Jump to content
Luis Briga

Dificuldade em começar um pequeno projeto

Recommended Posts

Luis Briga

Olá, neste momento tenho dificuldade em começar um projeto que consiste em: 

• Simular um portão usando protocolo I2C (Arduíno Master e Arduíno Slave), motor DC e 2 botões (um para abrir e outro para fechar). 

A realidade é que não me dou lá muito bem com eletrônica mas queria apenas que me ajudassem a começar e a entender o que tenho que fazer. 

Nuno Santos

Boas, podia dar mais detalhe sobre o que nexessita em concreto?

Luis Briga
4 horas atrás, Nuno Santos disse:

Boas, podia dar mais detalhe sobre o que nexessita em concreto?

Boa tarde necessito de ajuda para começar o projeto, preciso de ajuda principalmente no código pois não sei mesmo como começar e preciso de ajudo sobre o raciocínio que tenho de ter para concluir este projeto. 

Gostava que me explicassem como tenho de montar os componentes e o que tenho de fazer na parte do código, o raciocínio etc... 

Nuno Santos
20 horas atrás, Luis Briga disse:

Boa tarde necessito de ajuda para começar o projeto, preciso de ajuda principalmente no código pois não sei mesmo como começar e preciso de ajudo sobre o raciocínio que tenho de ter para concluir este projeto. 

Gostava que me explicassem como tenho de montar os componentes e o que tenho de fazer na parte do código, o raciocínio etc... 

Boas Luis,

Vou ver no que consigo ajudar. So para ver se entendi o que se pretende e depois os meus comentarios / ideias / questões acerca do tema.

Do que entendi, isto é um projecto apenas para ver como o transmissão de dados via i2c funciona certo?
Na realidade depois não é para implementar um portao via esta tecnologia certo? A minha pergunta coloca-se porque se for o objectivo de implementar efectivamente um portao ha outras alternativas melhores.

Se for apenas para fazer esse teste entao é relativamente simples.

O raciocinio por detras do i2c é que ha um master que envia/recebe informação atraves de um "bus" (do fio) que no caso do arduino UNO ou melhor no ATMEGA328p isto é feito através do pino A4 e A5 (SDA, SCL), este protocolo permite ter um master e multiplos slaves, para identificação do slave, é atribuido um "id" unico a cada dispositivo slave. Como cada dispositivo tem apenas um ID, quando se envia uma mensagem atraves do "bus" é enviado o ID tambem do dispositivo a que se destina.

Se calhar de uma forma mais visual, podes ir aos exemplos do Arduino conforme imagem 

https://cld.pt/dl/download/6c2bb9a2-6e4e-4001-bd53-bb8201f68dd6/examples.png?download=true

examples.png?download=true

E lá tens os seguintes exemplos de como enviar uma mensagem de um arduino Master para um arduino Slave com o id 8. (este numero podes ser tu a escolher).

https://cld.pt/dl/download/075fd9ee-9bcc-4eb6-a22f-0afce13ce030/read_write.png?download=true

read_write.png

Os exemplos são muito simples e auto explicativos.

Na parte dos botoes, é so ligares dois botoes ao arduino em dois pinos digitais, e em cada ciclo do loop fazeres um digitalread a cada pino, se algum mudar de estados mandas a mensagem que quiseres para o outro "lado" para fazer activar o motor durante o tempo que achares necessario.

Podes ver tambem um exemplo no mesmo local do primeiro screenshot mas em Examples -> 02.Digital -> Button.

Em relação ao motor, dependendo do tipo de motor, deves necessitar de uma driver para fazer o motor andar para tras e para frente. Podes fazer tu ou comprar chama-se H-Bridge e um exemplo de como fazer isso é este.

Arduino-and-L298N-Circuit-Diagram-DC-Mot

O codigo e explicação podes encontrar aqui.

https://howtomechatronics.com/tutorials/arduino/arduino-dc-motor-control-tutorial-l298n-pwm-h-bridge/

Se tiveres alguma duvida nao hesites.

Cumprimentos

Edited by Nuno Santos
  • Vote 2