Jump to content

"if" encadeados em Arduino

leonardo cunha

Recommended Posts

Boa tarde, eu estou a realizar um projeto da escola, onde tenho que usar um Arduíno como controlador...

A minha ideia de projeto era criar um elevador, com 3 andares, onde consoante a seleção do andar ele subia ou descia, usando um motor step, push button, e reed switchs...

Eu já comecei a fazer o código da leitura dos valores do sensor, para assim determinar se desce ou sobe, mas por alguma razão está constantemente a dar erro.

Código:

//   Projeto 5 - <span style="font-weight: 400">Interruptor de luz</span>
#include <Stepper.h>  
int botao1 = 1;
int botao2 = 2;
int botao3 = 3;
int sensor1 = 4;
int sensor2 = 5;
int sensor3 = 6;
const int stepsPerRevolution = 500; 
Stepper myStepper(stepsPerRevolution, 8,10,9,11);

void setup()
{
  pinMode(botao1, INPUT);// define o pino do botao como entrada "INPUT"
  pinMode(botao2, INPUT);// define o pino do botao como entrada "INPUT"
  pinMode(botao3, INPUT);// define o pino do botao como entrada "INPUT"
  myStepper.setSpeed(60);  //velocidade do motor
  botao1 == LOW;  //colocar os botoes a zero no inicio
  botao2 == LOW;  //colocar os botoes a zero no inicio
  botao3 == LOW;  //colocar os botoes a zero no inicio
}

void loop()
{
  //Colocar o Elevador no Primeiro Piso sempre que iniciado
     if(digitalRead(sensor1) == LOW) && (digitalRead(sensor2) == HIGH || digitalRead(sensor3) == HIGH) 
       {
        do{ 
           myStepper.step(-10);  //sobe ou desce o motor, neste caso, como é negativo desce
         } while (sensor1 == LOW);
       }
  //Esperar as instruções do utilizador
    if(digitalRead(botao1) == HIGH) // Se o botão for pressionado
     {
      if(digitalRead(sensor1) == LOW) && (digitalRead(sensor2) == HIGH || digitalRead(sensor3) == HIGH) //Se o sensor não estiver ativo
       {
        do{ 
           myStepper.step(-10);  //sobe ou desce o motor, neste caso, como é negativo desce
       }
    else
     {
     }
    if(digitalRead(botao2) == HIGH) // Se o botão for pressionado
     {
      if(digitalRead(sensor2) == LOW) && (digitalRead(sensor1) == HIGH) //Se o sensor não estiver ativo
       {
        do{ 
           myStepper.step(10);   //sobe ou desce o motor, neste caso, como é positivo sobe
         } while (sensor2 == LOW);
       }
      if(digitalRead(sensor2) == LOW) && (digitalRead(sensor3) == HIGH) //Se o sensor não estiver ativo
       {
        do{ 
         } while (sensor3 == LOW);
       }
     }
    else
     {
     }
    if(digitalRead(botao3) == HIGH) // Se o botão for pressionado
     {
      if(digitalRead(sensor3) == LOW) && (digitalRead(sensor2) == HIGH || digitalRead(sensor1) == HIGH)
       {
        do{ 
          myStepper.step(10);  //sobe ou desce o motor, neste caso, como é positivo sobe
         }  while (sensor3 == LOW); 
       }
     }
    else
     {
     }
}

Alguém sabe o porque, e como resolver isto? é que o erro é apenas nos "ifs" que tem de analisar os 3 sensores.

Desde já obrigado pela ajuda.👍

Leonardo Cunha

Sem perceber grande coisa de Arduino, parece-me que isto é um potencial ciclo infinito:

do{ 
           myStepper.step(-10);  //sobe ou desce o motor, neste caso, como é negativo desce

Diria que esses loops deviam sair do código.  Adicionalmente, tens aí if (...) {...} else {} if (...) que deviam dar para converter em if (...) {...} else if (...).  E com isto simplificavas o código, o que ajudava a encontrar outros bugs.

Por último, dava jeito ler os avisos que te são mostrados ao criares um tópico, em particular o relativo à formatação de código, e às mensagens de erro.