iatauro Posted April 18, 2021 at 03:01 PM Report Share #622023 Posted April 18, 2021 at 03:01 PM Olá, boa tarde, tudo bem? Preciso criar um código que calcule o cosseno de um número fornecido pelo usuário pela aproximação de Taylor, porém não posso utilizar da função cos() nem da função pow(). Só posso utilizar da função cos() para aproximar o valor no final #include<stdio.h> #include<math.h> float meu_cosseno(float x, int N){ float numerador, denominador, cosseno=1; int i; denominador = fatorial(N); numerador = potencia(x, N); for(i=0;i<N;i++){ cosseno = cosseno + numerador/denominador; } return cosseno; } int fatorial(int N){ int i, fat=1; for(i=1; i<(2*N)+1;i++){ fat = fat*i; } return fat; } float potencia(float x, int N){ float alternada=1, base=1, a; int i; for(i=0;i<N; i++){ base = base*x; alternada = alternada*(-1); } a = alternada*base; return a; } int main(){ float x, cosseno, cos_exato; int N; printf("Aproximacao da funcao cosseno atraves do Polinomio de Taylor\n\n"); printf("Entre com o valor de x:"); scanf("%f", &x); printf("Entre com o valor de N:"); scanf("%d", &N); cosseno = meu_cosseno(x, N); cos_exato = cos(x); printf("meu_cosseno(%.8f) = %.8f", x, cosseno); printf("cos(%f) = %.8f", x, cos_exato); return 0; } Esse é o meu código e estou recebendo o erro "conflicting type for potencia" na linha 20. Percebi que não copiou tudo, no final está faltando alguns printf para mostrar ao usuário o resultado, mas esse não altera no resultado em si. Se alguém puder me ajudar agradeceria!! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rui Carlos Posted April 18, 2021 at 03:56 PM Report Share #622024 Posted April 18, 2021 at 03:56 PM Essa foi a única mensagem que o compilador te deu? Não sei que compilador estás a usar, mas pelo o menos o clang costuma mostrar mais umas mensagens úteis para perceber o erro. Também costuma mostrar avisos relativamente a um outro problema que causa esse erro. Spoiler Basicamente, o problema deriva de estares a chamar a função antes de a declarares. 1 Report Rui Carlos Gonçalves Link to comment Share on other sites More sharing options...
iatauro Posted April 18, 2021 at 06:43 PM Author Report Share #622027 Posted April 18, 2021 at 06:43 PM 3 horas atrás, Rui Carlos disse: Essa foi a única mensagem que o compilador te deu? Não sei que compilador estás a usar, mas pelo o menos o clang costuma mostrar mais umas mensagens úteis para perceber o erro. Também costuma mostrar avisos relativamente a um outro problema que causa esse erro. Mostrar conteúdos ocultos Basicamente, o problema deriva de estares a chamar a função antes de a declarares. Sim, esse é a única mensagem que me aparece, mas vou corrigir conforme disse, obrigado Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts