RafaTheMen Posted June 18, 2021 at 02:12 PM Report Share #622682 Posted June 18, 2021 at 02:12 PM Bom dia a todos. Gostava que me pudessem ajudar pois quero zelar pela segurança de toda a informação que quero armazenar sobre clientes. Eu tenho um formulário com cerca de 20 campos que tenho que preencher com informação critica e queria ter a certeza de que a informação é enviada, armazenada e consultada com segurança, isto e, que ninguém consegue aceder a essa informação de forma ilicita. O formulário esta feito em html e é armazenada num servidor online agradecia que me dessem ideias e como fazer. Sinto-me um bocado desorientado e queria que me ajudassem explicando o que devo e como faze-lo. Já me falaram de usar json e que se instala-se um certificado ssh no servidor não me precisava de me preocupar com nada, mas antes de ter que aprender a usar json e instalar o certificado queria saber as vossas sugestões. Aguardo as vossas sugestões de forma a eu fazer algo em condições e ficar descansado no que diz respeito à segurança dos dados de outras pessoas com que vou ter de trabalhar. Cumprimentos a todos. Link to comment Share on other sites More sharing options...
M6 Posted June 18, 2021 at 08:30 PM Report Share #622683 Posted June 18, 2021 at 08:30 PM Se bem compreendi, tens uma aplicação web que guarda dados num MySQL. Se assim for, tens, grosso modo, 3 sistemas envolvidos: browser / pc do utilizador aplicação / servidor web base de dados / (que pode estar no servidor web ou num servidor especifico) Tipicamente o servidor web e o servidor da base de dados estão na mesma rede local, não costumando o servidor de base de dados estar exposto de forma pública, ou seja, a comunicação ocorre entre servidores internos aos quais "ninguém" consegue aceder se estiver fora da infraestrutura ou através de canais específicos (por exemplo usando o PHP MyAdmin via cPanel). Uma forma de aumentar a segurança passa por ter o MySQL configurado para rejeitas acessos externos, se bem que num web host tradicional, isto não é sequer configurável pois é a empresa responsável que faz essa gestão. É fácil de compreender que o ponto fraco recai no que está exposto publicamente, ou seja, o browser / pc do utilzador e a aplicação / servidor web. A comunicação entre estes dois pontos deve ocorrer exclusivamente sobre HTTPS, ou seja, recorrendo a um certificado digital - o tal SSL que referias acima. Se usares JSON, e assim de repente, o único impacto que vejo a nível de segurança é bastante mau, uma vez que os dados passam, tipicamente, em cru, e quem observar a chamada que está a acontecer - o que é uma brincadeira de miúdos - pode fazer essas mesmas chamadas de uma forma que não é a que pretendes. O JSON é um protocolo/formato de transporte de dados, não tem absolutamente nada a ver com segurança. Há mais algumas coisas que podes fazer, como por seja teres uma boa política de gestão de senhas de acesso e preparar a aplicação para não permitir SQL Injection e Cross-Site Scripting (XSS). 10 REM Generation 48K! 20 INPUT "URL:", A$ 30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50 40 PRINT "404 Not Found" 50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar." Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts