Jump to content

Recommended Posts

Posted (edited)
On 9/16/2023 at 11:02 PM, kalin said:

Sim, o problema não estava no processId, mas nas Hashes dos documentos, não estava a enviar.

Já agora, na criação da conta como é que estás a fazer? Na documentação indicam que pode ser automatizado mas não é explicado como.

Para os testes fiz o processo manual no site, mas ter que fazer isto todos os 45 dias não dá.

Podes ver aqui como proceder com Autenticação gov. (A partir da página 46)
Tens a automatização na página 10 (documentação integração SAFE), ponto 4.1.1.4.  O flow de criação da conta já foi falado aqui, ex:

On 11/10/2022 at 9:24 AM, laboss said:

Exatamente o que eu fiz é mesmo isso. Para a criação de conta faço assim:

1. Chamada ao URL de autenticação com os respetivos scopes
    • Recebo o token de auth
  2. Espero 15 segundos (muito importante)
  3. Recolho os dados na conta no endpoint OAuthResourceServer/Api/AttributeManager
  4. Espero 2 segundos (se não fizer isto 80% das vezes não são retornados os dados)
  5. Recolho os dados da conta no endpoint OAuthResourceServer/Api/AttributeManager?token={Token}&authenticationContextId={authenticationContextId}
  6. Se não receber dados tento 5 vezes desde o passo 2

Edited by zeph
  • Vote 2
Posted

Depois de partir muita pedra, e com ajuda do pessoal ( @zeph ), lá consegui criar o primeiro pdf assinado pelo SAFE.

Ao validar a assinatura num leitor tenho o erro:

Citação

The document has been altered or corrupted since the Signature was applied

como é que ficam os vossos pdfs?

Posted
On 9/19/2023 at 1:32 AM, kalin said:

Depois de partir muita pedra, e com ajuda do pessoal ( @zeph ), lá consegui criar o primeiro pdf assinado pelo SAFE.

Ao validar a assinatura num leitor tenho o erro:

como é que ficam os vossos pdfs?

Os meus ficam "amarelos" com warning, o que pelos vistos é normal acontecer. Agora, o teu erro não deve acontecer.  Se já estás a obter o hash assinado, o teu problema deve estar ao "estampar" a assinatura do PDF. Tens aí exemplos da malta que já assinou com o itext. Qual é o serviço para assinar o PDF que estás a usar?

Posted
Em 19/09/2023 às 09:53, zeph disse:

Os meus ficam "amarelos" com warning, o que pelos vistos é normal acontecer. Agora, o teu erro não deve acontecer.  Se já estás a obter o hash assinado, o teu problema deve estar ao "estampar" a assinatura do PDF. Tens aí exemplos da malta que já assinou com o itext. Qual é o serviço para assinar o PDF que estás a usar?

Sim, também penso que o problema é ao adicionar o hash assinado no pdf.

Eu estou a usar as libs da Syncfusion, licença community, eles têm muitos exemplos no github, o que estou a seguir é este Deferred-signing-in-PDF-document

Posted (edited)
On 9/19/2023 at 12:51 PM, kalin said:

Sim, também penso que o problema é ao adicionar o hash assinado no pdf.

Eu estou a usar as libs da Syncfusion, licença community, eles têm muitos exemplos no github, o que estou a seguir é este Deferred-signing-in-PDF-document

Atenção que deves adicionar ao hash, o prefixo mencionado na documentacao de integração (página 24). 

Edited by zeph
Posted (edited)
Em 19/09/2023 às 12:53, zeph disse:

Atenção que deves adicionar ao hash, o prefixo mencionado na documentacao de integração (página 24). 

Sim, estou a fazer isso

Edit:

Depois de rever um exemplo que usa o itextsharp vi que estava a concatenar o prefixo diretamente com o array e não com a hash256 do array 😵‍💫.

Agora é colocar o LTV

Edited by kalin
solução para a questão
Posted (edited)
On 9/19/2023 at 4:30 PM, kalin said:

Sim, estou a fazer isso

Edit:

Depois de rever um exemplo que usa o itextsharp vi que estava a concatenar o prefixo diretamente com o array e não com a hash256 do array 😵‍💫.

Agora é colocar o LTV

O LTV não é obrigatório. Tens alguns serviços free, mas é sempre aquele receio.

Edited by zeph
Posted
Em 19/09/2023 às 16:09, zeph disse:

O LTV não é obrigatório. Tens alguns serviços free, mas é sempre aquele receio.

Estou a usar o servidor do cartão de cidadão http://ts.cartaodecidadao.pt/tsa/server, mas existem limites:

Citação

tem um limite máximo de 20 pedidos em cada período de 20 minutos que se podem efectuar. Se este valor for excedido o serviço será bloqueado durante 24 horas, sem prejuízo de outras consequências em caso de repetição de situações de bloqueio. (para mais informações sobre o serviço de selo temporal/timestamps do Cartão do Cidadão, consulte a página https://pki.cartaodecidadao.pt).

Se assinar um pdf com 265KB, com a app do cartão de cidadão e com o selo temporal ou não fica com 502KB, se usar as libs da syncfusion sem selo temporal fica com 291KB e com selo temporal fica com 2335KB.

Mas de qualquer forma vou colocar configurável pelo utilizador.

Posted
Em 19/09/2023 às 16:44, desconfiado disse:

Alguém que já tenha desenvolvido isto em C# pode disponibilizar o código ou parte que ajude a acelerar isto?

Desliguei-me disto por bastante tempo mas agora pretendo desenvolver esta treta do SAFE.

quando terminar vou colocar o código que estou a martelar no github, depois posso deixar uma mensagem aqui neste tópico

• Vote 2
  • 2 weeks later...
  • 3 weeks later...
Posted (edited)

Alguém me pode ajudar!

Como faço para poder obter os certificados para usar no ambiente de testes?

Ou podem me explicar detalhadamente o processo todo, desde o registo até iniciar código.

Edited by febra69

MrG0DL3

Posted
Em 27/10/2023 às 09:51, febra69 disse:

Alguém me pode ajudar!

Como faço para poder obter os certificados para usar no ambiente de testes?

Ou podem me explicar detalhadamente o processo todo, desde o registo até iniciar código.

Boas tens o manual no git deles

https://github.com/amagovpt/doc-SAFE

No manual de integração no ponto 8 tens lá o que precisas de fazer 

Posted
Citação

8 Processo de Integração
De modo a poder integrar com o SAFE, a entidade responsável por um Software de Faturação tem de:
1. Enviar email para eid@ama.pt a formalizar a intenção de integrar com o SAFE;
2. Celebrar protocolo com a AMA;
3. Produzir relatório assinado com evidências de cumprimento de Guidelines de Integração (ver 9);
4. Realizar processo de certificação da solução, enviando:
    o Vídeo demonstrativo da solução;
    o 5 exemplares de documentos assinados;
    o Código fonte da aplicação para certificação por parte da AMA. Como alternativa, pode também ser pedida a certificação da aplicação a uma entidade externa independente e credenciada para auditorias eIDAS.
5. Receber credenciais de Basic Authentication e ClientName para integração com o SAFE;
6. Receber ClientId para integração OAuth.

Para proceder ao ponto 8.4, necessito dos certificados para efetuar testes e obter os documentos assinados;

MrG0DL3

Posted (edited)

Eu na altura tive de fazer os passos 1 e 2 primeiro, basicamente enviei o email, tive-me de registar no https://pprwww.autenticacao.gov.pt/  e depois pedi para associar o atributo profissional ao meu NIF. No email eles mandaram o ClientId que precisava para o ambiente de testes, não sei se ainda é assim, mas deve ser, já fiz a certificação em maio de 2022

Edited by laboss
Posted (edited)
Em 02/11/2023 às 13:30, laboss disse:

No manual no ponto 4.2.3 é o end point credentials/info

Pelo que percebi tenho que usar o body a baixo para o seguinte URL {{baseUrl}}/credentials/info

{
  "clientData": {
    "clientName": "???",
    "processId": "GUID"
  },
  "credentialID": "credentialID que tenho no portal de testes",
  "certificates": "single"
}

O que devo colocar nos dois campos indicados com ?

Edited by febra69

MrG0DL3