Jump to content

Assinatura digital PDF

Morfas3

Recommended Posts

Boa tarde,

Implementei a assinatura digital com chave móvel a uns anos, na altura era necessário cumprir uns certos requisitos para iniciar o desenvolvimento, por exemplo: necessário o registo e activação da chave móvel no ambiente de pré-produção da AMA.

Aconselho-te a entrares em contacto com a AMA para saber quais os passos a seguir.

Cumps.

8 minutes ago, gatpereira said:

Boa tarde,

Implementei a assinatura digital com chave móvel a uns anos, na altura era necessário cumprir uns certos requisitos para iniciar o desenvolvimento, por exemplo: necessário o registo e activação da chave móvel no ambiente de pré-produção da AMA.

Aconselho-te a entrares em contacto com a AMA para saber quais os passos a seguir.

Cumps.

Boas, 

Obrigado pela resposta, eu ja estou a invocar o serviço deles, ja activei a chave movel, já assino e tudo.

O problema que me deparo é que o pdf aparece com erros a informar que foi alterado ou corrupto, o que me leva a querer que ou estou a construir mal o hash do documento que é enviado para eles, ou estou a inserir erradamente a assinatura no pdf ou entao eles estão a retornar mal a assinatura.

Mas estou mais inclinado para a 1º hipotese.

• 4 months later...
12 minutes ago, IRlyDunno said:

Olá @Morfas3

Conseguiste ter algum sucesso neste projeto de assinatura com a CMD?
Seria possível partilhares como estas a invocar o serviço, ou onde tem a documentação para tal?

Consegui ter sucesso sim,

A invocação do serviço da ama não foi propriamente o problema, mas diz me onde tas a ter problema.

Eu usei o Itext7 para assinar o documento.

• 1 month later...

bom dia,
estou a tentar implementar uma solução C# onde seja possivel assinar documento com base na chave movél digital (sem recurso ao CC).
no SDK disponibilizado não é possivel fazer isto sem um CC no leitor e a propria AMA já comunicou que essa funcionalidade não está dísponivel

Pelo que entendi @Morfas3 é que conseguiu alcançar com sucesso esta solução de assinatura  de documentos com CMD, é isso?

• 2 weeks later...

Pois mas sem ter a documentação/wsdl dos serviços e credencias para acesso ao serviço, não consegue fazer nada.

O meu contacto com a ama foi a partir de um cliente para onde trabalhei. E sim eles também se queixaram do tempo de resposta.

Se calhar o que está a tentar usar é biblioteca que eles disponibilizam para conectar o cartão de cidadão ou estou errado? 

Viva @reznor,

Também estou a encontrar alguns problemas com o itext..

Quando fazes 

SignDetached(IExternalSignature externalSignature, X509Certificate[] chain, ICollection<ICrlClient> crlList, IOcspClient ocspClient, ITSAClient tsaClient, int estimatedSize, CryptoStandard sigtype)

o "externalSignature" é a nossa hash assinada, a "chain" são os certificados de conta de assinatura e o "CryptoStandard sigtype" é igual a DigestAlgorithms.SHA256 ?
Isto é suficiente?

têm de usar o singdeferred

using (PdfReader reader = new PdfReader("_nome_ficheiro"))
            {
                using (FileStream fileStream = new FileStream($"_nome_ficheiro_assinado_ouput", FileMode.Create))
                {
                    Org.BouncyCastle.X509.X509Certificate[] chain = this.getUserCertificateChain(userBasePath);
                    PdfSigner signer = new PdfSigner(reader, fileStream, new StampingProperties());
                    IExternalSignatureContainer external = new MyExternalcontainer(signature, chain.ToList());
                    PdfSigner.SignDeferred(signer.GetDocument(), Signature_Field_Name, fileStream, external);

fileStream.Close();
                    fileStream.Dispose();
                }
                reader.Close();
            }

• Thanks 1

Mas antes de aplicarem a assinatura no documento, no momento de  ir buscar o hash do documento têm de "desenhar" uma assinatura em branco no pdf isto para não terem o problema que tive que quando abria o pdf dizia me que a assinatura era inválida.

No myexternalContainer é preciso implementar este método

public byte[] Sign(Stream inputStream)
        {
            PdfPKCS7 sgn = new PdfPKCS7(null, certificado.ToArray, "SHA256", false);
            sgn.SetExternalDigest(this.SignedHash, null, "RSA");
            return sgn.GetEncodedPKCS7();
        }

vou tentar perceber o que foi feito na assinatura em branco porque isso é um passo anterior de aplicar assinatura