paulosergioduff Posted July 24, 2020 at 02:14 PM Report Share #618881 Posted July 24, 2020 at 02:14 PM Ano que vem, pretendo trabalhar e morar em Portugal. Atualmente trabalho como desenvolvedor freelancer no Brasil. Já trabalhei em empresas, uma delas start-up, e também como pessoa jurídica (que aqui no Brasil é como se você como prestador de serviços fosse uma empresa). Sempre que vou buscar dicas do mercado PHP, sempre acabo achando o que chamamos de básico, B-A-BA, "dever de casa", essas coisas. Coisas como preencher direito o linkedin, se portar nas entrevistas, ter conhecimento técnico, falar bem inglês, essas coisas. O que quero saber, indo bem direto ao ponto, é se mercado PHP em Portugal ainda é aquecido! Procuro especificamente a vaga de Junior, talvez uma vaga de Laravel, Wordpress ou quem sabe apenas o cargo genérico de desenvolvedor PHP. Claro que tenho feito pesquisas no Linkedin, mas os resultados não me dizem a percepção que os portugueses tem do mercado PHP aí. Perguntas sempre surgem como "Qual é o nível da entrevista para vaga de Junior?"; "O inglês tem que ser impecável?"; "Tem que dominar arquitetura DDD?"; "Tem que saber implementar todos os design patterns?"; "Como são os testes por escrito?";....são muitas dúvidas que surgem, que pesquisas no linkdin ou youtube não vão ajudar. Já cometi o erro por exemplo, de iniciar os estudos em outra linguagem, até notar que para transferir a experiência em linguagem por outra, ainda sim teremos muita deficiência no processo. O ideal seria eu continuar os estudos no PHP, para quando eu estiver muito avançado, bem no mercado, se for conveniente, eu tentar ser Junior em outra tecnologia. Cometi esse erro ao simplesmente julgar as oportunidade pela quantidade de vagas, ao invés de escolher como critério, a tecnologia que mais conheço. Então? Qual a percepção de vocês sobre o mercado de trabalho de PHP em Portugal? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rui Carlos Posted July 29, 2020 at 09:14 PM Report Share #618937 Posted July 29, 2020 at 09:14 PM Não estou directamente por dentro do mercado PHP, mas de conversas com colegas a ideia que tenho é que ainda há bastante procura por PHP, e que o nível de exigência do mercado não é muito elevado. Tenho também ideia que é mais frequente fazerem-se perguntas sobre determinadas frameworks/CMSs e bases de dados, do que perguntas de DDD ou design patterns. Convém conhecer estes conceitos, é claro, mas não me parece que seja nisso que as entrevistas focam, sobretudo para posições júnior. 1 Report Rui Carlos Gonçalves Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts