Jump to content

Que competências necessito?

Francisco.Silva

Recommended Posts

Francisco.Silva

Boa noite pessoas deste fórum, meu nome é Francisco e me encontro no secundário, tenho em mente trabalhar em algo relacionado com programação já a algum tempo mas tenho receio que chegue a altura da faculdade e ainda não ter todas as bases então gostaria de pedir dicas do que aprender até la.

Comprimento, Francisco Silva

AshKetshup

Boa noite Francisco.
Estou no 3º ano do curso de Engenharia Informática na UBI.

Com base na minha experiência, não precisas de te preocupar muito com bases vindas do secundário, no meu ano de caloiro fui introduzido a programação como se fosse a minha primeira vez na área. Visto que há muita gente que não vem com quaisquer bases.

No entanto se quiseres ir com algum avanço, aconselho a veres algumas de C é uma das linguagem mais completas e consegues aprender bastante com ela, also foi a linguagem com que no meu curso me "introduziram" à programação.

Espero que te tenha ajudado.

• Thanks 1

Mas façam o que fizerem nunca façam:

sudo apt remove python

thoga31
3 horas atrás, Francisco.Silva disse:

tenho receio que chegue a altura da faculdade e ainda não ter todas as bases

Não precisas de ter "todas as bases" antes de entrar no curso: é precisamente para isso que serve o curso ;)

Podes sem dúvida começar a aprender por ti mesmo, mas não é absolutamente necessário nem essencial para o curso.

Se te quiseres iniciar agora, concordo com o @AshKetshup na sua recomendação da linguagem C. Contudo, não é propriamente a linguagem mais intuitiva em vários aspectos, havendo outras linguagens de programação igualmente boas para te introduzires nos conceitos fundamentais (e.g. Python).

Algo a ter em conta é que, independentemente da linguagem com que te inicies, os conceitos fundamentais são essencialmente os mesmos (salvo algumas excepções, mas isso são contas de outro rosário).

Se quiseres dicas para te iniciares, estamos disponíveis para te dar umas dicas nesse sentido.

Cumprimentos.

• Vote 1
  • Thanks 1

Knowledge is free!

Francisco.Silva
6 horas atrás, thoga31 disse:

Não precisas de ter "todas as bases" antes de entrar no curso: é precisamente para isso que serve o curso ;)

Podes sem dúvida começar a aprender por ti mesmo, mas não é absolutamente necessário nem essencial para o curso.

Se te quiseres iniciar agora, concordo com o @AshKetshup na sua recomendação da linguagem C. Contudo, não é propriamente a linguagem mais intuitiva em vários aspectos, havendo outras linguagens de programação igualmente boas para te introduzires nos conceitos fundamentais (e.g. Python).

Algo a ter em conta é que, independentemente da linguagem com que te inicies, os conceitos fundamentais são essencialmente os mesmos (salvo algumas excepções, mas isso são contas de outro rosário).

Se quiseres dicas para te iniciares, estamos disponíveis para te dar umas dicas nesse sentido.

Cumprimentos.

Ok obrigado pelo esclarecimento, pensei que era necessário já ter uma pré-formação , irei certamente ver as linguagens que recomendaram. 

Comprimentos.

Francisco.Silva
7 horas atrás, AshKetshup disse:

Boa noite Francisco.
Estou no 3º ano do curso de Engenharia Informática na UBI.

Com base na minha experiência, não precisas de te preocupar muito com bases vindas do secundário, no meu ano de caloiro fui introduzido a programação como se fosse a minha primeira vez na área. Visto que há muita gente que não vem com quaisquer bases.

No entanto se quiseres ir com algum avanço, aconselho a veres algumas de C é uma das linguagem mais completas e consegues aprender bastante com ela, also foi a linguagem com que no meu curso me "introduziram" à programação.

Espero que te tenha ajudado.

Ok muito obrigado , sinto mais aliviado sabendo isso, irei certamente dar uma vista na linguagem no mínimo.

Comprimentos, obrigado pela ajuda

• Vote 1