Jump to content

Imprimir QRCode para Impressora de Recibos/Talões (Impressora Térmica)

Ruben Ribeiro

Recommended Posts

Bom dia a todos, este é o meu primeiro post no Portugal a Programar, então por favor corrigem-me se algo neste post estiver errado. 

Como muitos sabem agora é necessários os talões saírem com um QRCode. Tentei já converter o QRCode para BMP, e mesmo assim a impressora não me imprime nenhum QRCode, ele até ignora as linhas de código de imprimir a imagem. Alguém tem solução para isto? Se tiverem para C# também serve... Agradeço imenso aqueles que me poderem ajudar.

A minha impressora é uma Eurosys T9, consigo imprimir QRCode sem problema usando uma aplicação no meu telemóvel android, portanto suporta QRCodes.

Muito obrigado a todos.

A impressora não quer saber se o que estás a imprimir é um QR Code ou uma foto das férias 🙂
O que envias é uma imagem, seja ela qual for.

Já confirmaste na documentação de que a forma como estás a enviar a imagem para a impressora está correta?

Experimenta imprimir para a "impressora de PDF" antes de enviares para impressora, costuma ser uma boa forma de testar e ver o que está a ser enviado.

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

12 minutes ago, M6 said:

A impressora não quer saber se o que estás a imprimir é um QR Code ou uma foto das férias 🙂
O que envias é uma imagem, seja ela qual for.

Já confirmaste na documentação de que a forma como estás a enviar a imagem para a impressora está correta?

Experimenta imprimir para a "impressora de PDF" antes de enviares para impressora, costuma ser uma boa forma de testar e ver o que está a ser enviado.

Olá! Testei agora com uma impressora normal de folha A4, e funciona.. o QRCode sai perfeitamente, agora com a impressora de talões não sai imagem.. Como refeir, ja testei com uma app no android, e o QRCode funcionou, deve ser a forma de envio que deve ser feita diferente para este tipo de impressoras.. Isto é uma dor de cabeça enorme... Consegue-me ajudar a nível de código? O que poderá ser isto?

Obrigado desde já pela resposta enviada.

Antes de qualquer código eu diria que é necessário confirmar que a impressora está corretamente instalada e configurada no sistema, a começar pelo driver.

Um teste simples é imprimir para PDF em se estiver bem, mandar imprimir o PDF na impressora e ver se sai como deve ser.

Verifica se o papel está bem configurado para a impressora via aplicação, pois tentar imprimir uma folha A4 em que o código QR fica centrado numa impressora de talões não dá grande resultado.

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

O Android tem de ter algum tipo de driver, caso contrário não seria possível comunicar com a impressora (a menos que o fizesse diretamente, o que duvido).

Se enviando o PDF para a impressora não dá, então diria que o problema não está na aplicação C# mas sim em algum tipo de parametrização da impressora no sistema, pelo que referi que antes de ver se o código tem algum problema é necessário garantir que a impressora está a funcionar corretamente no Windows, o que não parece ser o caso.
Outros caminhos a explorar é verificar se, por exemplo, a partir de um Word/Writer (atenção ao tamanho da página) se a impressão sai bem ou mal; e pedir a documentação técnica ao fabricante, muitas vezes até dispõem de exemplos práticos.

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

7 hours ago, M6 said:

O Android tem de ter algum tipo de driver, caso contrário não seria possível comunicar com a impressora (a menos que o fizesse diretamente, o que duvido).

Se enviando o PDF para a impressora não dá, então diria que o problema não está na aplicação C# mas sim em algum tipo de parametrização da impressora no sistema, pelo que referi que antes de ver se o código tem algum problema é necessário garantir que a impressora está a funcionar corretamente no Windows, o que não parece ser o caso.
Outros caminhos a explorar é verificar se, por exemplo, a partir de um Word/Writer (atenção ao tamanho da página) se a impressão sai bem ou mal; e pedir a documentação técnica ao fabricante, muitas vezes até dispõem de exemplos práticos.

Olá! Já conseguir por em funcionamento, obrigado pela sua ajuda desde já. Foi um problema no código. Não foi necessário alterar qualquer configuração na impressora. Era um problema a nível de tamanho da imagem apenas. Pois não estava a coincidir com o que eu colocava. Muito obrigado!