DarkKnight Posted July 16, 2020 at 03:53 PM Report Share #618805 Posted July 16, 2020 at 03:53 PM public static boolean fazerJogada (char simbolo) { Scanner teclado= new Scanner(System.in); try { System.out.println("Insira a linha onde quer jogar") ; int linha =teclado.nextInt(); if( linha>3 || linha <1) { return false; } System.out.println("Insira a coluna onde quer jogar") ; int coluna =teclado.nextInt(); if( coluna>3 || coluna <1) { return false; } } catch(Exception e) { System.out.println("Fora dos limites do tabuleiro"); } } Boa tarde. Tenho uma dúvida:Este pedaço de código do meu jogo do galo dá erro na assinatura do método, pois diz que o mesmo não pode ser boolean( aconselha a ser void). Podem me ajudar a ver o que se passa?Estou a usar as excepções pela primeira vez, Cumprimentos Link to comment Share on other sites More sharing options...
iron Posted July 16, 2020 at 09:44 PM Report Share #618807 Posted July 16, 2020 at 09:44 PM (edited) Dado que o método diz que o tipo de retorno é boolean, terás de retornar um boolean. Como tu no catch imprimes na consola, o teu código irá continuar a sua execução. Se quiseres que ele pare, deverás lançar uma excepção para ele parar de executar as restantes instruções. E a seguir a isso, não fazes mais nada. Não deverás ter de retornar algo? Podes dar uma vista de olhos a isto para tentares perceber um pouco melhor as excepções:https://www.tutorialspoint.com/java/java_exceptions.htm Edited July 16, 2020 at 09:46 PM by iron Cumprimentos, iron Link to comment Share on other sites More sharing options...
MMonteiro Posted July 20, 2020 at 01:17 PM Report Share #618824 Posted July 20, 2020 at 01:17 PM No fim tem de levar um return porque se nao entrar naquelas duas condições vai até ao fim da função e tem de retornar algo true ou false Link to comment Share on other sites More sharing options...
DarkKnight Posted July 20, 2020 at 01:25 PM Author Report Share #618825 Posted July 20, 2020 at 01:25 PM Obrigado pessoal.Já corrigi. Imprementei mal a exceção, não era nada daquilo. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts