Jump to content
Diogo Magro

Web Scraping/Crawler - Legal ou ilegal?

Recommended Posts

Diogo Magro

Boas,

Vou tentar ser o mais breve e objetivo a contextualizar-vos antes de passar às minhas dúvidas.

O meu objetivo é recolher informação de produtos de sites específicos. Apenas seria recolhida informação pública desses sites, isto é, informação acessível sem a necessidade de login. O objetivo final para com a informação recolhida seria publicar uma aplicação web com ferramentas de comparação dos produtos dos vários sites.

Já li as políticas de privacidade dos vários sites "alvo" e nenhum tem informação que proíba a utilização de "robots", no entanto todos têm "COPYRIGHT 2020 ... TODOS OS DIREITOS RESERVADOS".

Dúvidas:

1. Caso o site não tenha política de privacidade que proíba o uso de "robots" a recolha de informação por este meio é legal?
  2. Caso a resposta ao ponto 1 seja positiva, os copyrights impedem que exponha a informação recolhida publicamente?

Obrigado desde já pela atenção!

Rúben Periquito Developer
15 horas atrás, Diogo Magro disse:

Boas,

Vou tentar ser o mais breve e objetivo a contextualizar-vos antes de passar às minhas dúvidas.

O meu objetivo é recolher informação de produtos de sites específicos. Apenas seria recolhida informação pública desses sites, isto é, informação acessível sem a necessidade de login. O objetivo final para com a informação recolhida seria publicar uma aplicação web com ferramentas de comparação dos produtos dos vários sites.

Já li as políticas de privacidade dos vários sites "alvo" e nenhum tem informação que proíba a utilização de "robots", no entanto todos têm "COPYRIGHT 2020 ... TODOS OS DIREITOS RESERVADOS".

Dúvidas:

1. Caso o site não tenha política de privacidade que proíba o uso de "robots" a recolha de informação por este meio é legal?
  2. Caso a resposta ao ponto 1 seja positiva, os copyrights impedem que exponha a informação recolhida publicamente?

Obrigado desde já pela atenção!

se a informação é pública porque seria proibido?

Rúben Periquito 

Diogo Magro
54 minutos atrás, Rúben Periquito Developer disse:

se a informação é pública porque seria proibido?

A informação é pública sim, mas a minha questão é sobre a maneira como a vou obter e se posso utilizar essa informação numa aplicação minha uma vez que os sites têm todos os direitos reservados..

Rúben Periquito Developer
1 minuto atrás, Diogo Magro disse:

A informação é pública sim, mas a minha questão é sobre a maneira como a vou obter e se posso utilizar essa informação numa aplicação minha uma vez que os sites têm todos os direitos reservados..

então sugiro que entre em contacto com os respectivos sites acerca dessa questão, basta pesquisar o contacto deles (normalmente está no rodapé do site em questão) se não tiver recorra ao google, muitos dos sites apenas exigem uma referencia na mensagem que copia, aconselho-o a contactar os detentores do site em questão, fica sempre mais esclarecido

• Vote 1

Rúben Periquito 

Rui Carlos

Acho que isto não é um ponto a procurar na política de privacidade, mas sim nos termos de uso (ou similar).

Adicionalmente, diria que depende do tipo de conteúdo.  Por exemplo, se estiveres a extrair preços, nomes de produtos, especificações, etc., duvido que os mesmos estejam protegidos por direitos de autor (para fotos, ou até descrições mais elaboradas, a coisa será diferente).

Uma última nota: Em questões de direitos de autor por omissão deves assumir que não podes copiar os dados.  Se não te for dito que podes copiar, deves assumir que não podes copiar (e nunca o contrário).

M6

A técnica em si não creio ser ilegal.
A utilização da informação recolhida é que poderá ter limitações.

A questão da informação ser pública, não elimina os direitos existentes.
As marcas, logótipos, etc. estão protegidos pela lei, são propriedade dos seus detentores legais, normalmente empresas.
Os preços não me parece que caiam sobre qualquer restrição, mas, sinceramente não tenho a certeza.
Embora a questão dos direitos legais, direitos de autor, propriedade intelectual, etc. existam, também existe o direito a fazer referência aos produtos, por exemplo, se tens uma aplicação que exporta para Excel, podes fazer referência de que o ficheiro é compatível com Microsoft Excel e que o produto é propriedade da Microsoft.

Para saberes mais podes ler aqui: https://euipo.europa.eu/ohimportal/en/web/observatory/faqs-on-copyright-pt

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."