DarkKnight Posted April 30, 2020 at 11:22 AM Report Share #617985 Posted April 30, 2020 at 11:22 AM import java.util.Scanner; public class Galo { static char [][]tabuleiro; Scanner teclado = new Scanner(System.in); public static void inicializacaoTabuleiro () { tabuleiro = new char[3][3]; for (int linha=0 ;linha <3; linha ++) { for (int coluna=0 ;coluna <3; coluna ++) { tabuleiro[linha][coluna]=' '; } } } public static void mostraTabuleiro() { for (int linha=0 ;linha <3; linha ++) { System.out.println("------------") ; System.out.print("| ") ; for (int coluna=0 ;coluna <3; coluna ++) { System.out.print(tabuleiro[linha][coluna] + " | ") ; } System.out.println(); } System.out.println("------------") ; } public static boolean fazerJogada (char simbolo) { Scanner teclado= new Scanner(System.in); System.out.println("Insira a linha onde quer jogar") ; int linha =teclado.nextInt(); if( linha>3 || linha <1) { return false; } System.out.println("Insira a linha onde quer jogar") ; int coluna =teclado.nextInt(); if( coluna>3 || coluna <1) { return false; } tabuleiro[linha-1][coluna-1]=simbolo; return true; } public static boolean verificacaoVitoria ( char c) { for (int i=0; i<3;i++) { for (int j=0; j<3;j++) { tabuleiro[i][j]=c; if( i==i+j) { return false; } } } return true; } public static void main(String[] args) { // TODO Auto-generated method stub inicializacaoTabuleiro(); //boolean jogada= true; boolean jogoTerminado; char simbolocorrente='X'; //jogoTerminado=verificacaoVitoria('X'); while(verificacaoVitoria(simbolocorrente)==false) { fazerJogada(simbolocorrente); if(simbolocorrente=='X') { simbolocorrente='O'; } else simbolocorrente='X'; mostraTabuleiro(); // jogoAcabado(); } } } Olá pessoal. Tenho uma dúvida aqui no meu projecto do jogo do galo que agradecia que me pudessem ajudar. Eu fiz uma função (verificacaoVitoria) que verifica se as linhas horizontais contêm uma linha preenchida pelo mesmo símbolo. Só que quando corro o programa verifico através do debug que o código da função verificacaoVitoria não é chamado, como se estivesse à parte do resto. Alguém me pode ajudar a "ligar" a função ao resto do código? Link to comment Share on other sites More sharing options...
M6 Posted May 3, 2020 at 04:01 PM Report Share #618006 Posted May 3, 2020 at 04:01 PM Assim de repente Isso não me parece ser possível. A função está a ser chamada no teu ciclo while. Se tens dúvidas, faz "debug com printf", que é como quem diz, manda para a consola via System.out.print informação do que a função está a fazer. 10 REM Generation 48K! 20 INPUT "URL:", A$ 30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50 40 PRINT "404 Not Found" 50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar." Link to comment Share on other sites More sharing options...
antseq Posted May 4, 2020 at 07:30 AM Report Share #618007 Posted May 4, 2020 at 07:30 AM Em 30/04/2020 às 12:22, DarkKnight disse: public static boolean verificacaoVitoria ( char c) { for (int i=0; i<3;i++) { for (int j=0; j<3;j++) { tabuleiro[i][j]=c; <===== (1) if( i==i+j) <===== (2) { return false; } } } return true; } Eu fiz uma função (verificacaoVitoria) que verifica se as linhas horizontais contêm uma linha preenchida pelo mesmo símbolo. Só que quando corro o programa verifico através do debug que o código da função verificacaoVitoria não é chamado, como se estivesse à parte do resto. do que vejo: - a função está "ligada" - a função está a "jogar". na nota (1) do código estás a atribuir o simbolo (que devias procurar) ao tabuleiro (i, j) (ou seja estás a jogar o char c naquelas posições) - na nota (2) estás a comparar "indexes" !? não devias estar a comparar o conteúdo do tabuleiro em determinados indexes (i, j)? - na nota (2) logo na primeira iteração i=0, j=0, sai (0 == 0+0) com return FALSE - tudo junto, a função não verifica nada, está a jogar na posição (0,0)=c e na primeira iteração (i=0,j=0) responde sempre FALSE cps, A.S. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts