Jump to content

ProgressBar com erro

Cesar_PT
Go to solution Solved by ribeiro55,

Recommended Posts

Boa noite.

Ao clicar no Start no Visual Studio abre normalmente o programa.

Ao abrir o programa (.exe) pelo bin/Debug ele apresenta um erro: O incremento não deverá ser chamado se o estilo for Painel Rolante.

Antes eu coloquei um ProgressBar com um Timer, ao chegar a 100% abre o Form Inicio e fecha o atual.

Timer:

Private Sub TimerCountDown_Tick(sender As Object, e As EventArgs) Handles TimerCountDown.Tick
        'Incrementar 1 no intervalo de tempo 150 milésimos de segundo
        ProgressBarSplashScreen.Increment(1)
        If ProgressBarSplashScreen.Value = ProgressBarSplashScreen.Maximum Then
            TimerCountDown.Stop()
            Inicio.Show()
            Me.Close()
        End If
        If ProgressBarSplashScreen.Value > 1 And ProgressBarSplashScreen.Value < 100 Then
            LabelSplashScreen.Text = String.Format("A carregar {0}%", {ProgressBarSplashScreen.Value})
        ElseIf ProgressBarSplashScreen.Value = 100 Then
            LabelSplashScreen.Text = "A carregar {100%}"
        End If
 End Sub

Erro: https://i.postimg.cc/YqPrVxCZ/5RiQb3p.png

Alguém me poderia ajudar por favor?

• Solution

O erro refere-se ao não fazer sentido chamar o Increment, quando o estilo que definiste para a progress bar é Marquee, porque Marquee é um estilo constante.  

A única forma de resolver isso é trocar o estilo de Marquee para Blocks, ou Continuous. Provavelmente foi o que fizeste sem te aperceberes pois nenhuma alteração ao teu código faria a a excepção não ser levantada.  

Em tom de sugestão, (não estou a testar) o teu código poderia traduzir-se por uma forma mais reduzida, como esta:

Private Sub TimerCountDown_Tick(sender As Object, e As EventArgs) Handles TimerCountDown.Tick
    If ProgressBarSplashScreen.Value = ProgressBarSplashScreen.Maximum Then
        TimerCountDown.Stop()
        Inicio.Show()
        Me.Close()
    End If

ProgressBarSplashScreen.Increment(1)
    LabelSplashScreen.Text = String.Format("A carregar {0}%", {ProgressBarSplashScreen.Value})
 End Sub

Agora, numa questão mais filosófica, fará sentido usares uma progress bar temporizada? Não estás a carregar absolutamente nada. Do ponto de vista do utilizador, eu quero ver o teu splash screen o menor tempo possível, nenhum até, de preferência. Se o estás a atrasar por motivos de branding, prefiro não ver a progressbar, a ter que rezar de todas as vezes para que o "carregamento" seja mais rápido: nunca vai ser.

Sérgio Ribeiro

"Great coders aren't born. They're compiled and released"
"Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips"

Boa tarde @ribeiro55.

Sim, eu tinha antes testado com marquee mas depois mudei para blocks, salvei tudo, mas acho que no bin/Debug ainda tinha a versão desatualizada.

Quanto à questão do carregamento, sim eu coloquei um progress bar por 10 segundos, para o utilizador ver o que o programa faz. Mas em cima dele tem um botão para saltar para ir direto para o Form.

E obrigado pela ajuda 😃