PHP que permite utilização online, mas sería uma aprendizagem do zero e bastante dificil nesta altura em que continuo a ter de dar apoio ás folhas de Excel
3º A principal necessidade será a capacidade do programa poder ser usado por mais de 1 utilizador, que podem não estar no mesmo espaço físico. Neste momento a opção foi colocar o ficheiro no Onedrive.
4º É fácil arranjar alguém que possa acompanhar o projecto e que esteja disponível quando for preciso resolver algum problema que não consiga resolver, explicando-me a solução?

Obrigado pela ajuda que me possam dar e se for preciso mais algum tipo de informação, o interesse em explicar melhor será meu 🙂

58 minutos atrás, LRMud disse:

Boa Tarde

Arranjei há cerca de 1 ano, um emprego para melhorar alguma folhas de excel, que faziam a gestão dos recursos humanos, logística, entre outras coisas da empresa.
Na altura tudo se baseava em Excel, pelo que, numa situação provisória, foi preciso melhorar os processos já existentes.
Neste momento através do VBA, já se consegui incrementar bastantes funções e automatismos, no entanto, tudo ainda se baseia 100% em ficheiros excel colocados no Onedrive.
Isto trás imensos problemas ao nível de multi-utilizadores, bem como da estabilidade das bases de dados em folhas de excel.
Agora que tudo funciona, mais ou menos bem e de forma estável, foi-me proposto passar para uma segunda fase, usando uma linguagem de programação mais sólida.
E aqui deparo com alguns problemas.
Programei bastante quando ainda se utilizava programas de bases de dados que hoje já pouco se usa, por isso, vejo-me na necessidade de escolher uma via, que me seja confortável e que não me exija ter de aprender uma ou mais linguagens de raíz.
Neste momento estou confortável com a sintaxe VBA e estou a dar uma olhada para o MySQL, que apesar de ser novo para mim, o conetio de base de dados e relacionamentos, não me é  novo.
Sei que neste momento de crise, não gostaría de perder esta oportunidade de emprego, por isso peço a vossa ajuda para poder saber qual o melhor caminho a tomar, nas seguintes escolhas:

1ª Qual a linguagem e a base de dados que me permita desenvolver um novo programa, com a menor curva de aprendizagem possível e semelhante ao VBA que já utilizo hoje em dia ?.
2º Penso que o ideal sería o PHP que permite utilização online, mas sería uma aprendizagem do zero e bastante dificil nesta altura em que continuo a ter de dar apoio ás folhas de Excel
3º A principal necessidade será a capacidade do programa poder ser usado por mais de 1 utilizador, que podem não estar no mesmo espaço físico. Neste momento a opção foi colocar o ficheiro no Onedrive.
4º É fácil arranjar alguém que possa acompanhar o projecto e que esteja disponível quando for preciso resolver algum problema que não consiga resolver, explicando-me a solução?

Obrigado pela ajuda que me possam dar e se for preciso mais algum tipo de informação, o interesse em explicar melhor será meu 🙂

A linguagem de programação mais parecida com o VBA e com quem partilha muita da sintaxe é o Visual Basic, que pode experimentar usando o visual studio. A versão community é de uso livre.

Enquanto que o visual basic é mais indicado para programação desktop, e para ambiente windows, o php é uma linguagem web, que corre num servidor e apresenta os resultados  no browser instalado no computador. A vantagem é a maior facilidade de correr em diversos ambientes e ter uma enorme comunidade na internet onde pode aprender a programar. A desvantagem é que para a apresentação dos resultados no browser tem de aprender HTML, CSS e eventualmente javascript. Isto para tornar mais apresentável os resultados que pretende utilizar.

O mysql é o SGBD que lhe permite guardar os dados, aceder, remover, inserir e editar os referidos dados. Para tal utiliza uma linguagem sql que é especifica desenvolvida para trabalhar com base de dados relacionais. Existem outros tais como o SQlite, o Postgreesql, o MariaDB (fork do mysql), o sqlserver da microsoft entre outros. A sintaxe do sql é fácil de aprender pois são poucos os comandos.

A base de dados convém estar num servidor, e ser multi-utilizador para vários usuários lhe poderem aceder em simultâneo. Depois só tem de criar a interface gráfica que irá correr nos computadores de cada um e ai pode usar o visual basic em modo desktop ou php em modo web.

Se quiser aprender visual basic ou o mais avançado c# deixo-lhe um site muito interessante com muitos exemplos e tutoriais. http://www.macoratti.net  e procure pela secção vb. net .

Deixo também dois bons ebooks, um sobre php https://www.goalkicker.com/PHPBook/ e outro sobre visual basic https://www.goalkicker.com/VisualBasic_NETBook/. No site tem muitos outros ebooks sobre outras linguagens.

Obrigado pela resposta e irei ver com atenção, os links que me enviou, entretanto pelo que pude perceber, o VB Studio terá um custo de cerca de 15 euros durante a fase de construção do programa, mas fico na dúvida de quais serão os custos para uma empresa poder utilizar o programa construído pelo VBStudio?
Existe alguma licença a ser paga por cada utilizador que a empresa tiver a usar o programa?

21 horas atrás, LRMud disse:

Obrigado pela resposta e irei ver com atenção, os links que me enviou, entretanto pelo que pude perceber, o VB Studio terá um custo de cerca de 15 euros durante a fase de construção do programa, mas fico na dúvida de quais serão os custos para uma empresa poder utilizar o programa construído pelo VBStudio?
Existe alguma licença a ser paga por cada utilizador que a empresa tiver a usar o programa?

A versão do visual studio community pode ser descarregada gratuitamente  do site e  permite-lhe fazer o que pretende. Pode compilar o código sem nenhum problema e criar o programa de forma funcional. Ela é praticamente idêntica à versão profissional, que é paga.

Quanto às questões do licenciamento é um assunto com muita controversa,  porque se diz que o licenciamento da community se aplica  a pequenas equipas e pequenas empresas e creio que existe um limite da faturação da empresa a partir do qual não pode utilizar essa versão. Mas para isso terá de analisar muito bem o licenciamento.

O programa que construir não tem de pagar licenças a ninguém, eventualmente a não ser ao programador ou a empresa para qual ele trabalha. A questão é se pela utilização do vb studio tem de pagar. Nas versões profissionais tem de pagar, na versão community em princípios não dentro de certos limites que são colocados no licenciamento.

Deixo aqui um link onde se discute esse assunto: https://www.quora.com/What-are-the-differences-between-Microsoft-Visual-Studio-Community-and-Microsoft-Visual-Studio-Professional

Olá novamente, pelo que tenho estado a ver e uma vez que ja tenho o programa feito todo ele em VB do excel, através de formulários e em que apenas uso as folhas do excel para guardar os dados, fico na dúvida se para um prazo imediato, qual das duas opções devo optar

Criar as bases de dados em SQL e colocar num servidor, em que preciso de alterar a forma como o excel grava os dados. Em vez de gravar nas planilhar, gravar no MySQL.  Uma vez que nunca o fiz, terei também de ter um tempo de aprendizagem.

Após este passo, poderei optar com mais tempo, refazer o programa em VisualBasic ou iniciar a aprendizagem do PHP.

Uma vez que estou algo pressionado com o tempo de excução, o que me aconselham fazer, para não desperdiçar tempo? 

O programa que estou a desenvolver é para a gestão de recursos humanos, logística, Orçamentação e stocks.