Jump to content

Textura: imagem de fundo

Go to solution Solved by thoga31,

Recommended Posts

Fernando Couto

Olá. Quero colocar uma imagem de fundo num programa que estou a fazer, para isto criei uma textura. No entanto estou a ter os seguintes problemas: a textura está a aparecer com uns tons azulados, já tentei mudar os vértices que correspondem às cores mas só fica pior. E outro problema: não estou a conseguir com que ocupe a janela toda: caso coloque o 3ºvértice (z) a -1 fica a ocupar a janela toda mas fica à frente dos outros objetos, o que não é suposto, aliás a partir de -5 fica à frente dos mesmos, só -6 ou valores inferiores fazem com que não se sobreponha em relação aos objetos (tornando a imagem mais pequena).

float vertices[] = {
 -1.0f,   -1.0f,   -6.0f,     0.0f,    0.0f,    0.00f,    0.0f,   1.0f,   0.0f,
 1.0f,    -1.0f,   -6.0f,     1.0f,    0.0f,    0.00f,    0.0f,   1.0f,   0.0f,
 1.0f,     1.0f,   -6.0f,     1.0f,    1.0f,    0.00f,    0.0f,   1.0f,   0.0f,
 1.0f,     1.0f,   -6.0f,     1.0f,    1.0f,    0.00f,    0.0f,   1.0f,   0.0f,
 -1.0f,    1.0f,   -6.0f,     0.0f,    1.0f,    0.00f,    0.0f,   1.0f,   0.0f,
 -1.0f,   -1.0f,   -6.0f,     0.0f,    0.0f,    0.00f,    0.0f,   1.0f,   0.0f};

Estive a pesquisar sobre a transparência duma textura, e supostamente teria que usar a função que já está declarada no código:

glBlendFunc(GL_SRC_ALPHA, GL_ONE_MINUS_SRC_ALPHA);

No while do main:

glActiveTexture(GL_TEXTURE0);
        glBindTexture(GL_TEXTURE_2D, texture1);
        ourShader.use();
        glm::mat4 model = glm::mat4(1.0f);
        glm::mat4 view = glm::mat4(1.0f);
        glm::mat4 projection = glm::mat4(1.0f);

projection = glm::perspective(glm::radians(45.0f), (float) SCR_WIDTH / (float) SCR_HEIGHT, 0.1f, 100.0f);
        unsigned int modelLoc = glGetUniformLocation(ourShader.ID, "model");
        unsigned int viewLoc = glGetUniformLocation(ourShader.ID, "view");

glUniformMatrix4fv(modelLoc, 1, GL_FALSE, glm::value_ptr(model));
        glUniformMatrix4fv(viewLoc, 1, GL_FALSE, &view[0][0]);

ourShader.setMat4("projection", projection);

glBindVertexArray(VAO);
        glDrawArrays(GL_TRIANGLES, 0, 6);

Finalmente para se ter uma ideia do que está a acontecer:

imagem que não consigo pôr aqui

• Solution
thoga31

Pelo estilo do código, estou a supor que estás a utilizar o Learn OpenGL para te guiares. Confirma-me se isto for verdade, pois ir-me-á facilitar a orientação a fim de eu não me afastar muito do teu source material.

Mostra-me como estás a carregar a imagem a fim de gerar a textura.

De qualquer das formas, com base no que mostraste, estás a gerar uma perspectiva 3D para a imagem. Dica: o OpenGL suporta várias perspectivas e diferentes shaders para fins específicos.
Portanto, em vez de usar um glm::perspective para projecção, recomendaria fortemente usares o glm::ortho. É uma projecção muito mais prática e simples para 2D.
Neste caso, a tua projecção seria:

glm::ortho(-1.0f, 1.0f, height / width, height / width)   // supondo que height < width

Ao usar estes valores, estás a adaptar a projecção proporcionalmente com dimensão da tua janela, além de estares a usar um sistema de coordenadas que vai de -1.0 a 1.0 em ambos os eixos horizontal e vertical, o que pode ser prático uma vez que te abstrai das reais dimensões da janela.

Cumprimentos.

Edited by thoga31
  • Vote 1

Knowledge is free!

Fernando Couto

Muito obrigado mesmo pela tua resposta!

Fiz essa mudança para glm::ortho, estive a manipular e já consegui tanto redimensionar a imagem para a tela cheia não se sobrepondo a nenhum objeto, assim como tirei a cor azulada .