Jump to content

Apple ou Windows?

Go to solution Solved by @Andre Filipe,

Recommended Posts

@Andre Filipe

Boas,

Tou a pensar comprar um portátil novo daqui a um ano, mas estou indeciso se ei de comprar um portátil da Apple ou um Windows.

O que me aconselham ?

@Andre Filipe
18 minutos atrás, thoga31 disse:

Portanto a questão é: o que pretendes fazer com o portátil?

Bem, eu pretendo usá-lo para programação e trabalhos.

thoga31

"Programação" é muito geral. Tens ideia do que gostarias mais de programar? Tens por exemplo web, Android, iOS, Windows, macOS, redes, etc.

A não ser que queiras entrar no ecossistema da Apple, ou já tenhas produtos da marca, pessoalmente não vejo grandes motivos para escolher macOS em particular, excepto se quiseres programar para as plataformas da maçã.

Cumprimentos.

Knowledge is free!

@Andre Filipe

Então, o que estás a tentar dizer é que eu devia escolher o Windows? 

Eu gostaria mais de programar para Android, Windows e Apple.

Edited by @Andre Filipe
thoga31
15 minutos atrás, @Andre Filipe disse:

o que estás a tentar dizer é que eu devia escolher o Windows?

Não necessariamente. Aliás, pessoalmente uso Linux para programar, e só tenho o Windows para jogar. Tanto é que no próprio Windows tenho a WSL2 (Windows Subsystem for Linux version 2) instalada para poder programar em Linux mesmo até quando estou no Windows.

Algo a ter em conta é que não há propriamente uma plataforma melhor que outra para programar. Tudo depende dos teus interesses pessoais.

Nesta fase inicial em que te estás a iniciar talvez não sejam óbvios esses interesses pessoais, pelo que a plataforma não interessa tanto. Eu próprio comecei em Windows e só migrei para Linux de forma mais definitiva passados uns anos.

O mais importante no início, IMHO, é aprenderes boas bases e boas práticas de programação.

24 minutos atrás, @Andre Filipe disse:

Eu gostaria mais de programar para Android, Windows e Apple.

Para programar para Windows precisas de Windows. Para Apple precisas de um Mac. E para Android qualquer um deles dá. Relembrando que podes ter o Windows num Mac com CPU Intel ou numa VM num Mac com SoC M1.

• Vote 1

Knowledge is free!

CrominhO
5 horas atrás, @Andre Filipe disse:

Boas,

Tou a pensar comprar um portátil novo daqui a um ano, mas estou indeciso se ei de comprar um portátil da Apple ou um Windows.

O que me aconselham ?

Tendo em conta tudo o que o @thoga31 disse em cima com razão sobre programação, tendo em atenção que o MacOS é pouco mais complicado para desenvolver devido à segurança imposta, a plataforma da qual partas, desde que utilizes VMs ou similares estás safo. E já agora também, que a nivel de virtualização o Linux de facto é melhor que o windows e o MacOS. 

Respondendo directamente à tua pergunta, devo confessar que sou fã da Lenovo linha Profissional, que é um pouco cara, mas como falas de Apple, também não é muito mais barato. Ora na Linha profissional, eles lançaram pela 1ª vez um laptop com AMD,  T14 com Ryzen 5 ou 7, que é um pouco mais barato, e era suposto ser para estudantes.... Acontece, que muitos Profissionais, Gestores de sistemas, Programadores, Peritos de Segurança, que já usavam a linha Profissional, viram no T14 AMD uma ferramenta poderosa devido ao numero de nucleos que permite inumeras VMs ao mesmo tempo, ao baixo TDP e outras situações, de maneira que te aconselho um T14 Ryzen 7 ou T14 Ryzen 5. 

Agora devo dizer, que devido ao que falei em cima, dos Profissionais terem adorado esse laptop, penso que ele está esgotado a Nivel Mundial e o tempo minimo de previsão para entrega, vindo da Irlanda são 6 meses, cá em Portugal apontam para o final de Março. Mas como também tens tempo, não há crise. O intervalo de valores é 1.500€-2.000€ dependendo da configuração, bem mais barato que as versões Intel, e a meu ver muito superiores. Vêm também com uma Vega 🙂 ... Agora como tu perguntaste, eu respondi, mas não compres sem pesquisares, veres algumas reviews, filmes no youtube e tal, para ver se é realmente o que pretendes 🙂 

Não sei se tens essa noção, mas por exemplo, consigo estar a desenvolver em Win10 (base), com uma VM android 10, outra Ubuntu e outra com o Big Sur (muito pesado) tudo em simultâneo para fazer Deploy nas várias VMs sem sequer ouvir a ventoinha do PC 🙂  .

https://www.kuantokusta.pt/informatica/Computadores/Portateis/Lenovo-ThinkPad-T14-14-FHD-Ryzen-7-Pro-4750U-16GB-512GB-SSD-W10-Pro-p-1-657396

Se for essa a tua opção, boa sorte e tens de estar atento, porque tenho a ideia que assim que aparecerem mais no mercado, irão desaparecer logo, pois tenho colegas que os têm encomendado já ha algum tempo sem previsão certa para entrega 🙂 

Edit: Já agora, se estás indeciso, apesar de este ser antigo, tenta ver algumas reviews ou comparações destas, https://www.youtube.com/watch?v=cexECrnXueM

diferenças entre Lenovo linha profissional e Macbook Pro por exemplo, e o porquê das pessoas passarem para um lado ou para outro 🙂 

Edited by CrominhO

As mentes humanas são realmente um local estranho!

@Andre Filipe
38 minutos atrás, CrominhO disse:

Tendo em conta tudo o que o @thoga31 disse em cima com razão sobre programação, tendo em atenção que o MacOS é pouco mais complicado para desenvolver devido à segurança imposta, a plataforma da qual partas, desde que utilizes VMs ou similares estás safo. E já agora também, que a nivel de virtualização o Linux de facto é melhor que o windows e o MacOS. 

Respondendo directamente à tua pergunta, devo confessar que sou fã da Lenovo linha Profissional, que é um pouco cara, mas como falas de Apple, também não é muito mais barato. Ora na Linha profissional, eles lançaram pela 1ª vez um laptop com AMD,  T14 com Ryzen 5 ou 7, que é um pouco mais barato, e era suposto ser para estudantes.... Acontece, que muitos Profissionais, Gestores de sistemas, Programadores, Peritos de Segurança, que já usavam a linha Profissional, viram no T14 AMD uma ferramenta poderosa devido ao numero de nucleos que permite inumeras VMs ao mesmo tempo, ao baixo TDP e outras situações, de maneira que te aconselho um T14 Ryzen 7 ou T14 Ryzen 5. 

Agora devo dizer, que devido ao que falei em cima, dos Profissionais terem adorado esse laptop, penso que ele está esgotado a Nivel Mundial e o tempo minimo de previsão para entrega, vindo da Irlanda são 6 meses, cá em Portugal apontam para o final de Março. Mas como também tens tempo, não há crise. O intervalo de valores é 1.500€-2.000€ dependendo da configuração, bem mais barato que as versões Intel, e a meu ver muito superiores. Vêm também com uma Vega 🙂 ... Agora como tu perguntaste, eu respondi, mas não compres sem pesquisares, veres algumas reviews, filmes no youtube e tal, para ver se é realmente o que pretendes 🙂 

Não sei se tens essa noção, mas por exemplo, consigo estar a desenvolver em Win10 (base), com uma VM android 10, outra Ubuntu e outra com o Big Sur (muito pesado) tudo em simultâneo para fazer Deploy nas várias VMs sem sequer ouvir a ventoinha do PC 🙂  .

https://www.kuantokusta.pt/informatica/Computadores/Portateis/Lenovo-ThinkPad-T14-14-FHD-Ryzen-7-Pro-4750U-16GB-512GB-SSD-W10-Pro-p-1-657396

Se for essa a tua opção, boa sorte e tens de estar atento, porque tenho a ideia que assim que aparecerem mais no mercado, irão desaparecer logo, pois tenho colegas que os têm encomendado já ha algum tempo sem previsão certa para entrega 🙂 

Edit: Já agora, se estás indeciso, apesar de este ser antigo, tenta ver algumas reviews ou comparações destas, https://www.youtube.com/watch?v=cexECrnXueM

diferenças entre Lenovo linha profissional e Macbook Pro por exemplo, e o porquê das pessoas passarem para um lado ou para outro 🙂 

Desde já muito obrigado por me indicares o video em que explica as difrenças e o motivo das pessoas irem de um lado pro outro. Bom, pelo o que eu entendi no video as unicas diferenças são que: Mack Pro anda por volta dos 88.9°(esquenta) e o Lenovo anda por volta dos 79°, o Mack Pro tem melhores speakers e tem mais vida (bateria).

Quanto ao preço o Mack Pro é mais caro que o Lenovo (obviamente), o Lenovo custando 2.500$ e o Mack Pro custando 3.000$ (neste caso vamos falar do preço que indicava no video).

Então continuo indeciso, mas o meu instinto diz-me para comprar Apple mas ao mesmo tempo diz-me que o Windows é melhor. Continuo muito indeciso!!!

thoga31

Tens MacBooks mais baratos e mais recentes. Os novos com o processador M1 aquecem muito menos, por exemplo, e a bateria dura até 16 horas (segundo publicitado).

