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Menu em C (structs)


Ana Silva

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Oi pessoal!

Eu estou fazendo um trabalho de gerir uma equipa de um desporto à escolha e preciso criar estruturas para colocar as informações dos jogadores e os seus respetivos jogos.

O problema é que eu sou iniciante em estruturas tenho de fazer uma tabela e apresentá-la em ficheiro de texto e não sei como fazer a não ser em modo manual no entanto ficam tortas as linhas.

O meu segundo problema é que tenho de criar um ficheiro binário com os dados de todos os jogadores e jogos como posso fazer isso?

Alguém pode ajudar?

Isto é o que eu tenho até agora:

#include <stdio.h>

FILE * dados_jogador;
FILE * dados_jogo;
FILE * dados_gerais;
int i, j;

struct dados_jogador
{
  char nome[50];
  int dia;
  int mes;
  int ano;
  float altura;
  float peso;
  int n_jogos;
};
typedef struct dados_jogador jogador;

jogador ler_jogador()
{
  jogador jogador;
  printf("\nDADOS DO JOGADOR:\n");
  printf("nome:");
  scanf("%s", jogador.nome);
  printf("data de nascimento:");
  scanf("%d/%d/%d", &jogador.dia, &jogador.mes, &jogador.ano);
  if ((jogador.dia >= 01 && jogador.dia <= 30) && (jogador.mes == 04 || jogador.mes == 06 || jogador.mes == 9 || jogador.mes == 11)){
  }
  if (jogador.dia >= 01 && jogador.dia <= 31 && (jogador.mes == 01 || jogador.mes == 03 || jogador.mes == 05 || jogador.mes == 07 || jogador.mes == 8|| jogador.mes == 10 || jogador.mes == 12) && jogador.ano >= 1583){
  }
  if (jogador.dia == 29 && jogador.dia == 2 && (jogador.ano % 400 == 0 || jogador.ano % 4 == 0 && jogador.ano % 100 != 0)){
  }
  if ((jogador.dia >= 01 && jogador.dia <= 28) && (jogador.mes == 2)){
  }
  if (jogador.dia <= 00 || jogador.dia > 31){
    printf("dia invalido\n");
    ler_jogador();
  }
  if (jogador.mes <= 00 || jogador.mes > 12){
    printf("mes invalido\n");
    ler_jogador();
  }
  if (jogador.ano < 1583){
    printf("ano invalido\n");
    ler_jogador();
  }
  printf("altura:");
  scanf("%f", &jogador.altura);
  if(jogador.altura <= 0){
    ler_jogador();
  }
  printf("peso:");
  scanf("%f", &jogador.peso);
  if(jogador.peso <= 0){
    ler_jogador();
  }
  printf("numero de jogos:");
  scanf("%d", &jogador.n_jogos);
  if(jogador.n_jogos < 0){
    ler_jogador();
  }
  dados_jogador = fopen("dados_jogador.txt", "a");
  fprintf(dados_jogador, "\n%s        %02d/%02d/%d       %.2f  %.2f     %d", jogador.nome, jogador.dia, jogador.mes, jogador.ano, jogador.altura, jogador.peso, jogador.n_jogos);
  fclose(dados_jogador);
  dados_gerais = fopen("dados_gerais.dat", "ab");
  fwrite (&jogador.nome, sizeof(struct dados_jogador), 1 , dados_gerais);
  fclose(dados_gerais);
}

struct dados_jogo
{
  int dia;
  int mes;
  int ano;
  char local[50];
  char adversario[50];
  char resultado[50];
};
typedef struct dados_jogo jogo;

jogo ler_jogo()
{
  jogo jogo;
  printf("\nDADOS DO JOGO:\n");
  printf("data:");
  scanf("%d/%d/%d",&jogo.dia, &jogo.mes, &jogo.ano);
  printf("local:");
  scanf("%s", jogo.local);
  printf("adversario:");
  scanf("%s", jogo.adversario);
  printf("resultado:");
  scanf("%s", jogo.resultado);
  dados_jogo = fopen("dados_jogo.txt", "a");
  fprintf(dados_jogo, "\n%02d/%02d/%d  %s  %s      %s\n", jogo.dia, jogo.mes, jogo.ano, jogo.local, jogo.adversario, jogo.resultado);
  fclose(dados_jogo);
}

int main(int argc, char *argv[])
{
  char opcao;

  do{

   printf("    MENU INICIAL:\n");
   printf("Escolha uma das opcoes:\n");
   printf("1- Inserir jogador     \n");
   printf("2- Editar jogador      \n");
   printf("3- Procurar jogador    \n");
   printf("4- Eliminar jogador    \n");
   printf("5- Inserir jogo        \n");
   printf("6- Contabilizar        \n");
   printf("7- Sair do programa    \n");
   fflush(stdin);
   printf("opcao:");
   scanf("%c", &opcao);
   switch(opcao){
               case '1': ler_jogador(); break;            //escolha das opcoes e suas funcoes
               case '2': break;
               case '3': break;
               case '4': break;
               case '5': ler_jogo(); break;
               case '6': break;
        case '7': return 0;
               default: printf("Opcao invalida\n");break;
           }
 }
while (opcao != '7');
return 0;
}
 
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Antes de mais, alguns apontamentos breves:

  1. Se nas funções ler_jogador() e ler_jogo() não estás a retornar um resultado, por que motivo declaraste que elas retornam jogador e jogo, respetivamente?
  2. Usar o mesmo identificador para uma estrutura e uma variável (struct dados_jogador e FILE *dados_jogador), apesar de possível neste caso, pode facilmente gerar confusão ao ler o código.

Posto isto, acerca dos teus problemas:

  • Ficheiros binários: deves passar o apontador para jogador e não jogador.nome, se o intuito é gravar a estrutura inteira:
fwrite(&jogador, sizeof(struct dados_jogador), 1, dados_gerais);
  • Podes definir no printf() e fprintf() um tamanho mínimo pré-definido para cada dado:
int n = 1234;

printf("|%d|\n", n);
// |1234| <-- usa o espaço estritamente necessário

printf("|%7d|\n", n);
// |   1234| <-- preenche com espaços à esquerda até perfazer 7

printf("|%07d|\n", n);
// |0001234| <-- preenche com zeros à esquerda até perfazer 7

Cumprimentos.

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