Jump to content

Facturas, FS, NC, ND - Dúvida para não duplicar os números dos documentos

Recommended Posts

Boa tarde,

Gostava que me ajudassem. Passo a explicar a minha dúvida. 

O programa permite criar documentos fiscais (factura simplificada "FS" por exemplo) e posteriormente é gravada na base de dados (bd) com o respectivo tipo de documento, série, número de documento e a hashkey. Quando é "gerado" um novo número de documento de uma determinada série também é actualizada a tabelas das séries na bd (o campo do último número gerado na série).

O programa é usado por vários utilizadores finais, o que pode coincidir estarem vários utilizadores a criar documentos. Sabem que para gerar a hashkey preciso do número do documento e não podem ser números repetidos, como devo fazer?

Colocar a lógica (gerar número, gerar hashkey...) na minha classe do documento e depois gravar ou na minha camada de acesso a bd? Colocando tudo dentro de uma transaction?

Obrigado!

A atribuição do número só deve ser feita na gravação do documento, posteriormente a todas as validações que tenha que efectuar, e só a partir daí ser impresso. Esta abordagem também ajuda a implementação da funcionalidade de gravação de documentos em rascunho, sem número atribuído. Quando tem vários utilizadores em simultâneo, ou atribui séries diferentes, ou terá que garantir que a atribuição do número é feita em tempo real sobre o mesmo contador e suportando a concorrência na atribuição desse número.