Jump to content
sam78

Tecnologias/Skills de Programação com mais demanda / mais recrutadas em Portugal agora

Recommended Posts

sam78

Olá pessoal da programação... Qual destes 5 skills/tecnologias está com maior demanda ( estão recrutando mais) neste momento em Portugal?
1. .NET
2. JAVA
3. OUTSYSTEMS
4. COBOL
5. CLOUD

XsTeAl

Não conheço o mercado a 100%, mas pelo que me vai aparecendo no LinkedIn, diria que é .NET e Outsystems.

Se estivermos a falar de outros países, se calhar já se altera um pouco a linguagem com mais procura. Python, PL/SQL, ... (exemplos que não mencionaste no teu post)

Rui Carlos

Não estou de todo por dentro do mercado português, mas acharia estranho que houvesse mais procura por OutSystems do que Java (uma pesquisa rápida no LinkedIn parece confirmar que o Java é bem mais popular).

Em termos internacionais, JavaScript tem muita procura, não sei como está em Portugal.  Pessoalmente não gosto de front-end, mas parece-me que é uma áreas com grande desfasamento entre oferta e procura (pelo menos em níveis não-júnior).  Python também tido muita procura, mas está muitas vezes associada a machine learning e afins (i.e. são posições onde não basta saber Python).

david004

Boas, gostaria de saber quais destas áreas actualmente tem mais saídas em Portugal:

Java;
.NET;
Plataforma OutSystems;
Cloud;
Redes e Operação de Segurança;
Cobom;

Já agora gostaria de saber quais as funções que desempenha um profissional de cada uma dessas áreas.

david004

Sim eu reparei, mas nao tem lá a resposta a uma das minhas duvidas.

Rui Carlos

[Tópicos unidos, visto que cobrem assuntos idênticos.]

Relativamente à segunda parte da questão, é difícil de responder, visto que listas essencialmente tecnologias.  Mas em Java, .Net e OutSystems deves encontrar muitas ofertas para desenvolvimento de aplicações.  Para Cobol deves ter essencialmente posições para "manutenção" de sistemas legados.  Ligado às Redes tens funções de administração de sistemas e gestão de redes.  Cloud é uma área demasiado abrangente, depende muito das competências que se tem.