Jump to content

Instalar Linux em hardware antigo


Rui Pedro Pereira
 Share

Recommended Posts

Rui Pedro Pereira

Bom dia. Chamo-me Rui Amador e venho aqui pedir ajudar para ver se posso reaproveitar um pc velhinho. Tenho um Samsung N145PLUS com um processador Intel(R) Atom CPU N455 1.66GHz 1.67GHz, com 1GB RAMe um disco C com 111GB e uma partição de segurança de 120GB. O computador tem o windows 7. Queria saber se posso meter uma versão linux que não seja muito comilona, que se adapte bem a esta máquina, para o poder usar no dia a dia( navegação web, office, utilização da plataforma ZOOM, Teams, MEET) , ver vídeos... . Ou seja, dar nova vida a um velhinho.

O meu velhinho tem solução?

Obrigado pela atenção.

Rui Pereira

Link to comment
Share on other sites

Uso maioritariamente Linux em modo servidor, mas em geral diria que não é difícil configurar o Linux para ser leve.  O problema que vejo são as aplicações que pretendes usar.  O LibreOffice não é assim muito leve, e o Zoom igualmente (se bem que uso Zoom maioritariamente em macOS).

Link to comment
Share on other sites

danisanti

É possível. Recomendo o Manjaro Linux e é importante instalares o pacote de AUR zramswap. Ele vai permitir aumentar o teu 1GB de RAM, que é o que te deve impedir de correr um Desktop.

Recomendo que o teu /etc/zramswap.conf tenho como valor de percentagem 200 (no mínimo)

Link to comment
Share on other sites

leandro.br

pode vir a utilizar o debian-xfce, utilizei por dois anos em um notebook acer aspire de 1gb porém tive de fazer um upgrade de memoria para 2gb

leandro

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.