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steaxlex

ANSWERED 0,5 em número inteiro

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steaxlex

Boa tarde.

Sou iniciante na programação (só sei linguagens) e em um dos exercicios que estava a fazer surgiu uma dúvida por causa de algo que já li. 

O exercicio é o seguinte:

Citação

 

bool a;

int b;

double c;

a = true;

b = 2;

c = -3.5;

a = b -  a;

c = c + b + a;

b = (int) c;

 

O resultado que me deu é 0.5 (no papel), mas como é pedido um número inteiro, 0.5 é igual a 0 ou a 1? Pergunto porgue se é um número inteiro terá de ser "arredondado", certo? 0.5 é arredondado para cima ou para baixo? Penso que será igual a 0, mas não tenho a certeza, apesar de fazer o "cout" no codeblocks  e dar 0, sem qualquer erro.

Pergunta básica, mas que para mim é de ajuda.

Obrigado desde já. 


Steaxlex

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antseq
5 horas atrás, steaxlex disse:

O resultado que me deu é 0.5 (no papel), mas como é pedido um número inteiro, 0.5 é igual a 0 ou a 1? Pergunto porgue se é um número inteiro terá de ser "arredondado", certo? 0.5 é arredondado para cima ou para baixo? Penso que será igual a 0, mas não tenho a certeza, apesar de fazer o "cout" no codeblocks  e dar 0, sem qualquer erro.

Pergunta básica, mas que para mim é de ajuda.

o valor de c = -0.5 .... e o "cast" para (int) transforma em 0 que é o resultado final.

do que entendo, o "cast" para (int) dará sempre a parte inteira, sem qualquer aproximação (floor ou ceil) ou arredondamento (round):

int main()
{
    cout<<"(int) -0.9 = "<< (int) (-0.9f) << "\n";
    cout<<"(int) -0.5 = "<< (int) (-0.5f) << "\n";
    cout<<"(int) -0.3 = "<< (int) (-0.3f) << "\n";
    cout<<"(int) +0.3 = "<< (int) (0.3f) << "\n";
    cout<<"(int) +0.5 = "<< (int) (0.5f) << "\n";
    cout<<"(int) +0.9 = "<< (int) (0.9f) << "\n";
    cout<<"\n";
    cout<<"(int) -1.9 = "<< (int) (-1.9f) << "\n";
    cout<<"(int) -1.5 = "<< (int) (-1.5f) << "\n";
    cout<<"(int) -1.3 = "<< (int) (-1.3f) << "\n";
    cout<<"(int) +1.3 = "<< (int) (1.3f) << "\n";
    cout<<"(int) +1.5 = "<< (int) (1.5f) << "\n";
    cout<<"(int) +1.9 = "<< (int) (1.9f) << "\n";
    return 0;
}

output:
(int) -0.9 = 0                                                                                       
(int) -0.5 = 0                                                                                       
(int) -0.3 = 0                                                                                       
(int) +0.3 = 0                                                                                       
(int) +0.5 = 0                                                                                       
(int) +0.9 = 0                                                                                       
                                                                                                     
(int) -1.9 = -1                                                                                      
(int) -1.5 = -1                                                                                      
(int) -1.3 = -1                                                                                      
(int) +1.3 = 1                                                                                       
(int) +1.5 = 1                                                                                       
(int) +1.9 = 1

 

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steaxlex
27 minutos atrás, antseq disse:

o "cast" para (int) dará sempre a parte inteira, sem qualquer aproximação (floor ou ceil) ou arredondamento (round):

Sim, não interpretei o (int) devidamente.

Muito obrigado pelo esclarecimento.


Steaxlex

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