Luis Briga 0 Posted April 22, 2020 Report Share Posted April 22, 2020 Olá, neste momento tenho dificuldade em começar um projeto que consiste em: Simular um portão usando protocolo I2C (Arduíno Master e Arduíno Slave), motor DC e 2 botões (um para abrir e outro para fechar). A realidade é que não me dou lá muito bem com eletrônica mas queria apenas que me ajudassem a começar e a entender o que tenho que fazer. Link to post Share on other sites
Nuno Santos 10 Posted April 25, 2020 Report Share Posted April 25, 2020 Boas, podia dar mais detalhe sobre o que nexessita em concreto? Link to post Share on other sites
Luis Briga 0 Posted April 25, 2020 Author Report Share Posted April 25, 2020 4 horas atrás, Nuno Santos disse: Boas, podia dar mais detalhe sobre o que nexessita em concreto? Boa tarde necessito de ajuda para começar o projeto, preciso de ajuda principalmente no código pois não sei mesmo como começar e preciso de ajudo sobre o raciocínio que tenho de ter para concluir este projeto. Gostava que me explicassem como tenho de montar os componentes e o que tenho de fazer na parte do código, o raciocínio etc... Link to post Share on other sites
Nuno Santos 10 Posted April 26, 2020 Report Share Posted April 26, 2020 (edited) 20 horas atrás, Luis Briga disse: Boa tarde necessito de ajuda para começar o projeto, preciso de ajuda principalmente no código pois não sei mesmo como começar e preciso de ajudo sobre o raciocínio que tenho de ter para concluir este projeto. Gostava que me explicassem como tenho de montar os componentes e o que tenho de fazer na parte do código, o raciocínio etc... Boas Luis, Vou ver no que consigo ajudar. So para ver se entendi o que se pretende e depois os meus comentarios / ideias / questões acerca do tema. Do que entendi, isto é um projecto apenas para ver como o transmissão de dados via i2c funciona certo? Na realidade depois não é para implementar um portao via esta tecnologia certo? A minha pergunta coloca-se porque se for o objectivo de implementar efectivamente um portao ha outras alternativas melhores. Se for apenas para fazer esse teste entao é relativamente simples. O raciocinio por detras do i2c é que ha um master que envia/recebe informação atraves de um "bus" (do fio) que no caso do arduino UNO ou melhor no ATMEGA328p isto é feito através do pino A4 e A5 (SDA, SCL), este protocolo permite ter um master e multiplos slaves, para identificação do slave, é atribuido um "id" unico a cada dispositivo slave. Como cada dispositivo tem apenas um ID, quando se envia uma mensagem atraves do "bus" é enviado o ID tambem do dispositivo a que se destina. Se calhar de uma forma mais visual, podes ir aos exemplos do Arduino conforme imagem https://cld.pt/dl/download/6c2bb9a2-6e4e-4001-bd53-bb8201f68dd6/examples.png?download=true E lá tens os seguintes exemplos de como enviar uma mensagem de um arduino Master para um arduino Slave com o id 8. (este numero podes ser tu a escolher). https://cld.pt/dl/download/075fd9ee-9bcc-4eb6-a22f-0afce13ce030/read_write.png?download=true Os exemplos são muito simples e auto explicativos. Na parte dos botoes, é so ligares dois botoes ao arduino em dois pinos digitais, e em cada ciclo do loop fazeres um digitalread a cada pino, se algum mudar de estados mandas a mensagem que quiseres para o outro "lado" para fazer activar o motor durante o tempo que achares necessario. Podes ver tambem um exemplo no mesmo local do primeiro screenshot mas em Examples -> 02.Digital -> Button. Em relação ao motor, dependendo do tipo de motor, deves necessitar de uma driver para fazer o motor andar para tras e para frente. Podes fazer tu ou comprar chama-se H-Bridge e um exemplo de como fazer isso é este. O codigo e explicação podes encontrar aqui. https://howtomechatronics.com/tutorials/arduino/arduino-dc-motor-control-tutorial-l298n-pwm-h-bridge/ Se tiveres alguma duvida nao hesites. Cumprimentos Edited April 26, 2020 by Nuno Santos 2 Report Link to post Share on other sites
Recommended Posts