Jump to content
LRMud

Dúvidas antes de iniciar projecto em Access

Recommended Posts

LRMud

Boa noite

Preciso de fazer um projecto de base de dados, onde a principal prioridade é que o programa possa ser usado por vários utilizadores em simultâneo, cerca de 5 ou 6 pessoas.

Estes multi-utilizadores, terão de ter acesso ao programa fora do escritório e o programa poderá ser instalado no NAS da empresa ou numa cloud, não sei bem qual a melhor maneira.

A questão que me preocupa é saber se o Access está automaticamente preparado para multi-utilizadores, ou se para realizar um programa com multi-acessos torna-se complicado e se está acessível a alguém que há muitos anos mexeu em Access, mas sempre para coisas menores.

Obrigado pela ajuda que me poderem dar, de forma a poder encontrar o melhor caminho para o projecto.

Cerzedelo
10 horas atrás, LRMud disse:

Boa noite

Preciso de fazer um projecto de base de dados, onde a principal prioridade é que o programa possa ser usado por vários utilizadores em simultâneo, cerca de 5 ou 6 pessoas.

Estes multi-utilizadores, terão de ter acesso ao programa fora do escritório e o programa poderá ser instalado no NAS da empresa ou numa cloud, não sei bem qual a melhor maneira.

A questão que me preocupa é saber se o Access está automaticamente preparado para multi-utilizadores, ou se para realizar um programa com multi-acessos torna-se complicado e se está acessível a alguém que há muitos anos mexeu em Access, mas sempre para coisas menores.

Obrigado pela ajuda que me poderem dar, de forma a poder encontrar o melhor caminho para o projecto.

Bom dia,

Sim é possível tornar o access multi-utilizador e compartilha-lo na rede, ver as notas da própria Microsoft em https://support.microsoft.com/pt-br/office/maneiras-de-compartilhar-um-banco-de-dados-da-área-de-trabalho-do-access-03822632-da43-4d8f-ba2a-68da245a0446

Agora não é o método mais eficaz de se ter uma base de dados compartilhada, na medida em que, o access não é um servidor de base de dados.

O ideal será usar um servidor de base de dados quer pela sua operacionalidade, escalabilidade, rapidez e já se encontrar adequado a multi-utilizadores, multi-operações.

De entre os servidores de bases de dados tem o sqlserver da Microsoft tem uma versão grátis, o mysql grátis, o mariaDb grátis e um fork do mysql, o postgresql grátis entre outros.

O que pode ser eventualmente um problema é ter de criar uma interface para introduzir e manipular os dados, pois convenhamos, não será muito prático manipular os dados dentro do próprio servidor da base de dados.

Mas para isso pode utilizar o SharePoint, ou outra linguagem web, sendo que existem programas, que permitam aceder à base de dados.

• Vote 1

LRMud

Obrigado pela reposta, pelo que me refere, percebo que o SQL poderá servir apenas para construir as bases de dados e depois, poderei utilizar outro programa para aceder e manipular os dados, bem como a forma como os visualizar.

É bastante interessante mas penso que me irá obrigar a ter de aprender bastantes coisas que não domino mesmo, de qualquer das forma é uma boa sugestão para aprofundar um pouco mais sobre o assunto e ver se estará ao meu alcance :-) Penso até que o próprio excel poderá aceder a bases de dados SQL, só não sei se resolverá o problema. Obrigado

Cerzedelo
44 minutos atrás, LRMud disse:

Obrigado pela reposta, pelo que me refere, percebo que o SQL poderá servir apenas para construir as bases de dados e depois, poderei utilizar outro programa para aceder e manipular os dados, bem como a forma como os visualizar.

É bastante interessante mas penso que me irá obrigar a ter de aprender bastantes coisas que não domino mesmo, de qualquer das forma é uma boa sugestão para aprofundar um pouco mais sobre o assunto e ver se estará ao meu alcance 🙂 Penso até que o próprio excel poderá aceder a bases de dados SQL, só não sei se resolverá o problema. Obrigado

O SQL é a linguagem que permite as operações na base de dados. E com algumas pequeníssimas diferenças é universal à grande maioria dos sistemas de gestão de base de dados (SGBD) ditos relacionais. Ex: sqlserver, mysql, mariaDB entre outros. Se conhecer os comandos sql conseguirá realizar as operações em todos eles. Poderá  começar por aqui para ir aprendendo os comandos, não  são assim muitos, https://www.w3schools.com/sql/sql_ref_keywords.asp para as operações  mais comuns serão o INSERT, DELETE, UPDATE e SELECT.

O SGBD e o sistema que lhe permite gerir a base de dados e todas as ligações e operações sobre a base de dados. Basta instalar o SGBD para já poder criar e operar as base de dados desde que tenha conhecimentos de sql.

Depois existem programas de frontend que facilitam a vida ao operador tornando mais simples efectuar as referidas operações, um dos que mais se tem falado ultimamente, por permitir aceder a vários SGBD é o DBeaver, tem uma versão grátis, https://dbeaver.com/edition/

No Vosso caso se tiverem uma licença do SharePoint podem utilizar para aceder via cloud a uma base de dados, por ex: sqlserver por serem ambas da Microsoft.

No caso do office, e o excel em particular, também é possível liga-los a uma base de dados. Não sei se será o mais adequado para acederem em simultâneo a vários utilizadores.

Por ultimo poderiam criar um servidor web na Vossa empresa, por exemplo com o (apache/mysql/php) existem muitos tutorias pela net a ensinar a fazer, depois através de port-forwarding do router ligar a rede interna à internet, depois criar páginas web, por ex: com php e sql, que lhe permitem aceder e manipular os dados na base de dados (exemplo pagina da AT). Têm de ter cuidado com a segurança.

pc.cesar

que tipo de base de dados pretendes criar?, 

Se for uma bd simples, a forma mais segura é criares é em mysql e PHP ou seja criares um Website para o efeito.
Utilizo com frequência criando assim intranet's ligadas a softwares e de resposta rápida.. sem ter de me preocupar com acessos ou ligações remotas e software de sincronismo