Os Lenovo indicados pelo @CrominhO são de facto muito bons, mas não vejo necessidade neste momento de dares 2500$ por uma máquina destas.

Uma amiga minha concluiu recentemente a licenciatura em informática com um portátil com Intel Celeron e 4GB de RAM. Portanto, não vejo vantagens num portátil profissional para alguém que está a começar.

Se queres aprender a programar especificamente para as plataformas da Apple (macOS, iOS, watchOS...), então recomendo um MacBook. Se for só para Android, não precisas obrigatoriamente de um MacBook. E se fores para um MacBook, até os MacBook Air com M1 actuais são extremamente bons para desenvolvimento.

Em última análise, não podes esperar que tomemos a decisão por ti. O máximo que podemos fazer é dar dicas e sugestões com base na nossa experiência para te ajudar na decisão. Mas és tu quem tem de decidir e sentir-se confortável com a escolha! O dinheiro é teu e o computador será teu.

Em jeito de P.S., relembro que, ao programares para as plataformas da Apple, eventualmente poderás sentir a necessidade de ter um iPhone, por exemplo. O ecossistema da Apple é fechado, mas há que reconhecer que funciona muito bem.

Cumprimentos.

Edited by thoga31
  • Vote 1

Knowledge is free!

CrominhO
11 horas atrás, @Andre Filipe disse:

Desde já muito obrigado por me indicares o video em que explica as difrenças e o motivo das pessoas irem de um lado pro outro. Bom, pelo o que eu entendi no video as unicas diferenças são que: Mack Pro anda por volta dos 88.9°(esquenta) e o Lenovo anda por volta dos 79°, o Mack Pro tem melhores speakers e tem mais vida (bateria).

Quanto ao preço o Mack Pro é mais caro que o Lenovo (obviamente), o Lenovo custando 2.500$ e o Mack Pro custando 3.000$ (neste caso vamos falar do preço que indicava no video).

Então continuo indeciso, mas o meu instinto diz-me para comprar Apple mas ao mesmo tempo diz-me que o Windows é melhor. Continuo muito indeciso!!!

O video era apenas um indicativo na informação a procurar, até porque ele é de 2019 🙂 

Em todo o caso, um amigo meu disse-me há 23 ou 24 anos atrás, quando me convidou para ver o Pentium a 90 dele com monitor CRT de 17", e quando eu lhe disse que adoraria ter um igual, que, "preferia ter o meu 486 e perceber daquilo, do que ter o Pentium a 90 e não perceber". Ficou-me para a vida. Não estou com isto a dizer que não saibas mexer, mas ao ritmo que as coisas andam, qualquer compra em tecnologia, é desvalorizada no momento, e o processo de aprendizagem, porque somos sere humanos, é um pouco mais lento. 

Nesse sentido, um X390 da Lenovo ou um MacBook Air, são maquinas "iguais" ás que falamos em cima, mas ligeiramente mais fracas de processamento e não aqueles "canhoes", que provavelmente não darás utilização total dos recursos. Atenção, que tanto uma como outra, são máquinas "brutais", não são aqueles computadores que se vê nas grandes superficies, feitos de "plastico" e sem qualquer controlo de qualidade. E andam na faixa dos 1000€-1.200€, simplesmente têm um bocadinho menos de processamento, e não têm tanta capacidade de upgrade, no caso do X390. Olha, eu comprei um por 700€, podes programar nele e a seguir passar com a roda do carro por cima dele, que irás continuar a programar 🙂 

Tanto num como no outro, podes correr qualquer um dos SOs que falas em cima. Seja no X390 correr o Big Sur com VM seja no Macbook Air, o Windows 10 ultima Build igualmente com VM. 

Só mais uma coisa, o @thoga31 fez-te e bem a pergunta, da finalidade do PC. mas tens de ter em atenção que o Mundo do desenvolvimento é efetivamente grande, e o que hoje é verdade, amanhã pode não ser. Falas em Python e Android, mas depois podes querer desenvolver para Windows, para Linux, para MacOS, para iOS, e não te deves restringir só a uma coisa na altura da compra. Tendo em atenção que no caso da Apple tens sempre o Xcode. Mas volto a dizer, com qualquer uma das maquinas que apresentei agora, apesar de custarem o mesmo que PCs com maior capacidade (por ex: laptop Gammers), ficas a meu ver mais bem servido, porque se um dia quiseres avançar com outros desenvolvimentos, elas permitem 🙂 

• Solution
@Andre Filipe

Se eu escolher um Mac da maçã, eu ainda posso instalar Windows nele, por isso posso dizer que se eu comprar (maçã) tou safo, porque tenho a possibilidade de instalar Windows, (mas é necessário um CPU Intel ou numa VM num Mac com SoC M1.) tal como o @thoga31 diz a cima.

