francisco esley Posted June 19, 2020 at 06:57 PM Report #618452 Posted June 19, 2020 at 06:57 PM Estou realizando um trabalho onde é pedido isso: O sistema a ser construído necessitará atender aos requisitos funcionais abaixo: 1 - Possuir a sua identificação (RA-Nome-Curso) 2 - Possuir um menu de opção. 2.1 - Incluir o registro das obras. 2.2 - Listar todos os livros. 2.3 - Listar todas as revistas. 2.4- Listar as obras por caixa. Porém o meu código está com um problema de que quando eu dou um espaço na hora de cadastrar, ele armazena a informação correta porém lê de forma errada.Suponhamos que eu queira cadastrar o título e o autor de uma certa obra, tenho então os campos Autor e Título do livro do livro, certo? Porém quando dou um espaço entre primeiro e segundo nome eles ficam separados na hora da leitura do arquivo txt, por exemplo: ao invés de ficar "Autor: Francisco Esley (meu nome) e Título do livro: Engenharia de software", ele lê certo até o espaço e depois vai para a outra variável ficando assim: "Autor: Francisco Título do livro: Esley". Não sei mais o que fazer... Aqui está o código que desenvolvi para darem uma olhada: void menu(){ printf ("\n\n1 - Cadastrar\n"); printf ("2 - Listar todos os livros.\n"); printf ("3 - Listar todas as revistas.\n"); printf ("4 - Listar as obras por caixa.\n"); printf ("0 - Sair\n"); } FILE* AbreArquivo(char modo, char caminho[100]){ FILE *arquivo; switch(modo){ case 'g': arquivo = fopen(caminho,"wt"); break; case 'l': arquivo = fopen(caminho,"rt"); break; case 'a': arquivo = fopen(caminho,"a"); break; } if(arquivo==NULL){ printf("Nao foi possivel abrir o arquivo"); exit(0); } return arquivo; } void FecharArquivo(FILE *arquivo){ fclose(arquivo); } void Cadastra(char titulo[70],char editora[70], char autor[70], int caixa, int ano, int ISBN){ FILE *arquivo; arquivo = AbreArquivo('a', "mapa.txt"); fprintf(arquivo, "%s %s %s %d %d %d\n", titulo, autor, editora, caixa, ano, ISBN); FecharArquivo(arquivo); } void CadastraRevista(char titulo[70],char editora[70], char autor[70], int caixa, int ano, int ISBN){ FILE *arquivo; arquivo = AbreArquivo('a', "mapa.txt"); fprintf(arquivo, "%s %s %s %d %d %d\n", titulo, autor, editora, caixa, ano, ISBN); FecharArquivo(arquivo); } void Listar(){ FILE *arquivo; char titulo[70]; char autor[70]; char editora[70]; int caixa; int ano; int ISBN; arquivo = AbreArquivo('l',"mapa.txt"); while(!feof(arquivo)){ fscanf(arquivo,"%s %s %s %d %d %d ", &titulo, &autor, &editora, &caixa, &ano, &ISBN); setbuf(stdin,NULL); for(int i=0; i<120; i++)printf ("*"); printf("\n\nTitulo: %s - Autor: %s - Editora: %s - Caixa: %d - Ano: %d - ISBN: %d\n\n\n", titulo,editora ,autor , caixa, ano, ISBN); } FecharArquivo(arquivo); } int main(){ char titulo[70]; char autor[70]; char editora[70]; int caixa; int ano; int ISBN; int opcao; menu(); do{ printf("\nDigite uma opcao: "); scanf("%d", &opcao); system("cls"); switch(opcao){ case 1: printf("\nDigite o titulo: "); setbuf(stdin,NULL); scanf("%[^\n]s",titulo); printf("\nDigite o autor: "); setbuf(stdin,NULL); fgets(autor,70, stdin); printf("\nDigite o editora: "); setbuf(stdin,NULL); fgets(editora, 70,stdin ); printf("\nDigite a caixa: "); scanf("%d", &caixa); printf("\nDigite o ano: "); scanf("%d", &ano); printf("\nDigite o ISBN: "); scanf("%d", &ISBN); Cadastra(titulo, autor, editora, caixa, ano, ISBN); system("pause"); break; case 2: Listar(); system("pause"); break; case 3: Listar(); system("pause"); break; case 4: Listar(); system("pause"); break; case 5: printf("Finalizando......\n"); system("pause"); exit(0); default: printf("\n\nOpcao invalida! Tente Novamente!\n\n"); system("pause"); } }while(opcao!=3); return 0; }
M6 Posted June 19, 2020 at 10:53 PM Report #618455 Posted June 19, 2020 at 10:53 PM O ficheiro mapa.txt não guarda a informação da forma como correta como julgas. Efetivamente guarda tudo, mas devias ter uma linha por registo, e vais ficar com umas 4 linhas por registo, o que é errado. Isso acontece porque não limpas o cr/lf do input do utilizador. Quando vais ler a informação do ficheiro, a linha não tem a estrutura que acreditas ter, e por isso ficas com a leitura "estragada". Eliminas o "new line" do input do utilizador (nas strings) e em principio deverás ter o problema resolvido. 10 REM Generation 48K! 20 INPUT "URL:", A$ 30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50 40 PRINT "404 Not Found" 50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."
francisco esley Posted June 19, 2020 at 11:33 PM Author Report #618456 Posted June 19, 2020 at 11:33 PM 37 minutos atrás, M6 disse: O ficheiro mapa.txt não guarda a informação da forma como correta como julgas. Efetivamente guarda tudo, mas devias ter uma linha por registo, e vais ficar com umas 4 linhas por registo, o que é errado. Isso acontece porque não limpas o cr/lf do input do utilizador. Quando vais ler a informação do ficheiro, a linha não tem a estrutura que acreditas ter, e por isso ficas com a leitura "estragada". Eliminas o "new line" do input do utilizador (nas strings) e em principio deverás ter o problema resolvido. Problema ainda insiste em ocorrer, tentei o que me disseste mas não estou conseguindo fazer o que é pedido no trabalho, estou a ficar "maluco".
antseq Posted June 20, 2020 at 09:18 AM Report #618458 Posted June 20, 2020 at 09:18 AM 9 horas atrás, francisco esley disse: Problema ainda insiste em ocorrer, tentei o que me disseste mas não estou conseguindo fazer o que é pedido no trabalho, estou a ficar "maluco". tens mesmo de usar um ficheiro texto? não era muito mais fácil e robusto, criar um struct "obra" com toda a informação que pretendes guardar/ler e usar um ficheiro binário. p/f veja este exemplo https://www.geeksforgeeks.org/readwrite-structure-file-c/
francisco esley Posted June 20, 2020 at 02:07 PM Author Report #618459 Posted June 20, 2020 at 02:07 PM 4 horas atrás, antseq disse: tens mesmo de usar um ficheiro texto? não era muito mais fácil e robusto, criar um struct "obra" com toda a informação que pretendes guardar/ler e usar um ficheiro binário. p/f veja este exemplo https://www.geeksforgeeks.org/readwrite-structure-file-c/ Irei tentar sua dica, parece que vai resolver. E sim, tenho que usar um ficheiro texto pois o professor da faculdade pediu, logo mais retorno para informa se resolveu meu problema.
francisco esley Posted June 20, 2020 at 07:52 PM Author Report #618463 Posted June 20, 2020 at 07:52 PM 10 horas atrás, antseq disse: tens mesmo de usar um ficheiro texto? não era muito mais fácil e robusto, criar um struct "obra" com toda a informação que pretendes guardar/ler e usar um ficheiro binário. p/f veja este exemplo https://www.geeksforgeeks.org/readwrite-structure-file-c/ Sim sua dica realmente é boa e funcional porém verifiquei e infelizmente tens que ser o ficheiro texto. Obrigado pela dica, acho que irei entregar me trabalho assim infelizmente, pegarei a nota parcial.
antseq Posted June 20, 2020 at 09:51 PM Report #618464 Posted June 20, 2020 at 09:51 PM 1 hora atrás, francisco esley disse: Sim sua dica realmente é boa e funcional porém verifiquei e infelizmente tens que ser o ficheiro texto. Obrigado pela dica, acho que irei entregar me trabalho assim infelizmente, pegarei a nota parcial. Dos tempos em que programava em C/C++ acho que nunca li um ficheiro com "fscanf"... nomeadamente para estruturas (objectos) bem definidos usava um "struct" e um ficheiro binário... Em todo o caso, achei curioso o desafio de ficar em texto e dado que ficam 3 strings juntas, das duas uma, ou tinham de ficar num ficheiro com colunas de tamanho fixo ou tinham de ter algum caracter delimitador entre elas. Estive a experimentar com um delimitador ";" e parece funcionar ! Fica aqui o código, sem garantias, pode ser que alguém o consiga melhorar. Apenas modifiquei o fprintf e o fscanf: void CadastraRevista(char titulo[70],char editora[70], char autor[70], int caixa, int ano, int ISBN){ FILE *arquivo; arquivo = AbreArquivo('a', "mapa.txt"); fprintf(arquivo, "%s;%s;%s;%d %d %d\n", titulo, autor, editora, caixa, ano, ISBN); FecharArquivo(arquivo); } void Listar(){ FILE *arquivo; char titulo[70]; char autor[70]; char editora[70]; int caixa; int ano; int ISBN; arquivo = AbreArquivo('l',"mapa.txt"); while(6 == fscanf(arquivo,"%70[^;];%70[^;];%70[^;];%d %d %d\n", &titulo, &autor, &editora, &caixa, &ano, &ISBN)){ setbuf(stdin,NULL); printf("\nTitulo: %s - Autor: %s - Editora: %s - Caixa: %d - Ano: %d - ISBN: %d", titulo,editora ,autor , caixa, ano, ISBN); } FecharArquivo(arquivo); } int main() { //EXEMPLO CadastraRevista("Portugal a programar #1", "Editora 1", "Nome do Autor #1", 1, 2001, 9000001); CadastraRevista("Portugal a programar #2", "Editora 2", "Nome do Autor #2", 1, 2002, 9000002); CadastraRevista("Portugal a programar #3", "Editora 3", "Nome do Autor #3", 1, 2003, 9000003); Listar(); //OUTPUT //Titulo: Portugal a programar #1 - Autor: Editora 1 - Editora: Nome do Autor #1 - Caixa: 1 - Ano: 2001 - ISBN: 9000001 //Titulo: Portugal a programar #2 - Autor: Editora 2 - Editora: Nome do Autor #2 - Caixa: 1 - Ano: 2002 - ISBN: 9000002 //Titulo: Portugal a programar #3 - Autor: Editora 3 - Editora: Nome do Autor #3 - Caixa: 1 - Ano: 2003 - ISBN: 9000003 return 0; } 1 Report
francisco esley Posted June 21, 2020 at 02:40 AM Author Report #618467 Posted June 21, 2020 at 02:40 AM 4 horas atrás, antseq disse: Dos tempos em que programava em C/C++ acho que nunca li um ficheiro com "fscanf"... nomeadamente para estruturas (objectos) bem definidos usava um "struct" e um ficheiro binário... Em todo o caso, achei curioso o desafio de ficar em texto e dado que ficam 3 strings juntas, das duas uma, ou tinham de ficar num ficheiro com colunas de tamanho fixo ou tinham de ter algum caracter delimitador entre elas. Estive a experimentar com um delimitador ";" e parece funcionar ! Fica aqui o código, sem garantias, pode ser que alguém o consiga melhorar. Apenas modifiquei o fprintf e o fscanf: void CadastraRevista(char titulo[70],char editora[70], char autor[70], int caixa, int ano, int ISBN){ FILE *arquivo; arquivo = AbreArquivo('a', "mapa.txt"); fprintf(arquivo, "%s;%s;%s;%d %d %d\n", titulo, autor, editora, caixa, ano, ISBN); FecharArquivo(arquivo); } void Listar(){ FILE *arquivo; char titulo[70]; char autor[70]; char editora[70]; int caixa; int ano; int ISBN; arquivo = AbreArquivo('l',"mapa.txt"); while(6 == fscanf(arquivo,"%70[^;];%70[^;];%70[^;];%d %d %d\n", &titulo, &autor, &editora, &caixa, &ano, &ISBN)){ setbuf(stdin,NULL); printf("\nTitulo: %s - Autor: %s - Editora: %s - Caixa: %d - Ano: %d - ISBN: %d", titulo,editora ,autor , caixa, ano, ISBN); } FecharArquivo(arquivo); } int main() { //EXEMPLO CadastraRevista("Portugal a programar #1", "Editora 1", "Nome do Autor #1", 1, 2001, 9000001); CadastraRevista("Portugal a programar #2", "Editora 2", "Nome do Autor #2", 1, 2002, 9000002); CadastraRevista("Portugal a programar #3", "Editora 3", "Nome do Autor #3", 1, 2003, 9000003); Listar(); //OUTPUT //Titulo: Portugal a programar #1 - Autor: Editora 1 - Editora: Nome do Autor #1 - Caixa: 1 - Ano: 2001 - ISBN: 9000001 //Titulo: Portugal a programar #2 - Autor: Editora 2 - Editora: Nome do Autor #2 - Caixa: 1 - Ano: 2002 - ISBN: 9000002 //Titulo: Portugal a programar #3 - Autor: Editora 3 - Editora: Nome do Autor #3 - Caixa: 1 - Ano: 2003 - ISBN: 9000003 return 0; } Certo, funcionou porém não estava retornando na tela, consegui fazer com que mostrasse na tela porém está bagunçado, poderia dar uma olhada? http://prntscr.com/t3lahu Desculpa se eu estiver incomodando vocês porém com essa pandemia está bem difícil entender as aulas via internet, e estou desesperado para conseguir fazer um bom trabalho.
Recommended Posts