Jump to content

Que programas usar VBA, PHP, MySQL ou Access?

LRMud

Recommended Posts

arde

Estou a meio do desenvolvimento de uma aplicação em VBA e preciso de repensar no projecto e definir que outras soluções poderei optar, para resolver alguns problemas que surgirão entretanto.

O programa que estou a fazer é para a gestão normal de uma empresa, onde o maior foco de importância, é que possa ser acedido e alterado por diversas pessoas (não mais de 10 pessoas) ao mesmo tempo, sem conflitos ao gravar os dados.

Pessoalmente estou mais ou menos á vontade com o VBA e tenho conhecimentos razoáveis de programação de base de dados, se bem que com programas mais antigos, onde alguns conceitos são iguais.

Neste momento o VBA apresenta as seguintes limitações:

- Ao abrir o Excel de forma a que apenas mostre os FORMS e esconda o programa em si, não consigo fazer com que o utilizador consiga abrir outros ficheiros de Excel

- Ao gerar um erro de programação, a próxima vez que o programa abra, abre em modo excel e não com o formulário.

- Ao gravar os dados nas folhas de Excel e num ficheiro localizado no Onedrive, apesar do excel dizer que podem aceder vários utilizadores, surgem inúmeros erros de sincronização e está constantemente a criar dois ficheiros, o que é terrível no fluxo de trabalho do grupo.

Por isso, tenho de repensar se vale a pena continuar a usar o VBA, ou se escolho outra linguagem para programar.
Dava jeito que a linguagem fosse de fácil aprendizagem com os que conhecimentos que já possúo neste momento. Não sou um expert, mas já consigo estar á vontade com a programação. O PHP tem a vantagem de poder ser programado para a Web, mas a experiêncoa é praticamente nula.

Tenho de escolher a utilização de MySQL ou Access ou outro, para guardar os dados.

Aqui, não tenho nenhuma experiência em fazer a "ligação" entre o Excel e estas bases de dados, por isso não sei qual será a mais fácil e prática de usar. Pelço que já li, o Access é mais simples, contudo não sei se vale a pena apostar mais njo MYSql, mesmo que a aprendizagem seja um pouco mais complexa.

Em resumo, como estou a meio do desenvovlimento, dava jeito uma solução que não me obrigue a perder muito tempo a aprender linguagem complicadissimas.

Agradeço desde já toda a ajuda que me possam dar na decisão a tomar. 

Carlos

Se não queres perder muito tempo a aprender uma linguagem diferente, já que ir de VBA para PHP é como do frio para o quente, podes desenvolver o teu software em VB.NET, onde a syntax é semelhante à do VBA e abre-te mais portas em termos de libraries que podes utilizar.

Quanto à base de dados, aconselho a te desligares por completo do Access e enveredares antes por SQL Server Compact.

Obrigado pela resposta e pelo que pude ver agora, o VB.NET permite fazer um ficheiro executável, libertando o Excel para abrir outros ficheiros em conjunto.
Outra coisa positiva é o facto do SQL SC ser free.
A única coisa que não consegui perceber é se existe algum tipo de custo inicial ou mensal para a criação e para a utilização do programa final.
Outra dúvida que tenho é se com o VB.NET é capaz de criar ficheiros de Excel.

Mais uma vez obrigado pelas dicas

O programa que estou a fazer está dividido em 3 ficheiros de excel que estão colocados no Onedrive. Desta forma cada um dos 3 ficheiros pode aceder aos outros para ir beber informação., por isso presumo que terei de colocar a base de dados num servidor online.

Por isso para escolher que versão do Visual Studio devo testar, fico indeciso se opto pela versão desktop [Visual Studio 2019 & .NET Core] ou pela versao web/cloud [Visual Studio 2019 & ASP.NET].

Qual devo escolher?

https://dotnet.microsoft.com/platform/free

Mas atenção que a utilização do Visual Studio a história já é outra, depende da finalidade do projecto, se para uso comercial, se para uso pessoal, etc.

Optares pela versão web é ires de novo para uma vertente que presumo que desconheças, mas acaba por ficar ao teu critério. O que queres fazer é possível na vertente web como desktop.

Ok quando referes o Desktop, quer dizer que consigo fazer com que pessoas que estejam fora do escritório, consigam ter acesso? Posso colocar a base de dados no nosso servidor de web, one temos o nosso site e a possibilidade de termos bases de dados SQL alojadas e depois cada PC tem o executável que vai ler essa base de dados? Isso para mim já é suficiente.

Em rerlação o .Net Free, vejo que existem 3 possibilidades e que é recomendado o .NET em vez d Core e do Framework. Penso que seja suficiente. O que achas?

Obrigado

Boas,

Pelo que li, quanto a mim, a melhor solução será o Classic ASP pelas mais diversas razões, a saber:

- Qualquer computador com o windows (desde o 98 até agora, antes não sei) permite instalar um servidor de páginas web (IIS) criando assim uma intranet que pode ser acedida por qualquer computador em rede com este (também dá para colocar acesso via internet a par da intranet, mas há algumas configurações adicionais a fazer);

- Além das páginas HTML, também tem o motor de ASP (clássico);

- ASP, linguagem que usa VBScript, em tudo semelhante ao VBA (muito simples para quem conhece linguagens mais antigas);

- Para processos mais específicos pode correr JavaScript;

- Ligação a bases de dados simples de trabalhar como por exemplo bases de dados MSAccess em MDB. Não necessita de qualquer motor adicional, o IIS interpreta as declarações SQL e aplica-as à base de dados permitindo listar, inserir, alterar, apagar os registos das diversas bases de dados. Para não necessitar absolutamente nada do sistema, e não usar o ODBCAD do Windows, usa o sistema de conexão DSN-LESS.

- Podes colocar os ficheiros de bases de dados onde quizeres, não sendo obrigatório estarem todas numa determinada pasta ou na mesma pasta.

- Se tiveres dificuldades no VBScript do ASP, tens o site www.w3schools.com , com exemplos simples e compreensivos, ou então aqui no Portugal-a-Programar

Pode haver quem discorde, mas pelo que contas, para mim, esta é a melhor solução para ti.

Edited by passarito