Joel Garcia da Costa Posted July 28, 2020 at 04:40 PM Report Share #618916 Posted July 28, 2020 at 04:40 PM Prezados, bom dia! Quando realizava consultas no Access, para buscar um nome específico ou parte dele, eu usava este comando, na linha de critério: Like * & [Entre nome:] & * , onde o usuário, ao realizar a consulta lhe era solicitado uma condição, através de uma caixa de mensagem, para no caso, exibir uma consulta que contenha uma parte do nome. Hoje estou tendo que criar um banco de dados no Base do Libre Office, pois na prefeitura que trabalho não roda o Office da Microsoft, e preciso justamente deste recurso para facilitar a consulta do servidores que estarão cadastrados no banco de dados, mas não consigo fazer. Não manjo muito de SQL, mas acredito que dê para fazer com ele também. Quem puder me dar uma mãozinha, de antemão eu agradeço! Abs., Link to comment Share on other sites More sharing options...
Cerzedelo Posted July 28, 2020 at 06:20 PM Report Share #618919 Posted July 28, 2020 at 06:20 PM 1 hora atrás, Joel Garcia da Costa disse: Prezados, bom dia! Quando realizava consultas no Access, para buscar um nome específico ou parte dele, eu usava este comando, na linha de critério: Like * & [Entre nome:] & * , onde o usuário, ao realizar a consulta lhe era solicitado uma condição, através de uma caixa de mensagem, para no caso, exibir uma consulta que contenha uma parte do nome. Hoje estou tendo que criar um banco de dados no Base do Libre Office, pois na prefeitura que trabalho não roda o Office da Microsoft, e preciso justamente deste recurso para facilitar a consulta do servidores que estarão cadastrados no banco de dados, mas não consigo fazer. Não manjo muito de SQL, mas acredito que dê para fazer com ele também. Quem puder me dar uma mãozinha, de antemão eu agradeço! Abs., No Libreoffice Base a wildcard do comando Like é: .... LIKE '% letra a pesquisar ou nome %' Exemplo em SQL : SELECT * FROM "dados" where "nome" LIKE '%joão%' 2 Report Link to comment Share on other sites More sharing options...
Joel Garcia da Costa Posted July 28, 2020 at 06:35 PM Author Report Share #618920 Posted July 28, 2020 at 06:35 PM 8 minutos atrás, Cerzedelo disse: No Libreoffice Base a wildcard do comando Like é: .... LIKE '% letra a pesquisar ou nome %' Exemplo em SQL : SELECT * FROM "dados" where "nome" LIKE '%joão%' Meu caro, muito obrigado pela resposta! Contudo, eu gostaria que o usuário pudesse entrar com o parâmetro, no caso do comando Like ou outro similar, tal ocorre no Access, como no exemplo abaixo, de um programa que eu fiz há vários anos: Abs., Link to comment Share on other sites More sharing options...
Solution Cerzedelo Posted July 29, 2020 at 10:10 AM Solution Report Share #618928 Posted July 29, 2020 at 10:10 AM 15 horas atrás, Joel Garcia da Costa disse: Meu caro, muito obrigado pela resposta! Contudo, eu gostaria que o usuário pudesse entrar com o parâmetro, no caso do comando Like ou outro similar, tal ocorre no Access, como no exemplo abaixo, de um programa que eu fiz há vários anos: Abs., Para conseguir o que pretende crie uma consulta pelo modo design, seleccione o campo ou campos que pretende pesquisar e no campo onde pretende passar o parâmetro no critério insira o comando: LIKE '%' ||:Escolha_um_nome || '%', em que :nome é o nome do parâmetro que pretende colocar. No exemplo que mostra poderia colocar: Entre logradouro Exemplo: campos. Atenção que o nome do parâmetro não pode conter espaços. Mas o mais prático, é clicar no botão do menu activar/desactivar design e passar para a vista SQL, verá a seguinte sintaxe, isto no meu exemplo: SELECT "ID", "nome", "morada" FROM "dados" WHERE "nome" LIKE '%' || :Escolha_um_nome || '%' 2 Report Link to comment Share on other sites More sharing options...
Joel Garcia da Costa Posted July 29, 2020 at 10:36 AM Author Report Share #618929 Posted July 29, 2020 at 10:36 AM (edited) 29 minutos atrás, Cerzedelo disse: Para conseguir o que pretende crie uma consulta pelo modo design, seleccione o campo ou campos que pretende pesquisar e no campo onde pretende passar o parâmetro no critério insira o comando: LIKE '%' ||:Escolha_um_nome || '%', em que :nome é o nome do parâmetro que pretende colocar. No exemplo que mostra poderia colocar: Entre logradouro Exemplo: campos. Atenção que o nome do parâmetro não pode conter espaços. Mas o mais prático, é clicar no botão do menu activar/desactivar design e passar para a vista SQL, verá a seguinte sintaxe, isto no meu exemplo: SELECT "ID", "nome", "morada" FROM "dados" WHERE "nome" LIKE '%' || :Escolha_um_nome || '%' Meu caro, bom dia! Pois é justamente isso que eu necessitava! Muito obrigado! Não encontrei esta informação em nenhum lugar na internet. PS.: Não sei informar que o tópico está resolvido. Abs., Edited July 29, 2020 at 10:40 AM by Joel Garcia da Costa Resolvido Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts