Jump to content

Especialização de discussões em torno de temas legais/fiscais

Recommended Posts

Em 27/11/2020 às 09:45, albertosilva disse:

Bom dia a todos os colegas,

Anos de adaptação das nossas aplicações a diferentes requisitos legais e fiscais e evolução desses requisitos, levaram a concentrar em dois tópicos dos foruns do P@P mil-e-uma matérias, que muito dificultam a procura de informação e seguimento de um sub-tópico em particular.

Depois destes anos todos, creio que é fácil enumerar uma lista de foruns ou tópicos pertinentes que fariam sentido ser individualizados em termos de discussão (SAF-T, comunicação com webservices da AT em geral ou individualizado, ATCUD, QRCode, certificação, ...), para além de um tópico de discussão geral relacionada com o tema da fiscalidade nas nossas aplicações. As discussões atuais seriam encerradas, off-topics dentro de cada um dos novos sub-tópicos seriam encaminhados para o tópico específico. A divisão por tópicos seria feito pelo tema fiscal em causa, e nunca pela tecnologia.

Esta é a minha sugestão que deixo aqui e oportunamente tentarei fazer chegar aos administradores do P@P, estando obviamente disponível para contribuir para essa discussão.

EDIT: Criei um tópico novo aqui para não ser discutido aqui.

cc @nunopicado

Boas, 

Não concordo muito com isso (é só a minha humilde minha opinião), porque muitas das vezes, não se consegue dissociar a parte "técnica" da parte teórica, ou se preferires, da parte "legislativa", a AT faz isso em algumas coisas, e a resposta é complicada, porque no Dep. de Legislação dizem o que está na Lei e no Técnico como fazemos as coisas. Aqui temos tudo em no mesmo. Agora que dá trabalho quem quiser iniciar uma APP ir ler tudo o que está para trás, claro que dá, ainda assim, muito menos do que o trabalho que tivemos a fazer e a meter a informação nos Quadros. 

Agora, já sei que isto que vou dizer não é nada Popular, mas como vivemos em Democracia, vou dar a minha opinião da mesma. Nesses 3 quadros ou tópicos, não deveriam ser aceites novos Posts com membros com Reputação inferior a 10 ou a 20. Sei que isto é impopular e mais uma vez não vou ter Likes, só não devo ter DisLikes porque não há lol :D 

Mas a questão, é que se eu aderir agora ao P@P, venho aos quadros, com 1 ou 2 de reputação, e vou colocar questões "básicas" que estão respondidas atrás e vou "poluir" o quadro com coisas que não interessam e com respostas a perguntas repetidas dezenas de vezes. 

Além disso, ter 10 pontos  de Reputação, nada mais é que, ter a aprovação dos PARES. Como tal ninguém deveria ficar ofendido, e já era uma boa maneira de os Quadros ter informação sem estar repetida 10 e 20 vezes. 

As mentes humanas são realmente um local estranho!

2 hours ago, CrominhO said:

Boas, 

Não concordo muito com isso (é só a minha humilde minha opinião), porque muitas das vezes, não se consegue dissociar a parte "técnica" da parte teórica, ou se preferires, da parte "legislativa", a AT faz isso em algumas coisas, e a resposta é complicada, porque no Dep. de Legislação dizem o que está na Lei e no Técnico como fazemos as coisas. Aqui temos tudo em no mesmo. Agora que dá trabalho quem quiser iniciar uma APP ir ler tudo o que está para trás, claro que dá, ainda assim, muito menos do que o trabalho que tivemos a fazer e a meter a informação nos Quadros. 

Agora, já sei que isto que vou dizer não é nada Popular, mas como vivemos em Democracia, vou dar a minha opinião da mesma. Nesses 3 quadros ou tópicos, não deveriam ser aceites novos Posts com membros com Reputação inferior a 10 ou a 20. Sei que isto é impopular e mais uma vez não vou ter Likes, só não devo ter DisLikes porque não há lol :D 

Mas a questão, é que se eu aderir agora ao P@P, venho aos quadros, com 1 ou 2 de reputação, e vou colocar questões "básicas" que estão respondidas atrás e vou "poluir" o quadro com coisas que não interessam e com respostas a perguntas repetidas dezenas de vezes. 

Além disso, ter 10 pontos  de Reputação, nada mais é que, ter a aprovação dos PARES. Como tal ninguém deveria ficar ofendido, e já era uma boa maneira de os Quadros ter informação sem estar repetida 10 e 20 vezes. 

Não há necessidade de separar a parte técnica da legal.

No entanto, não me parece mal separar por tópicos. Por exemplo, o tema QRCode/ATCUD podia ter um tópico (que até já existe um para cada, o que já me parece demais).

Quanto à reputação mínima para publicar, não concordo. Se o pessoal não publicar, como é que vai arranjar reputação? Nos outros tópicos. E esses outros tópicos têm menos dignidade?

Edited by CFreitas
Em 03/12/2020 às 21:52, CFreitas disse:

(...)Quanto à reputação mínima para publicar, não concordo. Se o pessoal não publicar, como é que vai arranjar reputação? Nos outros tópicos. E esses outros tópicos têm menos dignidade?

Claro que não @CFreitas 🙂 , além de ser só a minha opinião acho que percebeste o que eu quis dizer, como de resto acontece em outros fóruns, alguns quadros só estão acessíveis com alguma "reputação" para evitar que os mesmos sejam "poluídos"  ou que o pessoal ande a criar contas (inicia a zero) para fazer perguntas porque é mais fácil do que fazer uma pesquisa nesse quadro. Ninguém falou em dignidade 😕 , de resto isso já me aconteceu num fórum e eu não levei a mal, até agradeci porque estavam a falar de coisas muitos mais especificas e a minha pergunta era muito simples. O que normalmente o pessoal faz em praticamente todos os fóruns, é ocultar/apagar essas mensagens, mas aí voltamos ao mesmo, seria preciso o staff estar a par de todo o conteúdo e andar sempre em cima disto. A aprovação por "Reputação" visa precisamente minimizar isso.   

As mentes humanas são realmente um local estranho!

Não falo pelo staff nem pela equipa de moderação, mas sim a título pessoal.

Compreendo a ideia do uso da reputação noutros fóruns. Todavia, neste caso em particular, confio em pleno nos membros que frequentam este novo quadro no P@P. O fórum tem beneficiado imenso de todos vós e as coisas têm corrido bastante bem sem praticamente nenhuma intervenção externa.

Este quadro agora criado é o vosso novo cantinho na Internet. Cuidem dele e, se precisarem de alguma coisa (e acho que aqui posso-me atrever a falar pelo staff), estaremos cá para vos ajudar e resolver algum problema ;) 

Cumprimentos.

Knowledge is free!