Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boa noite a todos.

Podiam ajudar aqui nestas questões.

O ATCUD ficou adiado para Janeiro de 2022 Certo?

O QR code passa a ser obrigatório a partir de Junho de 2021 Certo?

Estou a ver bem a coisa ou não?

Obrigado pela vossa atenção.

Posted

Com a publicação do Orçamento de Estado para 2021, o QRCODE ficou adiado (obrigatoriedade) para 1 de janeiro de 2022.
Se as empresas quiserem adoptar o QRCODE durante o ano de 2021 terão direito a um benefício fiscal de acordo com o artigo 404º (Lei de Orçamento de Estado).
https://dre.pt/web/guest/home/-/dre/152639825/details/maximized

Do ATCUD (+comunicação de séries) estava previsto haver notícias e especificações técnicas a partir de Junho...
Se mantém o calendário ou não... é esperar até aos meses de junho, julho, ... para mais novidades e novos prazos...

cps,

Posted
10 minutos atrás, antseq disse:

Com a publicação do Orçamento de Estado para 2021, o QRCODE ficou adiado (obrigatoriedade) para 1 de janeiro de 2022.
Se as empresas quiserem adoptar o QRCODE durante o ano de 2021 terão direito a um benefício fiscal de acordo com o artigo 404º (Lei de Orçamento de Estado).
https://dre.pt/web/guest/home/-/dre/152639825/details/maximized

Do ATCUD (+comunicação de séries) estava previsto haver notícias e especificações técnicas a partir de Junho...
Se mantém o calendário ou não... é esperar até aos meses de junho, julho, ... para mais novidades e novos prazos...

cps,

Muito obrigado pela ajuda.

• 1 month later...
Posted
42 minutos atrás, cyrusmoney disse:

Aparecem algumas faturas com QRCode que tem o ATCUD preenchido. Não percebo como é possível? 
Escapou-me alguma coisa ?
Exemplo tenho aqui uma com: 0-549  de um café

Sim, há alguns que imprimem já o ATCUD, considerando-o como 0 (zero) enquanto não existe, de acordo com as FAQ's disponíveis em: https://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/apoio_contribuinte/questoes_frequentes/Pages/faqs-00879.aspx

Eu, também já o coloquei nos meus reports, mas só imprimem quando tiver valor. Senão tinha de voltar a alterar reports daqui a uns meses.

• 4 weeks later...
Posted
Em 27/05/2021 às 09:36, americob disse:

Sim, há alguns que imprimem já o ATCUD, considerando-o como 0 (zero) enquanto não existe, de acordo com as FAQ's disponíveis em: https://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/apoio_contribuinte/questoes_frequentes/Pages/faqs-00879.aspx

Eu, também já o coloquei nos meus reports, mas só imprimem quando tiver valor. Senão tinha de voltar a alterar reports daqui a uns meses.

Americo, Boa tarde.

Nas FAQS não fala em ATCUD! 

Não encontrei nenhuma referencia a esse assunto.

Viste alguma FAQ que refira esse asunto?

Posted

Bom dia a todos!

Sobre o ATCUD, a data oficial para começar a ser imprimido nos documentos é a partir de 01 de Janeiro.

A minha dúvida é esta regra:
"O início da numeração sequencial a utilizar na série, de acordo com o definido no n.º 3 do
artigo 3.º"

Como se consegue antecipar o número do documento (por exemplo se eu tiver uma factura de FT PT004/0920 no dia 30 Dezembro)?

Não se fazem vendas nos dias 30 e 31 de Dezembro, por exemplo?

Haverá um buraco na numeração entre o último registo e o primeiro registo que virá com o ATCUD?

Obrigado,

Luís Pontes

Posted
1 hora atrás, Luís Pontes disse:

Bom dia a todos!

Sobre o ATCUD, a data oficial para começar a ser imprimido nos documentos é a partir de 01 de Janeiro.

A minha dúvida é esta regra:
"O início da numeração sequencial a utilizar na série, de acordo com o definido no n.º 3 do
artigo 3.º"

Como se consegue antecipar o número do documento (por exemplo se eu tiver uma factura de FT PT004/0920 no dia 30 Dezembro)?

Não se fazem vendas nos dias 30 e 31 de Dezembro, por exemplo?

Haverá um buraco na numeração entre o último registo e o primeiro registo que virá com o ATCUD?

Bom dia, 

Entendo que deve existir uma série até 2021 para todos os documentos desse ano, em 2022 teria outra série a começar com o número 1 e apenas essa pode ter o ATCUD.

Alguém sabe quando ficará disponível o WEB Service para a comunicação das séries de facturação ?

Posted
27 minutos atrás, Bruno Gomes disse:

Bom dia, 

Entendo que deve existir uma série até 2021 para todos os documentos desse ano, em 2022 teria outra série a começar com o número 1 e apenas essa pode ter o ATCUD.

Alguém sabe quando ficará disponível o WEB Service para a comunicação das séries de facturação ?

Boa tarde @Bruno Gomes

eu concordo contigo mas o que li é que não é necessário começar do zero. O que torna as coisas confusas.

Alguém já pediu (ou sabe a partir de quando se pede) o código de validação das séries?

Obrigado,

Luís Pontes

• 2 weeks later...
Posted

Boa tarde

Alguém sabe como fazer a comunicação das séries, para efeitos do ATCUD?

Isto do ponto de vista técnico claro. Ou seja, é um web service, etc?

Sei que a comunicação é obrigatória desde 1/jul/2021, mas não encontro a forma de o fazer.

Obrigado

Posted
3 horas atrás, pv2013 disse:

Boa tarde

Alguém sabe como fazer a comunicação das séries, para efeitos do ATCUD?

Isto do ponto de vista técnico claro. Ou seja, é um web service, etc?

Sei que a comunicação é obrigatória desde 1/jul/2021, mas não encontro a forma de o fazer.

Obrigado

Ainda não há.

Mais uma vez, deve voltar a ser adiado!

Posted (edited)

Boa tarde a todos,

eu que se tiver uma nota de encomenda (Ordem de Compra), ela aparecerá no meu SAFT, porque o programa certificado é o mesmo que uso para as facturas.

Mas nos documentos que irei imprimir, ou através de documento eletrónico, terão que estar assinadas digitalmente? Como uma factura por exemplo?

Ou não é necessário?

Edited by Luís Pontes
Estava confuso

Obrigado,

Luís Pontes

• 1 month later...
Posted (edited)

Olá a todos,

Apenas confirmar... Ainda não existe qualquer informação de como se pode obter o "código de validação de séries", correto?
A minha expectativa é que o mesmo vai ser feito com um novo endpoint de API ao web-service SOAP da AT, alguém consegue confirmar?

Obrigado

Edited by joamag
Posted
Em 28/08/2021 às 13:48, joamag disse:

Olá a todos,

Apenas confirmar... Ainda não existe qualquer informação de como se pode obter o "código de validação de séries", correto?
A minha expectativa é que o mesmo vai ser feito com um novo endpoint de API ao web-service SOAP da AT, alguém consegue confirmar?

Obrigado

já existe informação desde o início do mês de agosto:

https://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/apoio_contribuinte/Faturacao/Comunicacao_Series_ATCUD/Paginas/default.aspx

https://www.portugal-a-programar.pt/forums/topic/57734-utilizar-webservices-da-at/page/454/

cps e boa leitura.