Jump to content
Rúben Periquito Developer

Como criar jogos?

Recommended Posts

boa tarde, tenho um pergunta...........

desde cedo que eu tenho a ideia de um dia criar um jogo de bronwser do tipo travian, tribal wars, etc...

agora que comecei a programar gostava de saber como posso criar um e se posso mesmo o fazer (não importa de ter de contratar uma equipa de profissionais) mas eu queria mesmo saber como posso criar um

Rúben Periquito 

M6

O mundo dos jogos de vídeo é bastante diferente do mundo da programação - digamos - genérica.

Antes de fazeres o que quer que seja, recomendo-te vivamente a aprenderes sobre o assunto, em particular a aprenderes sobre "game design".
Há literatura suficiente sobre o assunto, por isso investe tempo a ler sobre game design e game development.

Deixo-te aqui dois exemplos para teres por onde começar:

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

mas isso são jogos a sério, não é? 

GTA por exemplo é um jogo a sério, não vejoc o travian como um jogo desses

eu refiro-me a um jogo de browser do tipo travian, tribal wars e essas coisas, o facebook foi feito com PHP, não é? 

the crims é um jogo de gangsters e de browser, acredito que eles têm uma linguagem mais voltada para a web

Rúben Periquito 

M6

Todos os jogos que referes são jogos a sério. Cada um no seu  género próprio, mas são jogos a sério, independentemente de correrem em iOS, num browser ou na PS4.
Ao afirmares que estás disposto a contratar uma equipa de profissionais entendo que queres fazer um jogo - nas tuas palavras - "a sério".
Sem saberes as bases, terás mesmo de contratar uma equipa, inclusive um game designer, caso contrário será muito difícil fazeres algo minimamente decente.

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

Em 29/05/2020 às 23:30, M6 disse:

Todos os jogos que referes são jogos a sério. Cada um no seu  género próprio, mas são jogos a sério, independentemente de correrem em iOS, num browser ou na PS4.
Ao afirmares que estás disposto a contratar uma equipa de profissionais entendo que queres fazer um jogo - nas tuas palavras - "a sério".
Sem saberes as bases, terás mesmo de contratar uma equipa, inclusive um game designer, caso contrário será muito difícil fazeres algo minimamente decente.

um jogo do brownser depende de cliques (travian e tribal wars)

e com programação não consigo fazer nada?

ainda quero me formar também como web designer

Rúben Periquito 

M6
4 minutes ago, Rúben Periquito Developer said:

um jogo do brownser depende de cliques (travian e tribal wars)

e com programação não consigo fazer nada?

ainda quero me formar também como web designer

O click é apenas uma forma do utilizador interagir com o ambiente. Há outras formas, como por exemplo, arrastando um objeto.
O jogo, seja num browser ou não, não tem de depender apenas de um click, podem estar a acontecer eventos em background para os quais o utilizador não contribuiu com nada. Por exemplo, a movimentação de uma unidade inimiga controlada pelo computador num jogo de guerra.

Tudo isso é feito com programação, por isso, com programação, consegues fazer isso.

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

6 minutos atrás, M6 disse:

O click é apenas uma forma do utilizador interagir com o ambiente. Há outras formas, como por exemplo, arrastando um objeto.
O jogo, seja num browser ou não, não tem de depender apenas de um click, podem estar a acontecer eventos em background para os quais o utilizador não contribuiu com nada. Por exemplo, a movimentação de uma unidade inimiga controlada pelo computador num jogo de guerra.

Tudo isso é feito com programação, por isso, com programação, consegues fazer isso.

um web developer conseguirá fazer isso?

a formatação do boneco (visual, etc...) será com um web designer ou com um designer gráfico?

Rúben Periquito 

M6

Costumo dizer "cada macaco no seu galho".
Longe vão os tempos em que um programador fazia tudo. A propósito disso, deixo aqui um pequeno documentário que ilustra os desafios do que é fazer um jogo sozinho: https://www.youtube.com/watch?v=sw0VfmXKq54&fbclid=IwAR20cdi1fVN9TYumiTALF_IXLf32raqT33UOBQm1q3Yzg_eqQ0pky43lQTE

Se tiveres competência em todas as áreas, podes fazer tudo sozinho, caso contrário é melhor arranjares alguém o que está a fazer. Por exemplo, no meu caso, se tivesse de fazer a arte de um jogo iria contratar uma pessoa para o fazer ou então adquirir arte para jogos num dos vários sites dedicados a isso.
Mesmo que soubesse como fazer tudo, é necessário ter em conta o tempo que vai ser necessário quando se tem de fazer tudo.

Conselho-te mesmo a aprenderes sobre desenvolvimento de jogos para compreenderes o que é necessário fazer e como o fazer.

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

1 hora atrás, M6 disse:

Costumo dizer "cada macaco no seu galho".
Longe vão os tempos em que um programador fazia tudo. A propósito disso, deixo aqui um pequeno documentário que ilustra os desafios do que é fazer um jogo sozinho: https://www.youtube.com/watch?v=sw0VfmXKq54&fbclid=IwAR20cdi1fVN9TYumiTALF_IXLf32raqT33UOBQm1q3Yzg_eqQ0pky43lQTE

Se tiveres competência em todas as áreas, podes fazer tudo sozinho, caso contrário é melhor arranjares alguém o que está a fazer. Por exemplo, no meu caso, se tivesse de fazer a arte de um jogo iria contratar uma pessoa para o fazer ou então adquirir arte para jogos num dos vários sites dedicados a isso.
Mesmo que soubesse como fazer tudo, é necessário ter em conta o tempo que vai ser necessário quando se tem de fazer tudo.

Conselho-te mesmo a aprenderes sobre desenvolvimento de jogos para compreenderes o que é necessário fazer e como o fazer.

preciso de curso para aprender web development?

se sim qual?

se não, posso aprender no youtube?

Rúben Periquito 

M6

Não precisas de um curso, podes aprender o que necessitar em livros, tutorias, videos, etc..

A grande vantagem dos cursos é que - tipicamente - aprendes mais num espaço de tempo mais curso uma vez que tens os conteúdos já preparados e estruturados e tens o apoio de quem dá o curso para tirar dúvida e dar esclarecimentos.

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

5 horas atrás, M6 disse:

Não precisas de um curso, podes aprender o que necessitar em livros, tutorias, videos, etc..

A grande vantagem dos cursos é que - tipicamente - aprendes mais num espaço de tempo mais curso uma vez que tens os conteúdos já preparados e estruturados e tens o apoio de quem dá o curso para tirar dúvida e dar esclarecimentos.

quais são as diferenças entre game developer e game designer?

é tal como web developer e web designer?

Rúben Periquito 

M6

Aconselho-te vivamente a leres sobre o tema de desenvolvimento de jogos para te poderes preparar para o que queres fazer.
Este tipo de interação e de esclarecimento de dúvidas não te vai permitir aprender com a profundidade que necessitas.

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"