Francisco.Silva Posted May 27, 2021 at 05:19 PM Report Share #622446 Posted May 27, 2021 at 05:19 PM (edited) Bom dia P@P eu vou repetir o 10 ano para melhorar notas que depois da quarentena fiquei perdido em matemática e fq, porem estava a pensar em vez de repetir o ano simplesmente iria mudar para economia por que eu odeio química e biologia não esta fácil. Então eu queria saber se o curso de engenharia informática precisa de muitas bases de física ou se precisa de física de todo (mas se não me engano é preciso ter física para ser um engenharia) e se for preciso bases é possível aprender por si próprio sem um esforço enorme Agradeço já demais (meu nome é Francisco já agora) Edited May 27, 2021 at 07:26 PM by Francisco.Silva Link to comment Share on other sites More sharing options...
Cerzedelo Posted May 27, 2021 at 07:00 PM Report Share #622448 Posted May 27, 2021 at 07:00 PM 1 hora atrás, Francisco.Silva disse: Bom dia P@P eu vou repetir o 10 ano para melhorar notas que depois da quarentena fiquei perdido em matemática e fq, porem estava a pensar em vez de repetir o ano simplesmente iria mudar para economia por que eu odeio química e biologia não esta fácil. Então eu queria saber se o curso precisa de muitas bases de física ou se precisa de física de todo (mas se não me engano é preciso ter física para ser um engenharia) e se for preciso bases é possível aprender por si próprio sem um esforço enorme Agradeço já demais (meu nome é Francisco já agora) No curso de economia não precisa de física, nem de química e nem de biologia. No entanto não tem como escapar a matemática. Não conhecendo os currículos actuais, mesmo a disciplina de matemática não creio ser tão aprofundada como em física. Mas mesmo assim convém ter bases de matrizes, de derivadas, de permutações e integrais, além de álgebra simples (médias, medianas, etc..) para se quiser seguir ciências económicas na universidade. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Francisco.Silva Posted May 27, 2021 at 07:25 PM Author Report Share #622449 Posted May 27, 2021 at 07:25 PM 24 minutos atrás, Cerzedelo disse: No curso de economia não precisa de física, nem de química e nem de biologia. No entanto não tem como escapar a matemática. Não conhecendo os currículos actuais, mesmo a disciplina de matemática não creio ser tão aprofundada como em física. Mas mesmo assim convém ter bases de matrizes, de derivadas, de permutações e integrais, além de álgebra simples (médias, medianas, etc..) para se quiser seguir ciências económicas na universidade. desculpe foi um grande erro meu eu queria saber se para engenharia informática era preciso muita física Link to comment Share on other sites More sharing options...
RicardoLopes Posted May 28, 2021 at 07:32 AM Report Share #622451 Posted May 28, 2021 at 07:32 AM 14 horas atrás, Francisco.Silva disse: Bom dia P@P eu vou repetir o 10 ano para melhorar notas que depois da quarentena fiquei perdido em matemática e fq, porem estava a pensar em vez de repetir o ano simplesmente iria mudar para economia por que eu odeio química e biologia não esta fácil. Então eu queria saber se o curso de engenharia informática precisa de muitas bases de física ou se precisa de física de todo (mas se não me engano é preciso ter física para ser um engenharia) e se for preciso bases é possível aprender por si próprio sem um esforço enorme Agradeço já demais (meu nome é Francisco já agora) Falo da minha experiência em Engenharia Informática na Universidade do Minho, tem fisica? sim tem, tem muita? opah não, tens algumas cadeiras disso e também tens de matemáticas, o curso não é só programação, como o próprio nome do curso diz "Engenharia", o que por si só requer que tenhas matemáticas e fisicas (nomeadamente Cálculo, Fisica, Eletromagnetismo, Estatistica, entre outros) Link to comment Share on other sites More sharing options...
desconfiado Posted September 25, 2021 at 12:47 PM Report Share #623910 Posted September 25, 2021 at 12:47 PM Engenharia Informática não necessita NADA de Física. Nem sequer para acesso á licenciatura. Regra geral só é necessário exame de Matemática. No ISEP, no porto, a licenciatura em Engenharia Informática só tem uma cadeira de Física e é uma "pain in the ass" como dizem os americanos. É cadeira maldita no curso. 80% dos alunos chumbam nessa disciplina e deixam ficar para o fim. Aparentemente, para ser considerado "Engenharia" a licenciatura, seja ela qual for, tem que ter no mínimo uma disciplina de Física. É necessária para Informática? ABSOLUTAMENTE NÃO! Link to comment Share on other sites More sharing options...
thoga31 Posted October 5, 2021 at 05:21 PM Report Share #624014 Posted October 5, 2021 at 05:21 PM Em 25/09/2021 às 13:47, desconfiado disse: É necessária para Informática? ABSOLUTAMENTE NÃO! Depende bastante. Para a grande maioria dos licenciados não é preciso, mas há uma pequena parte que eventualmente irá necessitar. Concederei que é debatível qual a matéria a ser abordada numa unidade curricular de Física ("Física" há muita, e boa parte dela de facto não nos interessa). Mas não concordo de todo que Física é "ABSOLUTAMENTE NÃO" necessária para Informática. Física é o alicerce mais fundamental em jogos digitais, por exemplo. Mais, a Teoria da Informação é um ramo da Física e é um alicerce em várias áreas da Informática (e.g. Criptografia e Criptanálise, assim como Bioinformática onde é usada por exemplo no processamento de sequências de DNA). Posto isto, fui ver o programa de Física Aplicada do ISEP para perceber de onde advém esta opinião, e tenho de dizer que percebo. Considero o programa desadequado, se não mesmo abismal. Vejo aplicações da teoria das ondas e da luz em holografia, por exemplo, mas não vai muito além disso. Já na UBI, por exemplo, a unidade curricular de Física contempla 3 módulos: Conceitos fundamentais de Cinemática (aplicação: jogos digitais); Introdução à Teoria da Informação (aplicações: criptografia, segurança informática, bioinformática...); Introdução à Computação Quântica (aplicação: auto-explicativo). Em suma: o problema não é a área de Física ser leccionada, mas sim se o que é leccionado se adequa à área em que se insere (neste caso, Engenharia Informática). Cumprimentos. 1 Report Knowledge is free! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rui Carlos Posted October 9, 2021 at 11:11 AM Report Share #624051 Posted October 9, 2021 at 11:11 AM Respondendo à questão original, é algo que deve depender do curso, mas no meu tempo a Física em alguns cursos de Eng. Informática começava por ser uma revisão dos tópicos do 12º ano. Com algum esforço, diria que é perfeitamente viável fazer as cadeiras sem a Física do secundário, mas obrigará certamente a mais esforço. De referir que há cursos de Informático que não têm qualquer Física (não são cursos de Engenharia, contudo). Quanto há utilidade, é uma questão complicada... Bases de Física acho que fazem tanta falta na Informática como cadeiras de Cálculo. Provavelmente não terão utilidade directa para muita gente, mas ocasionalmente ajudam alguns a pensar sobre como resolver problemas mais complexos (nada como o SMBC para ilustrar isto 😄). Já cadeiras de Física mais avançadas é algo que para mim só sentido em especializações (nível de mestrado e acima, focados em certas sub-áreas da Informática). Rui Carlos Gonçalves Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts