Jump to content

Recommended Posts

Posted

Bem, encontrei esta notícia nos meus e-mails não lidos e fiquei surpreso. Já sabia que a China tinha um crescimento económico anual bastante considerável, mas não suspeitava que o investimento na área da tecnologia fosse tão grande.

Leiam e já vão ver o porque desta minha reflexõa:

A IDC estima que o Tio Sam já foi ultrapassado pelos sobrinhos de Mao Zedong. Tudo porque a China já exporta mais bens e serviços tecnológicos que os EUA.

Segundo um estudo da IDC, em 2004, os EUA terão exportado cerca de 149 mil milhões de dólares (cerca de 120 mil milhões de euros), o que correspondeu a um crescimento substancial face a 2003, ano em que as exportações “tecnológicas” terão ascendido a 139 mil milhões de dólares (cerca de 111 mil milhões de euros).

Ora, em 2004, a China terá exportado cerca de 180 mil milhões de dólares em produtos e serviços tecnológicos (aproximadamente 144 mil milhões de euros). A inversão de papéis não será alheia ao crescendo de importações dos EUA originárias da China.

Segundo a IDC, 27% das importações de produtos e serviços tecnológicos dos EUA são provenientes da China. Em 2000, as importações da China não iam além dos 10%.

Ainda assim, nos mercados totais – importações mais exportações - os EUA continuam a liderar, com 375 mil milhões de dólares (cerca de 300 mil milhões de euros) em 2004. No mesmo ano a soma de exportações e importações chinesas estava aavaliada em 325 mil milhões de dólares (cerca de 260 mil milhões de euros).

Fonte: Infortech LiveMessage Alerts

Bem, isto pode nem ser assim tão novidade para muitos de vocês, mas eu acho isto um pouco preocupante. Se pensarmos a nível de aplicações de programação, penso que vamos ter um salto considerável no numero de programadores chineses nos próximos 10 anos. Vou ver se crio um forum em chinês para o pessoal da programação chinesa vir dar uma olhadela. China@Programming.org.....

Posted

bem visto, mas isso já se previa, a partir do momento que os produtos de pequeno valor vendidos pela China e que Portugal tanto compra e que a população por baixo custo consegue o que quer mesmo que o material nao seja de grande categoria pelo menosdá confiança aos produtos de origem chinesa e todos sabemos que a nivél Asiático aquelas mentes para tecnologia é muito boa, não vejo qualquer problema, porque o problema está em nós em vermos os STATES como os GRANDES e como os melhores.