jo3ypx Posted November 18, 2020 at 01:49 AM Report Share #620203 Posted November 18, 2020 at 01:49 AM Bom dia a todos, Encontro-me a desenvolver um software de faturação para um projeto de curso. Já fui ao portal das finanças para verificar os despachos que lá estão sobre a certificação destes programas, verificando que falam de um modelo qualquer que tem de ser preenchido (Modelo 24). Já percorri o portal todo e não consigo encontrar o dito cujo, pensando que se calhar é um mito 😉 A única coisa relevante é entrar na minha área de contribuinte e ver o estado dos pedidos de submissão do Modelo - "Não tem pedidos em curso" (hum 🥴) Tenho várias questões sobre isto, para quem é mais entendido na área do que eu: -Onde está este documento e se eu preciso de pagar alguma coisa para ter o programa certificado. Sei que tem de cumprir aqueles requisitos todos que eles querem, mas não falam nada de pagamentos de certificação... Eu não sou nenhuma empresa de software multimilionária, por isso não me posso comprometer com pagamentos... Ah, e a única versão que eu arranjei do modelo data de 2010 (sendo o último despacho de 2013 ou 2016, coisa menos coisa) e foi também num blog de 2010 -.- -Existem bibliotecas específicas para fazer o parsing de XML, viradas para o node.js/javascript? Já que estou a pensar utilizar estas tecnologias... Quanto ao SAFT-PT, é a coisa mais surreal que eu vi na vida. Montes de tags e pormenores de perder a vista. Sinceramente, não sei como se processa a geração de um documento destes na prática (ligação ao portal das finanças, geração do documento com aquela estrutura, submissão através do programa de faturação...) Todas essas coisas boas 😞 É através de algum WebService manhoso ou API? Eu vi lá tópicos relacionados com isto, mas não sei se é relevante. Sei que o texto é longo e as chances de chegar aqui já a dormir são grandes, mas gostava de opiniões 😄 Link to comment Share on other sites More sharing options...
americob Posted November 18, 2020 at 06:38 AM Report Share #620204 Posted November 18, 2020 at 06:38 AM Basta colocares na pesquisa do Portal das Finanças "Modelo 24" e depois em entrega que vais para aqui: https://www.portaldasfinancas.gov.pt/pt/entregaM24.action (é necessário senha para fazer login). Não se tem de pagar nada. É só entregar, e vais ser contactado para enviar documentação, SAFT's, etc. Só depois é marcada reunião presencial (nesta altura não sei se sim) para demonstração das funcionalidades e testagem. Sim, a única versão que existe deve ser de 2010, nunca precisou de ser alterada. O SAF-T já vai na versão 1.04.01, já tem mais de uma década, e o "monstro" foi crescendo ao longo do tempo. É normal que quem chega agora ache uma aberração. Vai lendo os tópicos associados neste fórum desde o seu início que vais conseguir perceber como ele evoluiu. Link to comment Share on other sites More sharing options...
antseq Posted November 18, 2020 at 05:39 PM Report Share #620221 Posted November 18, 2020 at 05:39 PM Em Maio fiz um resumo do processo de certificação, pode ser que ajude:https://www.portugal-a-programar.pt/forums/topic/78345-processo-de-certificação-de-software/?do=findComment&comment=618277 * deve faltar mencionar as "novidades/informações" mais recentes dos QRCODE's, Certificação de Séries (adiada), ATCUD (adiado) Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts