Jump to content

Pesquisa id num ficheiro para retornar nome

alphasil

Recommended Posts

Boa tarde

Preciso de uma ajuda.

Estou com um ficheiro que tem dados, eu quero ao pôr o id que me devolva o nome.

O problema é que não me está a funcionar corretamente, só funciona a primeira linha. Se ponho 1 dá nome, se ponho 2 o programa dá erro e fecha

Esta é a parte de código que faz isso, sei que o problema está no fscanf e na forma como lê os dados mas não estou a conseguir resolver

Tenho uma estrutura...

while (fscanf(fadmissao, "%s %s\n", f.nint, f.nomecompleto )!= EOF) {
		a = strcmp(f.nint, nint2);
        printf("\n %s %s ", f.nint, f.nomecompleto);

if (a == 0) {
			printf("\nLogin efetuado com sucesso.");
			printf("\nNone: %s.", f.nomecompleto);
        	return 1;
		}
		else{
            printf("\nerro.");
            return 0;
		}
	}

os dados vem num ficheiro *.dat

1 gc 43 432 34 43 342 23 23
2 ies 34 43 2 23 4 34 45 23	

Alguma dica?

gmc11

Olá alphasil,

Secalhar para a próxima será melhor partilhares as estruturas utilizadas e descreveres a estrutura da informação no ficheiro.

Pelo que percebi o ficheiro contêm em cada linha um id(inteiro), nome(string) e um numero variavel de inteiros. Tudo delimitado por espaços.

E a partir de um id introduzido pelo utilizador queres procurar por esse id e mostrar o respetivo nome. Caso não encontre mostra erro.

Caso seja isto o pretendido, os maiores problemas são: 

• quando fazes fscanf não estás a ler a linha completa do ficheiro, o que vai fazer com que os seguintes ciclos continuem a ler os restantes valores da linha anterior.
  • o else deves passa-lo para o fim do ciclo (fora), porque como contêm um return caso não encontres o item na primeira linha não vais deixar continuar a percorrer a leitura do ficheiro.

Aqui está uma sugestão:

while (fscanf(fp, "%d %s %*[^\n]\n", &f.id, f.nomecompleto) == 2)
{
    if (f.id == id)
    {
        printf("Login efetuado com sucesso.\n");
        printf("None: %s.\n", f.nomecompleto);
        return 1;
    }
}

printf("erro.\n");
return 0;

Mantive o fscanf só para não deviar do original, mas é recomendado utilizares outras formas mais seguras e práticas na leitura do ficheiro como por exemplo fgets/sscanf ou fgets/strtok/strtol.
O " %*[^\n]\n" serve para ler e ignorar uma quantidade aleatoria de caracteres até chegar ao '\n' e por fim consumi-lo.
A condição do while é mais correto desta forma porque é possivel falhar muito antes de atingires EOF
Caso não saibas: o fscanf em caso de sucesso retorna o numero de atribuições bem sucedidas (sem contar com os specifiers ignorados com '*'), é a razão do dois.

• Vote 1