Jump to content

PHC

Valdemar

Recommended Posts

Muito boa tarde, estou em estágio e estou a trabalhar numa plataforma em php/js. Chegou a uma fase do meu trabalho em que tenho que ir à view do phc para retirar umas informações para colocar na plataforma(referencias, fornecedores, stocks, etc). Estou a fazer ligação direta para aceder à view, a malta do phc forneceram-me os dados e eu conectei-me à bd deles. A minha dúvida é: como é que faço a ligação da minha plataforma à base de dados deles ? visto que na plataforma já estou ligado a uma base de dados. E ir buscar a informação? É simplesmente fazer select às views?  Estou a mexer com estes tipo de coisas à pouco, então estou a tentar perceber como funciona, se me pudessem ajudar e dar alguns exemplos demonstrativos iria me ajudar imenso! Cumprimentos 

view: https://ibb.co/xqCfKp7

• 1 month later...
Em 20/04/2021 às 12:07, Valdemar disse:

Muito boa tarde, estou em estágio e estou a trabalhar numa plataforma em php/js. Chegou a uma fase do meu trabalho em que tenho que ir à view do phc para retirar umas informações para colocar na plataforma(referencias, fornecedores, stocks, etc). Estou a fazer ligação direta para aceder à view, a malta do phc forneceram-me os dados e eu conectei-me à bd deles. A minha dúvida é: como é que faço a ligação da minha plataforma à base de dados deles ? visto que na plataforma já estou ligado a uma base de dados. E ir buscar a informação? É simplesmente fazer select às views?  Estou a mexer com estes tipo de coisas à pouco, então estou a tentar perceber como funciona, se me pudessem ajudar e dar alguns exemplos demonstrativos iria me ajudar imenso! Cumprimentos 

view: https://ibb.co/xqCfKp7

o PHP é local ou remoto?

César Faria

• 3 weeks later...

Viva, 

Apesar desta questão já ter algum tempo, e não ter grandes detalhes, a minha resposta poderá servir a outros utilizadores com a mesma questão.

Com PHP é possível criar várias ligações a sistemas de bases de dados, basta para tal criar um método ou uma função que instancia cada uma delas, isto partindo do principio que não existe framework nem ORM a funcionar.

Com uma framework existira documentação sobre o assunto, por exemplo Symfony sei que faz por já usei.

Fica um exemplo de código muito simplificado e pouco flexível. 

<?php 
	// Ligação MySQL - Using PDO
	function openMySQLConnection(){
  	  $pdo = new PDO('mysql:host=example.com;dbname=database', 'user', 'password');
      return $pdo
	}

// Ligação SQL Server @see https://docs.microsoft.com/en-us/sql/connect/php/step-3-proof-of-concept-connecting-to-sql-using-php?view=sql-server-ver15
	function openSQLServer(){
	  $serverName = "tcp:myserver.database.windows.net,1433";
      $connectionOptions = array("Database"=>"AdventureWorks","Uid"=>"MyUser", "PWD"=>"MyPassword");
      $conn = sqlsrv_connect($serverName, $connectionOptions);
      if($conn == false)
        die(FormatErrors(sqlsrv_errors()));

return $conn;
    }

// Query via MySQL
  $db = openMySQLConnection();
  $statement = $db->query("SELECT some_field FROM some_table");
  //....

// Query via SQLServer
  $conn = openSQLServer();
  $tsql = "SELECT * FROM some_table";