Jump to content
Bbruno

Software para documentar código fonte

Recommended Posts

Bbruno

Bom dia, estou á procura de uma solução online e opensource de preferência que dê para instalar no servidor
para documentar o código fonte ( php, js,css ).
Objectivo é conseguir identificar cada ficheiro, cada função e para que serve cada uma delas e colocar exemplos de utilização da mesma.
Uma solução que seja fácil de consultar e inserir, actualizar informação.
Já vi várias soluções mas a sua instalação requer demasiadas coisas e não me inspira confiança no caso de algo correr mal no servidor,
eu procurava uma coisa simples de utilizar.
Que soluções conhecem que queiram recomendar?

Obrigado pela ajuda :)

Rui Carlos

O que procuras é gerar a documentação em formato web, ou para escrever a documentação online?

Para o primeiro caso, o Doxygen ou o Sphinx devem servir.  Para o segundo caso não faço ideia.

• Vote 1

XsTeAl

Para documentar API's conheço o https://apiary.io/

Tens muitos parecidos e certamente mais em conta (€). Como o Rui Carlos disse o para geração de documentação podes usar o Doxygen.

Bbruno

Já tentei algumas dessas ferramentas mas a instalação e requisitos não me convencem,
o resultado final que pretendia seria algo deste género: https://developer.wordpress.org/reference/functions/

colocamos a função do nosso código e descrição, nome fisico, caminho e em que projectos está a ser utilizado, pode levar revisões e notificação de bugs,
eu não queria reinventar a roda mas não estou a achar nada que faça isto de uma forma directa.

Obrigado

Rui Carlos

A documentação do WordPress parece-me similar ao que o Doxygen faz.  O Doxygen tem uma quantidade brutal de funcionalidades e configurações, mas há medida que começas a querer funcionalidades mais avançadas, também começas a ter que ajustar mais configurações, e a explorar mais comandos.

2 horas atrás, Bbruno disse:

colocamos a função do nosso código e descrição, nome fisico, caminho e em que projectos está a ser utilizado, pode levar revisões e notificação de bugs,

Mas o teu objectivo é escrever a documentação "online", no tal software de documentação que procuras?

Para esse tipo de documentação o normal é a mesma ser extraída do código fonte.  Isto é, colocas comentários com um formato especial no código, e o software de documentações gera um portal web com a documentação.

Um exemplo: https://developer.wordpress.org/reference/functions/absint/

Esta página é gerada a partir dos comentários que tens no código fonte aqui.  Os links Related são gerados automaticamente a partir do uso de funções.  E muito provavelmente o changelog é gerado a partir dos comentários @since.