17 horas atrás, thoga31 disse:

Relembrando que podes ter o Windows num Mac com CPU Intel ou numa VM num Mac com SoC M1.

Ok, eu vou escolher o MackBook da Apple.

Edited by @Andre Filipe
thoga31
1 hora atrás, @Andre Filipe disse:

Ok, eu vou escolher o MackBook da Apple.

Se não fores comprar agora, vai ficando atento aos rumores para tentares apanhar a melhor altura para depois comprar um MacBook.

Se comprares agora neste momento, recomendaria para ti o MacBook Air.

Knowledge is free!

Rui Carlos

De um modo geral, recomendo sistemas Unix para programação.  É claro que tudo depende da área (por exemplo, .Net em Unix provavelmente não é boa ideia, assim como Swift/iOS/Mac em Window ou Linux também não funciona lá muito bem).  Mas há um enorme conjunto de ferramentas de linha de comando e software de servidores que são mais fáceis de usar em sistemas Unix (idealmente Linux), e que evitam que se encontrem certos corner cases que nos fazem perder horas no Google há procura da configuração/permissão que é preciso ajustar para que as coisas funcionem (nisto diria que se tem Window < MacOS < Linux).

Eu uso Linux em desktops e servidores.  Para portátil tenho-me mantido no MacOS pois ainda não encontrei um sistema Linux que funcione bem em portáteis (há quase sempre problemas com a duração da bateria, ou com o suporte a monitores externos, ou similares).  Há também alguns detalhes de usabilidade no Linux que não me agradam (em particular o rendering de texto).  Contudo, a evolução do MacOS em termos de estabilidade nos últimos anos tem deixado muito a desejar (basicamente a ideia de lançarem uma nova versão todos os anos não funciona muito bem).

• Vote 1

Concordo com tudo o que dizes @Rui Carlos, menos com isto, 

Em 21/02/2021 às 11:30, Rui Carlos disse:

(...)ainda não encontrei um sistema Linux que funcione bem em portáteis (há quase sempre problemas com a duração da bateria, ou com o suporte a monitores externos, ou similares).  (...)

O par Linux/Thinkpad Profissional, há muito que deixou de ser exclusivo para peritos em segurança, hackers e gestores de sistemas, e passou a integrar também desenvolvimento, de tal maneira, que há páginas especificas para isso, e se não houver alguma coisa a comunidade desenvolve. 

Também concordo com tudo o que disseste sobre a estabilidade do MacOS e as sucessivas versões que têm lançado. Mas creio que é o preço a pagar pela "evolução". Tinha comentado com o @thoga31, a principio fiquei um pouco desconfiado, pois já cá ando há uns anos, mas a forma como no ultimo SO permitem correr 2 arquitecturas é simplesmente GENIAL 😄 ... não encontro outras palavras. Já tinha havido "aproximações" como Wine, QUEMU, e afins. Mas nada como isto. 

Tás a correr BigSur em ARM, metes lá um X86, a primeira vez que entra demora mais uns segundos, depois as sucessivas entra tudo automaticamente. Ele por trás, sem que o utilizador sequer se aperceba, converte o X86 em ARM, elimina o X86 e corre o ARM. Mas sem o único quadro, nem dás por nada. É fantástico. Como mudar para uma Arquitectura diferente sem perder a compatibilidade? Não por acaso, a Microsoft anda atrás do mesmo há anos 🙂 ...  Além de ter ficado rendido, faz-me perguntar porque ando a desenvolver e a compilar para diferentes arquitecturas, sendo que com este sistema é tudo linear. :) 

Edit: Para ser mais preciso, a 1ª vez com o 1º programa de outra Arquitectura, ele mostra uma mensagem lol 😄 

https://support.apple.com/pt-pt/HT211861 

Citação

Aplicação (Intel) significa que a app suporta apenas processadores Intel e precisa da Rosetta para funcionar em qualquer Mac com processador Apple.

Aplicação (Universal) significa que a app suporta tanto o processador Apple como processadores Intel e utiliza o processador Apple por predefinição.

Edited by CrominhO

Por acaso actualmente uso o Linux Mint em dual-boot no meu portátil e tem sido estável e agradável. Não consigo mais do que 5 a 7 horas de bateria, mas sempre é muito melhor do que com outras distribuições que usei no passado.

Concordo sem dúvida com o @Rui Carlos: sistemas baseados em Unix são igualmente a minha principal recomendação para programar.

Knowledge is free!