Jump to content

Recommended Posts

Posted
On 8/26/2021 at 1:57 PM, Jose Sanches said:

Olá boa tarde,

Disponibilizei uma aplicação funcional no GitHub.

Nota: esta aplicação deverá ser "vista" como ponto de partida.

Bem, depois de dar uma "vista de olhos" ao código, fiquei com o cérebro a andar à roda! Imagino o que passaste para conseguir criar esta "base" funcional! 😄 (tal como previa, é um manancial de classes que teria de analisar com muito tempo e provavelmente refazer à minha maneira)

Nota-se muito bem a complexidade deste processo. A AMA deveria ter exemplos de implementação para poderem servir de base para desenvolvimento...

The simplest explanation is usually the correct one

JAVA Utilities: https://github.com/marcolopes/dma

• 1 month later...
Posted (edited)

Recentemente dei de caras com este código que me resolveu o problema de assinar pdf's através da AMA.

O problema é que agora deixou novamente de funcionar por dois motivos.

1º Os 8192 bits reservados para a assinatura (aquando da criação da assinatura vazia) deixaram de ser suficientes devolvendo sempre "Available space is not enough for signature.".

2º Ao realizar o processo em dois passos obtenho sempre um pdf assinado com a assinatura inválida (O documento foi alterado ou corrompido desde que foi assinado)

O código já esteve a funcionar corretamente mas agora, sem ainda ter percebido o porquê, deixou de assinar o pdf com sucesso.

Alguém já passou pelo mesmo problema?

Obrigado

Edited by Rui Teixeira
Posted

Olá boa tarde,

Isso pode acontecer se o PDF é muito grande. Verifique qual o tamanho do PDF.

O PDF já contém alguma assinatura? Alterou a versão do iText?

Caso o problema persista, verifique calculo da memoria reservada para assinatura, existem vários exemplos do "stackoverflow"

Posted (edited)
4 hours ago, Nuno Carreira said:

Bom dia,

O itext7-core é gratis certo?

<dependency>
<groupId>com.itextpdf</groupId>
<artifactId>itext7-core</artifactId>
<version>7.1.7</version>
<type>pom</type> </dependency>

Longe disso! É caro e "bem" caro! https://www.youtube.com/watch?v=QHF3xcWnSD4

A última versão com licença de distribuição que não exige o pagamento de uma licença específica ao developer é a itext-2.1.7

Funciona impecavelmente, mas como o itext já teve alguns "refactorings" ao longo dos anos, nem todos os exemplos de código encontrados são compatíveis, pelo que é preciso partir alguma pedra (por exemplo, tive de reescrever as rotinas de assinatura e merge de PDF "como deve ser" para efectuar o processamento em DISCO e não em RAM, para evitar problemas de OUT OF MEMORY com PDFs de tamanho muito grande)

A API mais recente tem formas mais elegantes de o fazer, mas no itext-2.1.7 também é possível fazer practicamente "tudo"

Edited by marcolopes

The simplest explanation is usually the correct one

JAVA Utilities: https://github.com/marcolopes/dma

Posted (edited)
Em 15/10/2021 às 19:52, Jose Sanches disse:

Olá boa tarde,

Isso pode acontecer se o PDF é muito grande. Verifique qual o tamanho do PDF.

O PDF já contém alguma assinatura? Alterou a versão do iText?

Caso o problema persista, verifique calculo da memoria reservada para assinatura, existem vários exemplos do "stackoverflow"

Boa tarde,

O PDF que utilizo é o mesmo que usei quando consegui assinar.

O itext é o 7.1.15 e a memória reservada coloquei um valor maior e já não dá o erro "Available space is not enough for signature." 

Continuo a conseguir assinar mas fica sempre com a mensagem (O documento foi alterado ou corrompido desde que foi assinado).

Alguém consegue ajudar-me?

Obrigado

Edited by Rui Teixeira
Posted (edited)
Em 21/10/2021 às 13:11, Rui Teixeira disse:

Boa tarde,

O PDF que utilizo é o mesmo que usei quando consegui assinar.

O itext é o 7.1.15 e a memória reservada coloquei um valor maior e já não dá o erro "Available space is not enough for signature." 

Continuo a conseguir assinar mas fica sempre com a mensagem (O documento foi alterado ou corrompido desde que foi assinado).

Alguém consegue ajudar-me?

Obrigado

Bom dia,
Tive esse mesmo problema, foi resolvido neste topico no stackoverflow https://stackoverflow.com/questions/69131022/java-itext7-pdf-sign-problem-document-has-been-altered-or-corrupted-since-it-w
Caso seja preciso mais alguma coisa, é só dizer.

Como o itext não é gratis, estou a desenvolver o mesmo processo com o PDFBox. Caso alguem tenha feito o mesmo e quiser ajudar, mandem-me mensagem.

Obrigado

Edited by Nuno Carreira